Conecte-se conosco

Cidades

Exercícios de reabilitação durante o tratamento de Covid-19 colaboram com recuperação de pacientes

O tempo de recuperação depende da intensidade da doença e da comorbidade de cada paciente.

Publicados

em

Fotos: Pixabay/ilustração

O Hospital Prontovida, da Rede Municipal de Saúde, referência no atendimento a casos de Covid-19, oferece aos usuários exercícios de reabilitação durante o tratamento, colaborando expressivamente na recuperação dos pacientes. Atualmente, a unidade hospitalar está com uma ocupação de 15% nos leitos de enfermaria, e 18% na unidade de terapia intensiva (UTI).

De acordo com a diretora multiprofissional do Prontovida, Ana Acioly, o protocolo de reabilitação é aplicado aos pacientes internados na enfermaria e na unidade de decisão clínica, independente do tempo de sintomas ou internação. “No geral, é baseado na classificação dos pacientes conforme a dependência de oxigênio. Porém, apesar de ser protocolo utilizado para todos, há o bom senso e a avaliação individualizada para a especificidade de cada um”, afirmou.

Anúncio


O protocolo de reabilitação é realizado por fisioterapeutas e inclui exercícios respiratórios com pressão positiva (VNI), exercícios de senta-levanta, caminhada e posicionamento no leito em pronação, exercícios ativos globais e atividades em grupo. “Geralmente é realizado individualmente ou em dupla, devido ao fluxo do hospital. Mas nos finais de semana é recorrente uma atividade em grupo, com exercícios livres e lúdicos, com musicoterapia, já que nesses dias o fluxo no hospital é baixo, possibilitando a utilização de áreas maiores para tal conduta”, explicou Fabiana Góes, coordenadora de fisioterapia do Prontovida.

A fisioterapeuta destaca que o protocolo tem diversos benefícios para os pacientes, porém o tempo de recuperação varia, pois depende da intensidade da doença e da comorbidade de cada paciente. “Acelera o desmame do oxigênio e o processo de alta; reduz o tempo de internação; melhora as trocas gasosas e o condicionamento cardiorrespiratório; além de evitar complicações muscoesqueléticas e efeitos deletérios da imobilidade no leito, bem como das sequelas da própria doença”, ressaltou Fabiana.

Um dos pacientes que, recentemente, passou pelo protocolo de reabilitação foi Josias Carlos da Silva, de 75 anos. Ele recebeu alta do hospital após nove dias de internação. “Se compararmos com outras pessoas, podemos dizer que ele se recuperou rápido. Os exercícios ajudaram muito e, nós, familiares só temos a agradecer a toda a equipe do Prontovida por toda a atenção que foi oferecida a ele e a nós. Apesar de todas as dificuldades dessa doença, ele gostou muito do atendimento”, afirmou Graziela Silva, neta de Josias.

Redução de óbitos na UTI – O Prontovida reduziu de 79% para 47% o número de óbitos na UTI no período de dois meses. Em abril deste ano, foram registrados 86 internamentos na UTI do hospital, sendo que 68 pessoas foram a óbito. Já no mês de junho, foram 113 internamentos e 53 óbitos.

O hospital realizou um mapeamento dos problemas existentes e um planejamento de ações visando melhorias no serviço num curto espaço de tempo, com a implementação de diversas medidas como criação da comissão de infecção hospitalar, visita diária com infectologista, criação e divulgação de protocolo institucional para atendimento dos pacientes, além das visitas diárias nos leitos de UTI com equipe multidisciplinar.

Outras ações implementadas foram: ampliação do protocolo de ventilação não invasiva nas enfermarias, confecção de procedimentos operacionais padrão, protocolo com opções de uso de sedativos e bloqueadores neuromusculares, avaliação de óbitos e treinamento de toda a equipe multidisciplinar.

Prontovida – É referência no tratamento de pacientes de Covid-19, com atendimento realizado por meio de regulação, ou seja, o usuário é encaminhado a partir de outros serviços de saúde. O hospital conta com equipe multiprofissional e um total de 104 leitos, sendo de 50 de enfermaria e 54 de UTI. No período de janeiro até julho deste ano, a unidade hospitalar recebeu 972 pacientes.

PMJP

Rate this post
Anúncio


Brasil

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão.

Publicados

em

Imagem: Arte/EBC

O governo federal decidiu nesta sexta-feira (3) adiar em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para domingo (5).

O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Anúncio


“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos”, disse a ministra. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou. 

Mais cedo, o ministro Paulo Pimenta havia informado que o governo avaliava um possível adiamento das provas no Rio Grande do Sul. No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades gaúchas.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Enchentes

Boletim da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta sexta-feira contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridos. Até o momento, 235 municípios foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas afetadas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165, em abrigos. Os números, de acordo com o governador Eduardo Leite, devem subir ao longo dos próximos dias.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Guarabira Conquista Título de “Terra do Badminton” no Campeonato Paraibano em São Bento

Publicados

em

Na primeira etapa do Campeonato Paraibano, realizado na cidade de São Bento, no sertão do estado, Guarabira surpreendeu e se consagrou como a Terra do Badminton, conquistando o título de melhor equipe da competição com um impressionante total de 27 medalhas.

A equipe de Guarabira demonstrou seu talento e dedicação ao garantir 12 medalhas de ouro, 11 de prata e 4 de bronze, elevando-se ao pódio em diversas categorias e modalidades. Este feito não apenas ressalta o esforço dos alunos,  mas também destaca o compromisso e o incentivo da gestão municipal de Guarabira com o esporte local.

Anúncio


“É com imenso orgulho que vemos Guarabira se tornar a terra do melhor Badminton na Paraíba”, declarou Rui Ribeiro Mendes, instrutor dos alunos de Badminton em Guarabira. “Nossas crianças estão de parabéns pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo da competição.”

O sucesso alcançado pela equipe de Guarabira também foi resultado do apoio crucial da Secretaria de Esportes do município, que tem se empenhado em incentivar e promover o desenvolvimento do esporte local. 

Com essa conquista notável, Guarabira reafirma seu lugar de destaque no cenário esportivo paraibano e inspira novas gerações de atletas a perseguirem seus sonhos e alcançarem o sucesso, representando o município com garra, determinação e excelência em cada competição.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Abertas inscrições para o Encceja

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país.

Publicados

em

Foto: Divulgação/ MEC

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

Anúncio


edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas