Conecte-se conosco

Guarabira

Projeto de pesquisa do CH desenvolve estudos sobre conflitos e dependências por recursos hídricos

Publicados

em

Compreender o processo de conflitos e dependências por recursos hídricos a partir das dinâmicas territoriais, socioeconômicas e socioambientais. Esse foi o propósito que impulsionou a idealização do projeto de pesquisa “Território das águas no Semiárido: conflitos e dependências por recursos hídricos na Bacia hidrográfica do Curimataú entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte – Nordeste do Brasil”. Trata-se de uma iniciativa coordenada pelo professor Belarmino Mariano Neto, com colaboração do professor Leandro Paiva do Monte Rodrigues, ambos do Departamento de Geografia do Centro de Humanidades (CH), Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

O projeto, que está entre as 45 propostas de pesquisa da Instituição aprovadas pelo Edital PROPESQ 2017, estabeleceu como objetivo específico, dentre outras prioridades, a análise da bacia hidrográfica do rio Curimataú em territórios paraibano e norteriograndense. De acordo com o professor Belarmino Mariano, a execução das atividades de campo se dará por meio de dez expedições, durante o período de dois anos. “As ações empíricas serão aplicadas em cinco etapas, sendo cada uma delas constituídas por duas expedições aos locais de estudo. Além disso, será realizado um levantamento bibliográfico e uma análise de documentos e imagens”, explicou o professor.

A pesquisa em foco compreende uma nova etapa de estudo, mais aprofundada em  comparação ao trabalho científico realizado anteriormente por meio de Edital PIBIC. Segundo o coordenador, o método a ser aplicado é baseado na análise geográfica das dimensões espaço/tempo e sociedade/natureza. “Pretende-se sistematizar eixos de estudo na bacia do rio a partir do alto/nascentes, médio curso e foz do rio Curimataú, com o intuito de diagnosticar as reais condições ambientais da área em questão, considerando sua morfometria e dinâmica fluvial. Dessa forma, será construído um Diagnóstico Socioambiental (DSA) do vale do rio Curimataú e um modelo teórico-metodológico sobre a formação territorial da bacia do Curimataú para a análise geopolítica da água como objeto de disputa e poder”, ressaltou o docente.

Para o professor, o projeto reconhece a importância da relação entre o conhecimento científico e o saber popular, pois possibilita a interação entre pesquisadores, educandos, colaboradores e comunidades. “Acreditamos que muitos trabalhos acadêmicos sobre a bacia, apontando possíveis formas de planejar o espaço estudado, irão ser produzidos por professores e estudantes da graduação em Geografia, bem como da Pós-Graduação Lato Sensu em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental”, avaliou o professor Belarmino.

 

Ascom-CH

Cidades

Guarabira bate novo recorde de casos confirmados de coronavírus em 24h

Município tem aumento de 61 casos em 24h. Veja o boletim desta terça-feira, 02

Publicados

em

A Secretaria de Saúde do Município de Guarabira divulgou no início da noite desta terça-feira(2/06) a atualização do boletim epidemiológico com os números da Covid-19.

Os casos confirmados na cidade já totalizam 629, um crescimento de 61 casos em 24 horas, batendo recorde em casos em apenas 24 horas. Dos infectados, 308 pacientes já foram recuperados.

O boletim registra agora 10 óbitos confirmados em consequência do novo coronavírus e uma morte que estava sob investigação, foi descartada após resultados de exames.

695 casos foram descartados e 1.907 notificados.

Dos locais com mais casos confirmados, estão: Centro (92), Bairro Novo (64), Cordeiro (62) e Nordeste I (52). Estes continuam sendo os locais que mais apresentam incidência de infectados com o vírus.

Veja o Boletim da Prefeitura

Brejo.com

Continue lendo

Cidades

Guarabira: Confirmados chegam a 568 e 297 são recuperados da Covid-19

No boletim desta segunda, 01 de junho, já são 9 mortes confirmadas da doença.

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Guarabira divulgou no início da noite desta segunda-feira(1/06) a atualização do boletim epidemiológico com os números da Covid-19.

Os casos confirmados na cidade já somam 568, um crescimento de 16 casos em 24 horas. Dos infectados, 297 pacientes já foram recuperados.

O boletim registra 9 óbitos confirmados em consequência do novo coronavírus e uma morte que estava sob investigação, foi descartada após resultados de exames.

636 casos foram descartados e 1.808 notificados.

Dos locais com mais casos confirmados, estão: Centro (72), Cordeiro (60), Bairro Novo (59) e Nordeste I (46). Estes continuam sendo os que mais apresentam incidência de infectados com o vírus; destes, apenas o Centro não apresentou nenhum caso nas últimas 24h.

Veja o Boletim da Prefeitura

Brejo.com

Continue lendo

Cidades

Vigilância Epidemiológica realiza fiscalização e desinfecção na Feira do Acari, em Guarabira

Combate ao Covid-19 foi realizado neste domingo, 31/05

Publicados

em

A Vigilância Epidemiológica esteve mais uma vez na tradicional “Feira do Acari” que é realizada aos domingos, no bairro do Nordeste. A equipe esteve orientando os consumidores para o uso correto da máscara, fiscalizando os produtos e as normas de higiene dos vendedores e consumidores.

A medida faz parte do plano emergencial de combate a proliferação do novo coronavírus no município, é importante ressaltar que o bairro do Nordeste é uma das localidades que registram mais casos confirmados do novo vírus na cidade.

“Estamos aqui mais uma vez na Feira do Acari, orientando as pessoas, os vendedores, como sempre dizemos o combate ao novo coronavírus é mútuo, e só faz sentido quando a população também ajuda”, destacou a secretaria de saúde, Fernanda Macedo.

Codecom

Continue lendo
Apoio

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas