Conecte-se conosco

Policial

Policiais civis participam de curso de capacitação sobre combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Acadepol já qualificou mais de 8 mil policiais civis em diversos cursos.

Publicados

em

A Academia de Polícia Civil da Paraíba – Acadepol – concluiu nesta sexta-feira, 27, mais um curso de capacitação para servidores da Polícia Civil, dentro do programa de qualificação profissional oferecido pela Instituição.

O curso teve início nesta terça-feira, 24, no auditório da Acadepol (PB-008) e faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, numa iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça, realizada através do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Polícia Civil da Paraíba.

Anúncio


A abertura teve como palestrante a delegada da Polícia Federal, Priscila Santos Campelo Macorin, que é diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ela falou sobre como a cooperação jurídica internacional pode ser utilizada no combate ao crime e na recuperação de ativos.

“É importante destacar que a cooperação jurídica internacional é o meio através do qual podemos conseguir depoimentos e demais peças produzidas fora do país que poderão enriquecer ou acrescentar prova documental em um processo penal em curso. Neste sentido, nós, delegados, podemos pedir através dessa cooperação tudo aquilo que for permitido como meio de prova ou como ato processual válido, dentro da Lei, como por exemplo notificar, intimar, citar e até ouvir testemunhas, vítimas ou réus”, ressaltou.

Outro ponto destacado pela delegada Priscila Campelo em sua fala durante o evento foi que a autoridade policial pode ainda pedir o bloqueio ou sequestro de bens, busca e apreensão em outro país, repatriação de ativos ou ainda pode usar a Cooperação Jurídica Internacional para pedir uma prisão para fins de extradição.

“Imagine a execução de uma operação policial conjunta em diversos países deflagrada no mesmo dia para cumprimento busca e apreensão e outros mandados. Nós podemos coordenar isso e atingir a descapitalização dessas organizações criminosas globalizadas de uma forma mais efetiva e essa é a função primordial da Cooperação Jurídica Internacional”, destacou Priscila Campelo.

Acadepol já qualificou mais de 8 mil policiais civis em diversos cursos.

A diretora-adjunta da Acadepol, delegada Anne Caroline, disse que desde a sua inauguração em 2013, a Instituição já realizou 33 cursos de capacitação e formou 404 turmas, sendo que 8.290 alunos são servidores da Polícia Civil da Paraíba, abrangendo diversas funções, e 4.162 alunos são de outras Instituições que são parceiras da Acadepol.

“O conhecimento não está isolado dentro da Polícia Civil nem em outras Instituições. Essa parceria e a integração que temos com servidores de outros órgãos é muito importante para o nosso crescimento, bem como a participação dos policiais civis nos cursos internos ministrados apenas para o público da PC. Sou uma entusiasta da qualificação. Somente com a qualificação profissional e a difusão do conhecimento é que vamos avançar para fazermos uma Polícia Civil cada vez mais eficiente”, comentou Anne Caroline.

PROGRAMAÇÃO

A programação do Curso de Qualificação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro continua até a próxima sexta-feira, com uma programação diversificada e temas de grande importância em discussão.

Além da “Cooperação Jurídica Internacional e recuperação de ativos como instrumento de combate ao crime organizado” (Priscila Campelo), o outros temas debatidos nesta terça-feira foram: “Sistema Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro” (Edson Fabio Garutti Moreira) e “Prevenção à Fraude Documental” (Marcelo Henrique de Ávila).

Na quarta-feira, 25, serão abordados os temas: “Atuação do Banco Central em PLD/CFT” (Antonio Juan Ferreiro Cunha), “Inteligência Financeira” (Eduardo José Gonçalves de Souza), com abordagem e outro módulo com curso prático.

Na quinta-feira, 26, “Aspectos Penais e Processuais da Lavagem de Dinheiro” (Marcelo Augusto Boccardo Paes), “Integridade e Prevenção à Corrupção” (Rodrigo Márcio Medeiros Paiva), “Combate à Corrupção em Licitações e Contratos Públicos” (José William Gomes da Silva) e “Estratégia de Enfrentamento à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro sob a Ótica do Poder Judiciário” (Ivana David).

Na sexta-feira, 27, encerrou o evento: “Técnicas Especiais de Investigação” (Felipe Alcântara de Barros Leal) e Cursos Práticos.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Policial

Polícia prende homem por roubo e porte ilegal de arma em Bananeiras

Publicados

em

Na manhã do último sábado (11/05) as guarnições da 7ª CIPM foram acionadas pelo COPOM informando acerca de um roubo de uma motocicleta Honda XRE 300, de cor branca e 02 celulares na cidade de Dona Inês-PB.

Durante as diligências, as equipes foram informadas por populares que o acusado teria sofrido um acidente durante a fuga e que provavelmente estaria ferido, e que o mesmo teria tomado destino ao distrito do Tabuleiro, município de Bananeiras-PB.

Anúncio


Prontamente as guarnições realizaram o cerco na região, de modo que, durante as diligências, nas proximidades do Sítio Jaracatiá, zona rural de Bananeiras-PB, o acusado foi visualizado, na referida motocicleta, e portando uma arma de fogo na cintura, momento em que as guarnições o interceptaram e realizaram a prisão em flagrante do indivíduo que se encontrava com escoriações e um edema no tornozelo. Com o mesmo foram apreendidos, além do revólver calibre 38 com 06 munições intactas, um celular que, segundo o mesmo, também foi produto de roubo, mas não foi reconhecido pelas vítimas como sendo de sua propriedade. O acusado informou que os celulares subtraídos das vítimas foram abandonados no matagal nas proximidades do local da prisão, porém as equipes não os encontraram durante as buscas.

O acusado foi preso e encaminhado inicialmente ao Hospital Municipal de Bananeiras para receber assistência médica. Os objetos apreendidos foram encaminhados, junto à motocicleta, para a Delegacia de Polícia plantonista para a adoção das medidas de praxe.

Blog do Felipe Silva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Em Arara: operação policial apreende motocicleta com sinais de adulteração

Publicados

em

Na noite do último sábado (11/05), durante o curso da Operação Paradigma, a guarnição da VTR 8466 realizava um checkpoint na rodovia PB-105, saída de Arara-PB para Serraria-PB, quando visualizou um indivíduo em uma motocicleta Yamaha Fazer 250, de cor preta, com sinais de adulteração.

Ao realizar a abordagem ao veículo e consultar os dados identificadores, constatou-se que a motocicleta apresentava sinais de adulteração do número do chassi e estava com o número do motor raspado.

Anúncio


Diante dos fatos, o condutor e o veículo foram encaminhados até a Delegacia de Polícia de Solânea para a realização dos procedimentos cabíveis.

Felipe Silva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Operação apreende armas durante confronto com suspeitos de atuar no tráfico de drogas

Publicados

em

A Polícia Militar apreendeu três armas de fogo durante uma operação que foi realizada na madrugada desta quarta-feira (8), no bairro São José, em João Pessoa. O objetivo foi prender suspeitos que estariam atuando como ‘seguranças do tráfico de drogas’. Houve troca de tiros e três acusados foram socorridos para o Hospital de Emergência e Traumas. Um quarto integrante do bando foi preso.

A operação apreendeu drogas e três armas de fogo, sendo uma pistola, um revólver e uma espingarda. Uma das armas estava com um dos líderes do tráfico no bairro, que está entre os feridos. A ação contou com a atuação da Força Tática do 1º Batalhão, Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Força Regional.

Anúncio


Conforme levantamento feito pela PM, o grupo agia parando e revistando pessoas que se aproximavam do bairro durante à noite e madrugada, inclusive chegaram a atirar contra uma viatura, dias atrás. As investigações devem continuar com a Polícia Civil.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas