Conecte-se conosco

Guarabira

Roberto Paulino autoriza posse legal de terrenos para várias famílias da Vila Padre Cícero

Os terrenos foram doados informalmente, agora Roberto Paulino, sem cobrar nada, autorizou a posse legal para as famílias residentes no local

Publicados

em

O ex-governador Roberto Paulino autorizou a regularização fundiária (legalização de posse) para diversas famílias que residem na Vila Padre Cícero em Guarabira, em terrenos doados há vários atrás por sua família, inclusive seu pai, o ex-prefeito de Cuitegi Antonio Paulino Filho (falecido).

A regularização fundiária está sendo providenciada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema-PB) por iniciativa do proprietário legal dos terrenos, o ex-governador Roberto Paulino sem custo algum para os beneficiários.  As famílias receberam os lotes doados pela Família Paulino desde 1966. 

Anúncio


O deputado Raniery Paulino reuniu, na última quinta-feira (27), vários moradores da Vila Padre Cícero e, com procuração de seu pai Roberto Paulino, autorizou a legalização de posse dos terrenos (hoje residências) doados em vida por seu avô. A partir da regularização fundiária, quem morava nos lotes cedidos passará a ser proprietário legal do imóvel.

Ao receberem as escrituras, diversas famílias lembraram dos gestos de bondade de Antonio Paulino Filho. “Era o pai da pobreza. Poucas fazem igual a ele até hoje. Agradecemos a Roberto Paulino e ao deputado Raniery que seguem o mesmo estilo de ajudar os mais pobres de seu pai e de seu avô. A Família Paulino gosta e continua ajudando os mais humildes”, disse um beneficiário dos imóveis.

Breve histórico – Quando o empresário e ex-prefeito de Cuitegi, Antônio Paulino Filho (chamado de ‘o pai da pobreza’) era vivo, as pessoas carentes de Guarabira o procuravam, diariamente, para pedir ajuda de feira, material de construção (telha, tijolo, cimento), remédios e outros benefícios, inclusive terrenos para construírem “uma casinha”.

Como era um empresário de sucesso e de boas posses financeiras (dono de indústria de cachaça, distribuidora de cerveja e refrigerantes, exportação de produtos agrícolas como açafrão, agave, castanha de caju, criação de gado e tinha terras em vários locais da cidade), Antônio Paulino usava de seus próprios recursos para ajudar as famílias carentes de Guarabira e da região.

Sua residência, situada ainda hoje em frente ao prédio da Cagepa em Guarabira, todos os dias tinha fila (não havia pandemia) de pessoas que procuravam “Seu Antônio Paulino” para pedir ajuda. Ninguém saia do local sem a resolução do problema, pois o avô do deputado Raniery fazia questão de ajudar a todos.

Pessoas que moravam de aluguel e famílias sem teto procuravam o pai do ex-governador Roberto Paulino para pedir um “terreninho” afim de construir “uma casinha”. Sensibilizado com a situação, Antonio Paulino doava o terreno, dizendo: “Vou mandar medir um pedacinho de terra para o amigo construir sua casinha. Não paga nada por isso e nem vai pagar”.

Em muitos casos, além de doar o lote, Antônio Paulino ainda ajudava a pessoa a construir, fornecendo gratuitamente o material de construção, a exemplo de cimento, areia, telha e tijolo. Muita gente que recebeu os terrenos fez sua casa, mas não tinha, até hoje, a escritura de propriedade jurídica do imóvel.

O exemplo de “Seu Antônio” foi seguido até hoje, inclusive por seu filho Roberto Paulino que, em sendo proprietário legal de grande parte das terras da Vila Padre Cícero, nunca cobrou nada dos inquilinos e agora autorizou a legação de posse dos terrenos para mais de mil pessoas que lá residem. Muitas das doações foram feitas pelo próprio Roberto Paulino.

Fato a Fato

Rate this post
Anúncio


Apoio

Cidades

Maio Amarelo 2024: SEMOB de Guarabira inicia campanha de conscientização

Publicados

em

Foto: Codecom/ PMG

Superintendência de Mobilidade Urbana do Município de Guarabira (SEMOB-GBA) deu início, na última quinta-feira (02), às atividades referentes ao Maio Amarelo 2024, uma campanha anual dedicada à promoção da segurança viária.

Com um cronograma extenso e diversificado de ações educativas e de fiscalização, o objetivo é conscientizar motoristas, passageiros e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis nas estradas. Este ano, a campanha traz o tema “Paz no trânsito começa por você”. As atividades começarão simultaneamente em vários pontos do município com orientações sobre a segurança viária e orientações aos pedestres e motoristas.

Anúncio


O Maio Amarelo é uma campanha nacional e uma oportunidade vital para reforçar esse compromisso com a vida, destacando-se como um período de intensa mobilização para a promoção de um trânsito mais seguro em todo o Brasil. A SEMOB convida todos a participarem das atividades programadas e a adotarem comportamentos mais seguros ao volante, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos e promovendo a cultura da paz. Afinal, “A paz no trânsito começa por você”.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Dia das Mães é na SP Variedades. Veja as opções de presentes!

Publicados

em

SP Variedades mostra as novidades em opções de presente para o Dia das Mães. Você vai encontrar: frigideiras, jogo de panelas, sombrinhas, bombonierie, bichinhos de pelucia, maletas, nécessaires, porta-joias, canecas, xícaras, jogos de toalhas, toalhas, organizadores, porta-retratos, relógios de parede, cafeteiras, baldes de chopp, escorredores de prato, botes de plástico, perfumes, jarras de suco, espremedores de laranja, porta-bolos, porta-sabonete-líquido, espelhos, decorações com flores, jogo de copos, jogos de lençois, estátuas, saboneteiras, vasos de plantas, flores artificiais e muito mais.

Confira os endereços das lojas:
Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549;
Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952;
Esperança-PB: Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 98, Centro, fone: (83) 99628-3010
e no centro de Alagoa Grande – PB: (83) 3273-1715.

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Desembargador Ricardo Porto mantém decisão sobre transporte para universitários em Guarabira

Publicados

em

Foto: Rose Vídeo

O desembargador José Ricardo Porto manteve a tutela de urgência deferida pelo Juízo de Direito da 5ª Vara Mista de Guarabira no sentido de determinar que o município de Guarabira, no prazo de cinco dias, proceda com a concessão de transporte público para os universitários do turno vespertino que preencham os requisitos legais para tanto. Com isso, o desembargador negou pedido formulado pela edilidade objetivando suspender a decisão de 1º Grau.

O recurso da prefeitura se baseia na alegação de que a lei municipal n° 1.272/2015, que regulamenta a disponibilização do transporte universitário pelo município de Guarabira, autorizou, mas não obrigou o Poder Executivo a facultar o transporte para os estudantes universitários, ficando aos critérios de conveniência e oportunidade da Administração Pública a forma como será ofertado o benefício em questão, não cabendo a intervenção do Poder Judiciário, sob pena de violação à separação dos poderes, bem como que inexiste previsão orçamentária que permita a ampliação na disponibilização do transporte em comento.

Anúncio


Relator do Agravo de Instrumento nº 0810889-49.2024.8.15.0000, o desembargador José Ricardo Porto destacou que a jurisprudência dos tribunais vem entendendo pela responsabilidade de todos os entes públicos, inclusive dos municípios, sobre o transporte escolar/universitário, visando resguardar o direito constitucional à educação. “Logo, constatada a irregularidade, é dever do Poder Judiciário atuar na adoção de medidas relativas à prestação contínua, segura e adequada dos serviços públicos disponibilizados pela Municipalidade, notadamente quando garantem o acesso à educação dos estudantes que não possuem opção de instituições de ensino superior na localidade”, pontuou.

O desembargador lembrou que o acesso à educação constitui um dos fundamentos do Estado Social e Democrático de Direito, essenciais para o exercício da cidadania, bem como para a qualificação para o trabalho e para a conscientização do princípio da igualdade. “O direito à educação não se limita à existência e concessão de gratuidade de ensino, mas abrange, também, outras garantias que devem ser implementadas pelo Poder Público, como o transporte gratuito. Ora, os estudantes universitários, residentes e domiciliados no município de Guarabira precisam se deslocar até as cidades vizinhas para frequentarem os seus respectivos cursos superiores, sob pena de perderem as suas vagas, no caso, pela ausência do transporte vespertino”, frisou o magistrado.

José Ricardo Porto observou ainda que a tese defendida pelo ente municipal, no sentido de que a determinação judicial configura intervenção indevida do Poder Judiciário na esfera do Poder Executivo, representando violação ao princípio da separação dos poderes, não merece prosperar. “Se o Poder Executivo descumpre regras constitucionais aplicáveis à espécie, configurando-se uma omissão específica, é possível sim a intervenção do Poder Judiciário, haja vista que este tem o dever de impor o cumprimento da lei aos demais poderes”, afirmou.

Da decisão cabe recurso.

Por Lenilson Guedes/ TJPB

5/5 - (1 vote)
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas