Conecte-se conosco

Paraíba

Aposentadoria de 808 policiais vai reduzir efetivo da Polícia Civil enquanto crimes aumentam, afirma Adepdel

Publicados

em

A falta de efetivo para combater os crimes patrimoniais (assaltos, roubos e furtos) foi uma das principais reclamações dos delegados de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita durante reunião ocorrida na Central de Polícia, na tarde desta segunda-feira (21). O encontro foi promovido pela Associação dos Delegados da Polícia Civil – Adepdel para ouvir as dificuldades da categoria com o objetivo de elaborar um plano de reestruturação da PC, que será apresentado ao governador Ricardo Coutinho e aos candidatos que disputarão o Governo do Estado nas eleições deste ano.
“Esse tipo de crime tem aumentado muito na região e a falta de policiais nas delegacias distritais é um obstáculo muito grande para as investigações”, declarou o delegado Steferson Nogueira, presidente da Associação. Outra preocupação apontada pela categoria é que a falta de realização de concurso público deve agravar a situação no próximo ano com o número de aposentadorias que deve ocorrer na corporação.
Steferson considera que a situação já é grave e tende a piorar com a iminente aposentaria de 106 delegados e 808 policiais. ‘Há dez anos não temos concurso público, então a medida em que os policiais vão se aposentando o efetivo vai diminuindo e aí nos deparamos com a seguinte equação: o número de crimes aumentando e o de profissionais para combatê-lo diminuindo. Essa é a nossa realidade hoje”, afirmou.
Mais de 50 delegados participaram do encontro na Central de Polícia. Falaram das dificuldades que enfrentam para exercer a função e deram sugestões que serão avaliadas e incluídas no plano de reestruturação da Polícia Civil. “O que ouvimos aqui é muito semelhante ao que nos relataram os delegados de Campina Grande, Esperança, Guarabira, Solânea, Monteiro e Picuí durante encontro realizado na última quinta-feira. Eles estimam que 36% do efetivo da região deve se aposentar em breve”, lembrou Steferson Nogueira.
A diretoria da Adepdel visita amanhã os delegados de Mamanguape e na quinta-feira os de Alhandra. “Já estivemos em vários municípios da região de Cajazeiras e vamos continuar percorrendo o Estado para ouvir a categoria antes de concluir o plano que entregaremos aos candidatos que pretendem gerir o estado”, concluiu o presidente da Adepdel.
Assessoria

Apoio

Paraíba

Concursos e Seleções: Confira os editais publicados na Paraíba de 28 de julho a 4 de agosto

Publicados

em

Pelo menos 260 vagas são oferecidas em quatro editais de concursos e seleções publicados na Paraíba nesta semana de 28 de julho a 4 de agosto.

  • Vagas: 76
  • Nível: técnico e superior
  • Remuneração: R$ 998 a R$ 6 mil
  • Prazo de inscrição: até 7 de agosto
  • Local de inscrição: setor de RH do hospital, em Santa Rita
  • Taxa de inscrição: gratuita
  • Provas: 19, 20 e 21 de agosto
  • Edital de seleção do Hospital Metropolitano de Santa Rita

Do G1 PB

Continue lendo

Paraíba

Paraíba: Mais de 60 cidades seguem em alerta de perigo potencial de chuvas e ventos

Publicados

em

Foi renovado para até a quarta-feira (24) e ampliado para 64 o número de cidades da Paraíba em alerta de perigo potencial de volume grande de chuvas e ventos costeiros. O novo alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (22).

A previsão é de que haja registro de até 30 milímetros de chuvas dentro de uma hora, com volume de até 50 milímetros por dia. Apesar disso, há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos nas cidades da área.

Todas as cidades afetadas pelo alerta ficam nas regiões do Litoral, Mata, Agreste e Brejo paraibano.

Confira lista de cidades em alerta:

  1. Alagoa Grande
  2. Alagoinha
  3. Alhandra
  4. Araçagi
  5. Areia
  6. Aroeiras
  7. Bananeiras
  8. Bayeux
  9. Baía Da Traição
  10. Belém
  11. Borborema
  12. Caaporã
  13. Cabedelo
  14. Caiçara
  15. Caldas Brandão
  16. Capim
  17. Conde
  18. Cruz Do Espírito Santo
  19. Cuitegi
  20. Cuité De Mamanguape
  21. Curral De Cima
  22. Dona Inês
  23. Duas Estradas
  24. Guarabira
  25. Gurinhém
  26. Ingá
  27. Itabaiana
  28. Itapororoca
  29. Itatuba
  30. Jacaraú
  31. João Pessoa
  32. Juarez Távora
  33. Juripiranga
  34. Lagoa De Dentro
  35. Logradouro
  36. Lucena
  37. Mamanguape
  38. Marcação
  39. Mari
  40. Mataraca
  41. Mogeiro
  42. Mulungu
  43. Natuba
  44. Pedras De Fogo
  45. Pedro Régis
  46. Pilar
  47. Pilões
  48. Pilõezinhos
  49. Pirpirituba
  50. Pitimbu
  51. Riachão Do Poço
  52. Rio Tinto
  53. Salgado De São Félix
  54. Santa Rita
  55. Sapé
  56. Serra Da Raiz
  57. Serra Redonda
  58. Serraria
  59. Sertãozinho
  60. Sobrado
  61. São José Dos Ramos
  62. São Miguel De Taipu
  63. Tacima
  64. Umbuzeiro

Mau tempo e ondas em mar aberto

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) também emitiu um alerta de ondas em alto mar com altura entre 3 e 3,5 metros no litoral paraibano até a tarde da quinta-feira (25). Segundo o órgão, o mau tempo se deve a um sistema de alta pressão atmosférica.

Do G1 PB

Continue lendo

Paraíba

Ministério Público da Paraíba discute criação do Procon Municipal de Guarabira

Publicados

em

Foto: Divulgação/MPPB

O 5º Promotor de Justiça de Guarabira e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público a Paraíba (MP-PROCON) realizaram, na manha da quinta-feira (18/07), reunião com o Procon Estadual da Paraíba e o prefeito em exercício do município de Guarabira para discutir a criação do órgão de proteção e defesa do consumidor no município.

Participaram da reunião o promotor de Justiça de Guarabira, Eduardo Barros Mayer; o diretor-geral do MP-Procon, promotor de Justiça Glauberto Bezerra; a superintendente do Procon Estadual da Paraíba, Kessia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti; o prefeito de Guarabira, Marcus Diogo de Lima; o procurador do município, Marcos Edson de Aquino; e o chefe de gabinete, Aguiberto Alves Lira.

Durante a reunião, os promotores esclareceram que o objetivo é tratar de ações de fortalecimento da proteção e defesa do consumidor de Guarabira, entre as quais a criação do Procon no município. Os promotores explicaram que a atuação do Procon visa harmonizar as relações de consumo, conforme preconiza do Código de Defesa do Consumidor, garantindo o desenvolvimento econômico e sustentável do mercado de consumo em Guarabira.

Conforme o diretor do MP-Procon, a reunião faz parte do projeto de interiorização da proteção e defesa do consumidor, coordenado pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico da Nóbrega, consistindo em atuar em cooperação com as Prefeituras Municipais. O objetivo é incentivar a criação de Procons e apoiando os já existentes, de forma técnica e institucional com treinamentos e visitas técnicas.

Ao final, ficou acordado que o procurador-geral do Município de Guarabira vai participar de reunião na sede do MP-Procon, em João Pessoa, no dia 2 de agosto.

Fonte: Site do MPPB

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas