Conecte-se conosco

Cidades

Abertura do ‘Raízes do Brejo’ acontece nesta sexta-feira (14) em Belém-PB

Publicados

em

A abertura oficial da Rota Cultural Raízes do Brejo acontecerá nesta sexta-feira (14) na cidade de Belém, no Agreste paraibano.  A abertura será partir das 19h, na praça 6 de setembro no centro da cidade.

Com toda a programação aberta ao público, os moradores e turistas poderão participar de shows musicais, exposição de artesanato, atividades esportivas, visita a engenho, caminhada ecológica, gastronomia regional e várias oficinas culturais e educativas.

Anúncio


Além do município de Belém, a Rota Cultural começa em setembro e vai até novembro passando pelos municípios de Alagoinha, Duas Estradas, Pirpirituba, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e Pilõezinhos.

Nos próximos dias 14 e 15 de setembro (sexta e sábado), acontecerá na Biblioteca Municipal Profª Maria Lira, em Belém, uma exposição de telas criadas por dez artistas locais e da região do Brejo e Curimataú paraibanos.

A exposição faz parte da programação de Belém na Rota Cultural Raízes do Brejo, edição 2018, e homenageia, em seu título, o Sr. José Luiz, idoso octogenário que construiu em sua pequena propriedade rural, no sítio Lagoa de Serra, no município de Belém, um parque de diversões com materiais recicláveis, unindo arte, natureza e preservação ambiental no topo de uma serra circundada por belas paisagens rurais.

A Exposição “José Luiz” reunirá 20 telas produzidas através de diversas técnicas artísticas, como pintura em óleo sobre tela e Arte Naif, pelos seguintes artistas:

  • Adriano Dias (Guarabira)
  • Edson Santos (Serraria)
  • Elias dos Santos (Guarabira)
  • Fernanda Milly (Belém)
  • José Guilherme (Guarabira)
  • Lucineide Barreto (Dona Inês)
  • Mércia Deocleciano (Belém)
  • Porpino Filho (Belém)
  • Ronaldo Ferreira (Cacimba de Dentro)
  • Thales Kelvin (Casserengue)

 

Com Assessoria

 

Rate this post
Anúncio


Cidades

Menino morre atropelado por caminhão entre Guarabira e Pirpirituba

Publicados

em

Foto: Reprodução

Uma criança de 4 anos morreu atropelada por um caminhão na manhã desta terça-feira (23), logo depois de descer de uma van escolar. O acidente aconteceu na rodovia PB-073, entre Guarabira e Pirpirituba, no brejo da Paraíba.

De acordo com informações da Polícia Militar, Luís Fernando, de 4 anos de idade, estava descendo de uma van escolar quando avistou seus familiares do outro lado da rua e, ao tentar atravessar, foi atropelado por um caminhão.

Anúncio


Segundo o sargento Mariano, da Polícia Militar, o homem que dirigia o caminhão deixou o local logo após o atropelamento, mas foi localizado pouco tempo depois do ocorrido em outro ponto mais adiante na rodovia.

O caminhoneiro foi levado pelas autoridades até a delegacia para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil vai dar continuidade às investigações quanto ao transporte escolar no qual a criança voltava e o local onde ela foi deixada ao descer do veículo.

Do g1 Paraíba Em 23.07.2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Ex-vereador de Guarabira será candidato na capital paraibana

Publicados

em

Foto: CMJP

Qualquer que seja a garça – mesmo que da cor “azul” como são adjetivadas em Guarabira -, por regra de sobrevivência, necessita de água doce ou salobra ou até uma praia.

Jáder Filho, inspirado no poder de adaptação e resistência das garças, migrou para os terrenos úmidos do litoral e, agora, disputará uma das cadeiras da Câmara Municipal de João Pessoa.

Anúncio


Jáder, que exerceu a função de vereador em Guarabira, transferiu o seu domicílio eleitoral para a capital e será candidato a vereador pelo partido Solidariedade.

Sua esposa, Rosane Emídio, segue candidata a vereadora em Guarabira. De bico longo, a garça é um animal de reconhecido esforço e capacidade de lutar em mais de uma frente.

Rafael San – ManchetePB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Governo da Paraíba realiza fampress para Rota Cultural Caminhos do Frio em Solânea

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) realiza, nesta segunda-feira (22), um fampress com jornalistas, influenciadores e guias de turismo para a abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio, em Solânea. O objetivo principal é incentivar a divulgação dos atrativos da região e do evento através da imprensa local.

Solânea, conhecida como uma das cidades mais frias do brejo paraibano, será o cenário de uma semana repleta de atividades culturais. A programação incluirá feiras gastronômicas e de artesanato, oficinas literárias, espetáculos teatrais, mostra de cinema, exposições, palestras, passeios turísticos e até mesmo um campeonato de estilingue. Além disso, o evento contará com apresentações musicais de artistas como Luciene Melo, Nonato Neto e Kelson Kiss.

Anúncio


De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, o fampress vai proporcionar aos jornalistas e influenciadores a oportunidade de conhecer de perto todas as novidades e atrações preparadas para o Caminhos do Frio na cidade de Solânea. “A expectativa é que o evento atraia ainda mais visitantes e fortaleça o potencial turístico e cultural do município”, destacou.

A Rota Cultural Caminhos do Frio já passou por cidades como Areia, Pilões e Matinhas, celebrando o Movimento Armorial e a cultura nordestina, ampliando o fluxo de turistas no Brejo paraibano.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, o Caminhos do Frio promove o lazer e o entretenimento, fortalece a economia local, criando oportunidades para os empreendedores com a valorização dos recursos patrimoniais de cada município participante.

Atrativos turísticos

No município, há uma diversidade de atrativos, como a histórica Igreja Matriz de Santo Antônio e o Casarão Manoel Moreira, onde morava o braço direito de Lampião, conforme relatado pelos moradores locais.

Também merecem destaque a Praça 26 de Novembro, a Trilha das Pedras das Pinturas, que exibe pinturas rupestres com aproximadamente 5 mil anos de história, o Teatro Municipal Jacob Soares e o Santuário Padre Ibiapina, todos essenciais para o turismo na região.

A programação completa do evento está disponível no site oficial do Fórum de Turismo, assim como nas plataformas de redes sociais @brejopb. Para mais informações: [brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/](https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/).

Confira as próximas datas e cidades da rota cultural Caminhos do Frio

Serraria: 29 de julho a 4 de agosto

Borborema: 5 a 11 de agosto

Remígio: 12 a 18 de agosto

Bananeiras: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 1º de setembro

Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas