Conecte-se conosco

Paraíba

Para Camila, Dom José Maria Pires deixa exemplo de religiosidade e solidariedade

Publicados

em

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) lamentou a morte do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, mais conhecido como Dom Pelé, aos 98 anos, ocorrida na noite do domingo (27), em Belo Horizonte, por complicações de uma pneumonia.

“Era um humanista que sempre que necessário saia em defesa dos menos favorecidos. Dom José deixa em nós o exemplo de religiosidade, de caridade e de solidariedade. Seus ensinamentos ficarão em cada um de nós paraibanos”, disse a deputada.

Anúncio


Dom José Maria Pires foi o quarto bispo da região metropolitana de João Pessoa e esteve à frente da Igreja Católica na Arquidiocese entre os anos de 1966 e 1995.  Na sua biografia destaca-se a atuação na época da Ditadura Militar, quando desenvolveu um trabalho pautado na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, com vistas à mudança social.
Assessoria

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Paraíba assina acordo de cooperação técnica com Governo de Puebla para fortalecer artesanato e compartilhar experiências

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), assinou nessa quarta-feira (21), no México, um termo de cooperação técnica com o Governo de Puebla para realização conjunta de projetos e atividades voltadas às pesquisas no campo da economia criativa, especialmente nas áreas de artesanato, arte midiática e design.

O acordo assinado entre a secretária da Setde, Rosália Lucas, e o secretário de Cultura de Puebla, Enrique Glockner, foi acompanhado pela primeira dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Lins; pela gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez; pelo diretor do Artesanato de Puebla, Daniel Rendon Farfán; pelo diretor do Conselho Mundial do Artesanato, Eduardo Barroso; e demais integrantes da Missão Arriba Paraíba, que desembarcou no dia 14 de fevereiro no México para um intercâmbio em Puebla.

Anúncio


Entre as atividades previstas no convênio estão o intercâmbio de pesquisadores, professores e estudantes em residências criativas; a realização conjunta de evento internacional e simultâneo entre as cidades envolvidas; oficinas criativas para o desenvolvimento de coleção de produtos de referência cultural para a Paraíba e Puebla; o compartilhamento de projetos e práticas exitosas de gestão, em especial dos Laboratórios de Inovação; e como resultado final a implantação do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato em Puebla e da Fábrica Social de Artesanato em João Pessoa.

Rosália Lucas destacou a importância da celebração do acordo, que pode ser considerado o ápice da missão oficial da Paraíba no México. “Esse acordo bilateral trará muitos benefícios para o nosso artesanato e vai qualificar cada vez mais os artesãos, que poderão aprender novas técnicas de pinturas e design e compartilhar oficinas virtuais e presenciais para, de forma colaborativa, desenvolverem projetos conjuntos com as cidades criativas nas áreas contempladas”.

Presidente de honra do PAP, a primeira dama Ana Maria Lins ressaltou que “a partir do termo de cooperação que assinamos com o Estado de Puebla, vamos consolidar ações estratégicas para dar maior visibilidade e fazer nosso artesanato chegar ainda mais longe para ganhar novas vitrines e novos mercados”.

A gestora do Programa, Marielza Rodriguez, vai coordenar as atividades programadas no plano de trabalho decorrentes do acordo entre os estados na Paraíba. “A satisfação é imensa em saber que nosso trabalho agora está dando mais um salto qualitativo: a internacionalização de nossas ações. O acordo de cooperação com o México vai nos permitir replicar experiências exitosas em nossa Paraíba. Voltamos com a mente e o coração repletos de boas ideias”

Em Puebla, a coordenação ficará por conta de Daniel Farfán, que assegurou que a troca cultural será uma ponte para as indústrias criativas fecharem parcerias comerciais e intercâmbios, além de favorecer o potencial criativo dos dois países. “Com o potencial criativo e artesanal que os dois estados possuem nos diferentes países, nós podemos compartilhar e complementar os programas de desenvolvimento cultural. Então nós podemos fortalecer as estratégias de gestão cultural aproveitando da informação que cada governo pode prover no outro”.

A Rede Mundial de Cidades Criativas foi lançada pela Unesco em 2004 com o objetivo de estimular a cooperação entre cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Dos 14 municípios brasileiros que integram a rede, dois são da Paraíba: João Pessoa, é cidade das Artes Populares e Artesanato, e Campina Grande, cidade das Artes Midiáticas. Já a capital de Puebla tem o selo de cidade do Design. O objetivo é que os municípios se beneficiem mutuamente desses três segmentos da economia e sem ônus financeiro para os participantes.

Participam ainda da missão no México, que segue até o próximo sábado (24) a curadora do Artesanato Paraibano, Janete Rodriguez; a secretária de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa, Vaulene Rodrigues; o coordenador do Curso de Design da UFPB, Kléber Barros; e o coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa da UFCG e presidente da Associação Brasileira de Artes Midiáticas – ABRAMID, Marcelo Barros, além de profissionais independentes.

Fonte: Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Operação Carnaval não registra ocorrências graves em mais de 700 eventos na Paraíba

Publicados

em

A Polícia Militar fechou as ações da Operação Carnaval na Paraíba com mais de 200 pessoas conduzidas para as delegacias, e apreensão de 25 armas de fogo em todo o estado. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (14) e faz referência às ações policiais em mais de 700 eventos de Carnaval e em áreas anexas, no período que vai do dia 1º até a noite da última terça-feira (13). Não há registros de ocorrências graves ou homicídios.

Reforço da região metropolitana nas prévias, na Capital.

Entre os 207 conduzidos para as delegacias, 22 estavam com mandados de prisão em aberto. Outros acusados também foram presos por crimes de roubos, furtos, tráfico de droga, atos infracionais, e por quebra de regime, entre outros. Ainda no âmbito da Operação, mais de 12 mil pessoas foram abordadas, mais de 7 mil veículos foram fiscalizados, e 35 deles haviam sido roubados, mas foram recuperados. Entre as drogas, mais de 6.400 porções foram retiradas das ruas. Os dados são do Estado-Maior Estratégico da corporação.

Anúncio


Reforço do policiamento a pé, que atuava diretamente nos locais dos eventos.

O comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, destacou a tranquilidade dos mais de 700 eventos onde a PM esteve durante a Operação. Não há registros de homicídio em áreas de festa. O comandante agradeceu o empenho e trabalho da tropa no período. “Tivemos um Carnaval extremamente tranquilo graças aos serviços prestados pelos senhores e senhoras, homens e mulheres que fazem parte desta instituição a qual eu tenho tanto orgulho em comandar”, disse o coronel.   

Coronel Sérgio coordenou ações durante a Operação; no registro, policiamento no litoral sul da PB.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Vice-governador participa da abertura do 26º Encontro da Consciência Cristã em CG

Publicados

em

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, prestigiou, nessa quinta-feira (8), a abertura do 26º Encontro da Consciência Cristã, realizado no Parque do Povo, em Campina Grande. O evento, que se destaca como o maior encontro cristão da América Latina, é uma iniciativa da Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc) e integra o Carnaval da Paz, que abrange pelo menos sete eventos de cunho religioso e filosófico na cidade.

Este ano, o evento conta novamente com o apoio do Governo do Estado, assim como o Crescer (encontro religioso da comunidade católica), solidificando a programação que busca enriquecer o período de carnaval com momentos de reflexão e espiritualidade.

Anúncio


Representando o governador João Azevêdo, Lucas Ribeiro enfatizou a importância do encontro para Campina Grande, tanto no aspecto religioso, quanto pelo impacto positivo na economia da cidade.

“O Governo do Estado tem orgulho em apoiar esse encontro, reconhecendo seu papel não apenas como um evento de significado espiritual, mas também como um motor para o turismo e a economia da região. Campina Grande se transforma neste período, recebendo visitantes de diversas partes do Brasil, o que movimenta o comércio, a rede hoteleira e os serviços locais, gerando emprego e renda para a população”, destacou.

Acompanhando o vice-governador estavam a segunda-dama do estado, Camila Mariz; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; o secretário executivo de Inovação, André Ribeiro; o secretário executivo de Articulação Política, João Paulo Freire; o secretário executivo de Juventude, Pedro Matias; além dos vereadores Eva Gouveia, Pimentel Filho e Valéria Aragão, entre outras lideranças locais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas