Conecte-se conosco

Cultura

Guarabira recebe o cinema itinerante neste fim de semana

Publicados

em

UMA PROPOSTA DE DIVERSÃO GRATUITA PARA TODAS AS IDADES.

Além do ingresso, a pipoca e o refrigerante são gratuitos.

Nos dias 27, 28 e 29 de julho, a população de Guarabira, no Agreste paraibano,  tem encontro marcado com a diversão. Nesses dias, a cidade recebe o projeto “Cine Olé Consignado”, que vai promover sessões gratuitas de cinema para crianças, jovens e adultos.

Anúncio


A sala de cinema, que ficará localizada no Parque do Encontro, Bairro Nordeste, terá sessões às 8h, 10h, 14h, 16h e 19h, com títulos nacionais e internacionais de grande sucesso, como Meu Malvado Favorito 3, Sing – Quem Canta seus Males Espanta, Mulher-Maravilha, Meus 15 anos, Thor: Ragnarok, Carros 3, Minha Mãe é uma Peça 2 e muitos outros. Os ingressos são gratuitos, individuais e distribuídos por ordem de chegada uma hora antes do início das sessões. A pipoca e o refrigerante também são gratuitos.

Os filmes incluídos na programação foram escolhidos para agradar a toda a família. Assim, são histórias para todos os gostos e gêneros, como animação, comédia, ação e aventura. Pela manhã e à tarde, os filmes destinam-se principalmente para crianças e seus acompanhantes – e são programas ideais para o vovô ou a vovó aposentados curtirem com seus netos. As sessões noturnas, por sua vez, foram pensadas para agradar principalmente ao público jovem e a todas as pessoas que procuram uma distração para relaxar após o dia de trabalho.

O cinema móvel apresenta os mesmos recursos encontrados nas salas convencionais de cinema das grandes cidades. O ambiente tem capacidade para 77 confortáveis lugares e conta com isolamento térmico e acústico. Possui ar condicionado, bombonière, som estéreo, projeção convencional ou 3D, gerador próprio e elevador de acesso para pessoas com necessidades especiais.

A mostra de cinema itinerante é uma iniciativa da Olé Consignado, empresa de crédito formada em 2015 pela parceria entre os bancos Santander e Bonsucesso. O projeto foi idealizado pela Projetos com Incentivo, que tem mais de 10 anos de experiência em cinema e na realização de projetos incentivados nas áreas de cultura, esporte, educação e inclusão social.

O projeto “Cine Olé Consignado” tem início na Bahia e vai percorrer vários estados do país, como Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Confira, abaixo, a programação:

Feira de Santana (Bahia): 12 a 14 de julho

Petrolina (Pernambuco): 17 a 19 de julho

União dos Palmares (Alagoas): 22 a 24 de julho

Guarabira (Paraíba): 27 a 29 de julho

Russas (Ceará): 31 de julho, 1 e 2 de agosto

Itapipoca (Ceará): 5 a 7 de agosto

Campo Maior (Piauí): 9 a 11 de agosto

Piripiri (Piauí): 14 a 16 de agosto

União (Piauí): 18 a 20 de agosto

Timon (Maranhão): 23 a 25 de agosto

Caxias (Maranhão): 27 a 29 de agosto

Codó (Maranhão): 1 a 3 de setembro

Coroatá (Maranhão): 5 a 7 de setembro

Pedreiras (Maranhão): 10 a 12 de setembro

Araguaína (Tocantins): 16 a 18 de setembro

Colinas do Tocantins (Tocantins): 21 a 23 de setembro

Palmas (Tocantins): 26 a 28 de setembro

Porto Nacional (Tocantins): 30 de setembro, 1 e 2 de outubro

Gurupi (Tocantins): 5 a 7 de outubro

Juara (Mato Grosso): 14 a 16 de outubro

Juína (Mato Grosso): 18 a 20 de outubro

Tangará da Serra (Mato Grosso): 23 a 25 de outubro

Cáceres (Mato Grosso): 27 a 29 de outubro

Poconé (Mato Grosso): 1 a 3 de novembro

Jaciara (Mato Grosso): 6 a 8 de novembro

Rondonópolis (Mato Grosso): 10 a 12 de novembro

 

Sobre a Olé Consignado

Fruto da joint venture entre o Banco Bonsucesso e o Santander, a Olé Consignado nasceu Banco Bonsucesso Consignado, em fevereiro de 2015. Em 25 de abril de 2016, a instituição teve seu nome e sua marca alterados e, assim, nasceu a Olé Consignado, uma empresa que tem como missão trabalhar cada vez mais para ser a solução para milhares de brasileiros que precisam de crédito. Olé é uma marca que traduz a alegria, a vibração e a capacidade do brasileiro de driblar as dificuldades, ir mais longe e vencer. Uma marca que traz a vibração e o espírito empreendedor de quem traz em sua história a experiência do Bonsucesso no consignado e a robustez do Santander, o que permite à instituição se posicionar no mercado como um importante player a oferecer os melhores produtos e serviços de crédito consignado. A Olé Consignado nasceu com uma carteira de crédito de R$ 4,4 bilhões, 1,8 milhão de clientes, aproximadamente 1.000 correspondentes autorizados espalhados pelo Brasil e uma rede de 39 lojas próprias. Os números robustos alcançados no primeiro ano de atuação no mercado, evidenciam o potencial de crescimento da Olé Consignado, que quer quintuplicar sua participação no segmento de crédito consignado em cinco anos, atingindo 10% de market share.

Sobre a Projetos com Incentivo

A plataforma Projetos com Incentivo foi criada para facilitar o encontro entre o proponente e as empresas que investem em projetos incentivados – CULTURA, ESPORTE, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, entre outros. Essa plataforma permite que os produtores de conteúdo divulguem seus projetos para grandes empresas, pois além de divulgar, a Projetos com Incentivo distribui seu portfólio para parceiros comerciais estrategicamente espalhados por todo o Brasil.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cultura

Guarabira: Secretaria de Cultura abre inscrições gratuitas para oficinas de Audiovisual

Publicados

em

A Secretaria de Cultura de Guarabira está com inscrições abertas, a partir desta quarta-feira (06/11), para 05 oficinas de audiovisual que serão ministradas entre os dias 21 e 30 de novembro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, e podem ser realizadas presencialmente na sede da própria secretaria, localizada na Estação Ferroviária da cidade.

São várias modalidades na área com ministrantes de outras cidades, que vêm transmitir suas técnicas e conhecimentos para artistas com experiência ou iniciantes. As oficinas são resultado de um dos editais da Lei Paulo Gustavo em Guarabira, e os ministrantes são os professores Sílvio Toledo, Walter Olivério, Eduardo Pessoa Moreira, Lucas Galvão e Sebastião Formiga.

Anúncio


Eles foram contemplados na Lei Paulo Gustavo do município com propostas de oferecer essas oficinas para a cidade.  Os interessados na inscrição devem procurar a Secretaria de Cultura em horário comercial, e os trabalhos serão realizados em ambientes culturais da cidade como Galeria de Artes, Casarão da Cultura e na própria Estação Ferroviárias.

Os interessados podem se inscrever em mais de uma oficina, desde que não haja coincidência de horários entre as mesmas. Segue a tabela com a lista de oficinas, locais, datas e horários de funcionamento.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Festival da Cultura Indígena reúne costumes, resistência e tradição no município de Marcação

Publicados

em

Pelo terceiro ano consecutivo os povos originários da Paraíba celebraram em conjunto as suas tradições e costumes. Reuniram-se todos na aldeia Jacaré de São Domingos, no município de Marcação, Litoral Norte da Paraíba, e realizaram uma convergência étnica e cultural para se posicionarem em nome da resistência e da luta pelos direitos indígenas. Uma iniciativa do Governo da Paraíba, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh-PB), que tornou possível nesse sábado (19) a realização do 3º Festival da Cultura Indígena.

Aldeias Potiguara e Tabajara estiveram presentes ao local do evento, que contou com feiras de artesanato e culinária indígena, pintura corporal, muita música e dança. A diferença desta vez, no entanto, é que pela primeira vez a organização do festival ficou sob a responsabilidade dos próprios indígenas.

Anúncio


Ao invés de o Governo da Paraíba ter a palavra final sobre contratos e estruturas, firmou uma parceria com a Associação dos Caciques da Paraíba para que a entidade indígena ficasse responsável pela gestão do evento.

“Não cabe a nós dizer o que é o festival. Tudo o que vocês estão testemunhando hoje é responsabilidade, gestão e organização dos próprios povos indígenas. É uma forma também dos recursos circularem nas próprias comunidades, nas aldeias e nos negócios tocados por um movimento indígena cada vez mais forte, articulado e organizado”, destacou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Concerto da Orquestra Jovem da Paraíba tem estreia mundial e sinfonia baseada em poemas franceses

Publicados

em

Fotos: Marcelo Máximo

Músicas de dois compositores nordestinos estão no programa do concerto da próxima quinta-feira (22) da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, uma delas em estreia mundial. Terá ainda um concerto para trombone, com a participação do solista Matheus Henrique Souza, e uma sinfonia baseada em poemas de escritores franceses. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

A primeira música que será executada pelos jovens músicos é do compositor, teórico e regente paraibano Eli-Eri Moura, professor dos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É a “Suíte do Cavaleiro da Triste Figura”, que contém quatro movimentos: Repente do Feiticeiro Frestão (Repente), Romance de Dulcineia de Toboso (Toada), Galope do Cavaleiro da Lua Branca (Galope) e Dança dos Moinhos de Vento (Baião).

Anúncio


A suíte composta por Eli-Eri Moura homenageia o espanhol Miguel de Cervantes, um dos autores prediletos do escritor paraibano Ariano Suassuna, idealizador do Movimento Armorial. Segundo o compositor, a peça evoca personagens da obra mais famosa de Cervantes, “Dom Quixote de La Mancha”.

Em seguida, o trombonista Matheus Henrique Souza sobe ao palco para acompanhar a orquestra na execução do “Concerto em Si Bemol Maior para Trombone e Orquestra”, do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov.

O público vai poder conferir também a estreia mundial da música “Baião Forrozado”, composta pelo pernambucano Dadá Malheiros, compositor erudito, arranjador popular/erudito, diretor e produtor musical de CDs e eventos e violinista da Orquestra Sinfônica de Recife.

Para encerrar a noite de concerto, a Orquestra Jovem vai executar a “Sinfonia Oriental, Op. 84”, obra do francês Benjamin Godard, com os movimentos Caravana de Elefantes (Arábia), Festival Chinês (China), Sarah, a Banhista (Grécia), O Sonho de Nikia (Pérsia) e Marcha Turca (Turquia).

“A Sinfonia é bastante interessante, pois foi inspirada em poemas de Leconte de Lisle, August de Chatilen, Victor Hugo e do próprio Benjamin Godard, respectivamente, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “A obra norteia a escuta dos ouvintes com sensações que remetem à caminhada dos elefantes pelo deserto, os malabares de uma trupe chinesa em festa, o banho e a alegria contagiante de uma banhista grega, o sonho de uma mulher persa por liberdade e, por último, a ira de um Deus sobre os infiéis”, explicou.

“A Orquestra Jovem apresenta também a estreia mundial da obra graciosa e animada de Dadá Malheiros. Essa responsabilidade muito nos orgulha. É a Jovem marcando a história com as nossas ousadias artísticas”, observou o maestro.

O regente – O maestro Luiz Carlos Durier, paraibano de João Pessoa, é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba há 26 anos e foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante nove anos.

Concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde que chegou à Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em 1991, lidera atividades de educação musical, ensinando Musicalização, Viola e Música de Câmara e Regência.

Na sua trajetória, Durier conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente, e ainda do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Regeu ainda apresentações de artistas populares com a Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Jovem, a exemplo de Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Cátia de França, Nathalia Bellar e Chico César. 

No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito do Rotary Internacional, pelo brilhante desempenho profissional frente a OSPB.

O solista – Matheus Henrique Souza nasceu em João Pessoa (PB) e iniciou os estudos musicais em 2013, no Projeto Padre Nicola Mazza, com o professor João Batista. Logo depois, participou do Prima (Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes), sob a orientação do professor Marlon Barros, integrando a orquestra do projeto. Em 2018, foi finalista do concurso Jovem Solista ATPB (Associação de Trombonistas da Paraíba).

Como trombonista, é integrante do Sexteto Paraíbrass, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB. Atualmente cursa bacharelado em trombone pela Universidade Federal da Paraíba, na classe do professor Alexandre Magno.

Entrada – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. O programa deste concerto estará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

Os próximos concertos são nos dias 29 de agosto, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e 19 de setembro, da Orquestra Jovem, ambos às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

5º Concerto Oficial da Temporada 2024

Regência: Maestro Luiz Carlos Durier

Solista: Matheus Henrique Souza (trombone)

Dia: 22 de agosto (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas