Conecte-se conosco

Policial

Amazonas pede presença da Força Nacional para conter crise no sistema prisional

Publicados

em

O governo do Amazonas pediu ao Ministério da Justiça o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para enfrentar a crise no sistema penitenciário. A solicitação de reforço de pessoal e equipamentos foi feita por meio de ofício do governador José Melo ao ministro Alexandre de Moraes, nesse domingo (8).

Segundo o Ministério da Justiça e Cidadania informou, o ministro já autorizou ajuda federal para a área de segurança aos estados do Amazonas, de Rondônia e Mato Grosso.

O efetivo da Força Nacional vai auxiliar as forças policiais locais a controlar a situação nos estabelecimentos penitenciários de Manaus (AM). Desde o dia 1º de janeiro, pelo menos 64 presos foram mortos em três unidades: Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto Penal Antônio Penal (Ipat) e na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde quatro detentos foram mortos na madrugada deste domingo (8).

No ofício enviado ao ministério, o governador do Amazonas reconhece que o tumulto e as mortes registradas ontem foram determinantes para que ele decidisse solicitar o apoio federal. Localizado em plena região central da capital manauara, o presídio foi reativado em regime de urgência para receber presos transferidos de outras unidades e que estavam ameaçados de morte.

“O trabalho que está sendo feito desde o dia 1º de janeiro, não só no sistema prisional em si, mas na busca incessante de captura de foragidos e no aumento do policiamento investigativo e ostensivo nas ruas de Manaus e no interior do Estado, está levando os envolvidos (Polícia Militar, Civil, Secretaria de Segurança Pública e inteligência) a limites preocupantes, do ponto de vista físico e psicológico”, ressalta o governador em trecho do ofício.

Segundo o governador, o problema no sistema penitenciário não é isolado. É um problema nacional cuja resolução depende da união de todos. “Diante do fato novo, do limite em que se encontram os integrantes do sistema e da recomendação feita pelo Comitê de Crise em conjunto com o Ministério Público Estadual, solicitamos o envio da Força Nacional, sem prejuízo das demais solicitações”, disse.

Na semana passada, o governo estadual já tinha pedido ao ministério o envio de tornozeleiras eletrônicas, scanners corporais, bloqueadores de sinal de celular e recursos para ampliar e reaparelhar o Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística.

Da Agência Brasil

Policial

Três pessoas são presas acusadas de embriaguez, desordem e direção perigosa

Publicados

em

Dois homens e uma mulher foram presos por policiais do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) neste domingo (24), acusados de embriaguez, desordem, ameaça, direção perigosa e por dirigir sem habilitação. A primeira prisão aconteceu na cidade de Guarabira, quando a guarnição policial comandada pelo cabo Abrahão realizava rondas nas proximidades do Terminal Rodoviário e visualizou dois homens em uma moto em atitude suspeita, que tentaram fugir quando avistaram a viatura.

Os dois foram interceptados no Bairro do Juá e durante a tentativa de fuga praticaram direção perigosa, colocando em risco as próprias vidas e de terceiros. A CPTran também esteve no local e realizou o etilômetro, que constatou que o condutor estava embriagado e que não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ele foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por dirigir embriagado, sem habilitação e praticar direção perigosa.

Na cidade de Belém, a vítima acionou os policiais militares informando que o acusado chegou até a sua residência, localizada na Rua Nova, com sintomas de embriaguez e ameaçando a todos com uma faca. A guarnição comandada pelo sargento Valdir esteve no local e, constatada a veracidade da denúncia, conduziu os envolvidos para a Delegacia de Polícia Civil.

Também em Belém, uma mulher com sintomas de embriaguez estava ameaçando os vizinhos com uma faca. Bastante exaltada, ela teria expulsado os filhos da residência e como eles foram acolhidos por alguns familiares, ela teria se revoltado e começou a ameaçar a vizinhança. Os policiais militares, sob o comando do sargento Valdir, apreenderam a faca e conduziram a mulher até a delegacia.

Assessoria/4º BPM

Continue lendo

Policial

Policiais do 4º BPM realizam Operação Cidade Segura em Pirpirituba

Publicados

em

Policiais do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizaram, nesta sexta-feira (22), ema Pirpirituba, a Operação Cidade Segura. Participaram da operação policiais da Rotam e Força Tática, tendo à frente o major Silva Ferreira, que é comandante da CPE (Companhia de Policiamento Especializado).

Durante a operação, foram realizadas abordagens a pedestres, condutores de motos e veículos, proporcionando tranquilidade aos moradores e também às pessoas que visitam a cidade nesta época do ano.

Ascom

 

Continue lendo

Policial

Policiais apreendem mais uma arma de fogo em Juarez Távora

Publicados

em

Policiais da 2ª Companhia do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) apreenderam, no final da tarde desta sexta-feira (22), na cidade de Juarez Távora, uma arma de fogo. Os policiais da Rádio Patrulha realizavam rondas quando, no Conjunto Vila Nova, visualizaram um homem com uma espingarda. Ao presenciar a aproximação dos policiais, ele conseguiu fugir, abandonando a arma no local. A guarnição composta pelo sargento Paiva e cabo Ednaldo ainda realizou rondas nas proximidades, mas não conseguiram localizar o suspeito. A arma foi apreendida e entregue na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

EM GUARABIRA – Ainda nesta sexta-feira, os policiais foram solicitados para atender a uma ocorrência na qual uma casal estaria brigando no interior de um estabelecimento bancário. De imediato, os policiais foram até o local e conseguiram intervir e deter os envolvidos, que chegaram às vias de fato, e foram levados para a delegacia. Na quinta-feira (21), uma vítima entrou em contato com o Copom informando que teria visto a sua moto, que tinha sido roubada alguns dias atrás, circulando pela cidade.

A guarnição comandada pelo soldado Rodrigo realizou diligências e avistou a moto no estacionamento do shopping da cidade. Os policiais ainda aguardaram por algum tempo, com o intuito de localizar o condutor, mas ele não retornou ao local. A proprietária e a moto foram levadas para a delegacia, onde foi feito o auto de entrega.

Assessoria/4ºBPM

Continue lendo

Redes Sociais

Twitter Brejo.com Youtube Brejo.com Orkut Brejo.com Facebook Brejo.com

Mais Lidas