Conecte-se conosco

Paraíba

Reeducandas doam cabelos para mulheres com câncer

Publicados

em

Fotos: João Francisco/Secom-PB

Maria José, Ruth, Clara (nomes fictícios) e outras dez mulheres têm em comum hoje a condição de cumprirem penas na Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Mas não só isto. As 13 reeducandas estão unidas numa causa humanitária. Por iniciativa de uma delas, todas doaram seus cabelos a mulheres e crianças com câncer. Um ato de amor a quem perdeu os cabelos na doença e uma lição de vida que serve de exemplo.

As 13 mechas dos cabelos de Ruth, Maria, Clara e suas colegas de cela, foram entregues na tarde da segunda-feira (14) a uma representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Os cabelos seguirão para São Paulo e em 15 dias voltarão em perucas que elevarão a alta estima de quem as receber.

Na opinião da diretora da penitenciária, a agente Mirtes Daniele da Silva, a iniciativa das internas é algo muito positivo: “A gente vê com um olhar muito positivo porque consegue entender que, de alguma forma, elas são excluídas da sociedade, mas, demonstram também que são pessoas humanizadas, que podem fazer algo de bom e estão praticando um gesto de amor com brilho nos olhos. Na verdade a doação é vontade delas que sentiram o desejo de doar os cabelos a uma instituição séria que é a Rede Feminina de Combate ao Câncer”.

cabelos-doado-detentas-do-julia-maranhao_foto-joao-francisco-3

Mirtes acredita que o acompanhamento periódico de ressocialização “influencia sim, a gente tenta passar humanidade e os resultados têm sido positivos”, conclui.

A agente de segurança e chefe de disciplina, Suzane Tenório Barreto, acompanhou e deu apoio à iniciativa de uma apenada que em poucos dias convenceu outras 12 colegas a doar os cabelos. “Uma apenada é cabeleireira, a gente falou com ela e de imediato se dispôs a cortar os cabelos. Então fizemos contato com a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A gente aqui incentiva iniciativas positivas como esta”, declarou Suzane.

Ângela, 35 anos, acredita que a atitude dela e de suas colegas também tem relação com o que lhes é transmitido na ressocialização implementada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), “Alguma lição fica, toca nossos corações. O apoio da direção ao abrir as portas para a excelente idéia de nossa colega, que nos sensibilizou, fez com que a gente decidisse cortar nossos cabelos. No banho de sol ela ficou nos incentivando, vai fazer uma pessoa feliz, nosso cabelo vai crescer de novo, então decidimos doar”.

Maria José, 28 anos, afirmou que é uma alegria fazer uma doação. “Fico feliz pela oportunidade de estar doando uma mecha de meu cabelo para as pessoas que estão com câncer e necessitadas. Convido mulheres em liberdade a visitar o Hospital Laureano e doarem seus cabelos porque com certeza é por uma boa causa e com certeza Deus vai abençoar”.

Fátima Vieira, secretária da Diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer, afirma que o exemplo de solidariedade de pessoas que estão confinadas “é uma lição humanitária para pessoas que estão em liberdade até para conscientizá-las de que a solidariedade é o caminho”.

O Hospital Napoleão Laureano recebe permanentemente cabelos doados. Basta que as pessoas cortem, levem e coloquem em uma urna disponível no hospital. Para a doação os cabelos devem estar limpos, enxutos e o corte no mínimo de 20 centímetros, além de amarrados e embalados em saco plástico. Um cabeleireiro de João Pessoa é voluntário nesse projeto. É ele quem encaminha para São Paulo e quando recebe as perucas as entrega à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Site da Paraíba (Paraiba.pb.gov)

 

Apoio

Paraíba

Prefeituras no Sertão da Paraíba prorrogam inscrições para concursos

Publicados

em

Foto: Ilustração

Foram prorrogadas as inscrições e a data das provas objetivas de dois concursos para prefeituras no Sertão da Paraíba, que, somadas, oferecem 154 vagas de emprego. Confira os novos cronogramas dos concursos da Prefeitura de Várzea e da Prefeitura de Nova Floresta.

Concurso da Prefeitura de Boa Ventura

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Paraíba

Concursos e Seleções: Confira os editais publicados na Paraíba de 28 de julho a 4 de agosto

Publicados

em

Pelo menos 260 vagas são oferecidas em quatro editais de concursos e seleções publicados na Paraíba nesta semana de 28 de julho a 4 de agosto.

  • Vagas: 76
  • Nível: técnico e superior
  • Remuneração: R$ 998 a R$ 6 mil
  • Prazo de inscrição: até 7 de agosto
  • Local de inscrição: setor de RH do hospital, em Santa Rita
  • Taxa de inscrição: gratuita
  • Provas: 19, 20 e 21 de agosto
  • Edital de seleção do Hospital Metropolitano de Santa Rita

Do G1 PB

Continue lendo

Paraíba

Paraíba: Mais de 60 cidades seguem em alerta de perigo potencial de chuvas e ventos

Publicados

em

Foi renovado para até a quarta-feira (24) e ampliado para 64 o número de cidades da Paraíba em alerta de perigo potencial de volume grande de chuvas e ventos costeiros. O novo alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (22).

A previsão é de que haja registro de até 30 milímetros de chuvas dentro de uma hora, com volume de até 50 milímetros por dia. Apesar disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos nas cidades da área.

Todas as cidades afetadas pelo alerta ficam nas regiões do Litoral, Mata, Agreste e Brejo paraibano.

Confira lista de cidades em alerta:

  1. Alagoa Grande
  2. Alagoinha
  3. Alhandra
  4. Araçagi
  5. Areia
  6. Aroeiras
  7. Bananeiras
  8. Bayeux
  9. Baía Da Traição
  10. Belém
  11. Borborema
  12. Caaporã
  13. Cabedelo
  14. Caiçara
  15. Caldas Brandão
  16. Capim
  17. Conde
  18. Cruz Do Espírito Santo
  19. Cuitegi
  20. Cuité De Mamanguape
  21. Curral De Cima
  22. Dona Inês
  23. Duas Estradas
  24. Guarabira
  25. Gurinhém
  26. Ingá
  27. Itabaiana
  28. Itapororoca
  29. Itatuba
  30. Jacaraú
  31. João Pessoa
  32. Juarez Távora
  33. Juripiranga
  34. Lagoa De Dentro
  35. Logradouro
  36. Lucena
  37. Mamanguape
  38. Marcação
  39. Mari
  40. Mataraca
  41. Mogeiro
  42. Mulungu
  43. Natuba
  44. Pedras De Fogo
  45. Pedro Régis
  46. Pilar
  47. Pilões
  48. Pilõezinhos
  49. Pirpirituba
  50. Pitimbu
  51. Riachão Do Poço
  52. Rio Tinto
  53. Salgado De São Félix
  54. Santa Rita
  55. Sapé
  56. Serra Da Raiz
  57. Serra Redonda
  58. Serraria
  59. Sertãozinho
  60. Sobrado
  61. São José Dos Ramos
  62. São Miguel De Taipu
  63. Tacima
  64. Umbuzeiro

Mau tempo e ondas em mar aberto

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) também emitiu um alerta de ondas em alto mar com altura entre 3 e 3,5 metros no litoral paraibano até a tarde da quinta-feira (25). Segundo o órgão, o mau tempo se deve a um sistema de alta pressão atmosférica.

Do G1 PB

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas