Cultura
Raízes do Brejo inicia nesta sexta em Duas Estradas
Toda a culturalidade e história retratada em três dias de evento. A Rota Cultural Raízes do Brejo inicia nesta sexta-feira, 06, na cidade de Duas Estradas, o pontapé inicial traz a vida e obra de São Francisco e sua importância para a região.
O Brejo paraibano movimenta o cenário estadual com duas rotas já estabelecidas. A cultura latente e as diversas vertentes criativas fazem da região um caldeirão de bons eventos.
Duas Estradas, Belém, Alagoinha, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos trazem as suas Raízes históricas para serem contadas durante o evento que cresce a cada ano.
Artesanato, gastronomia, teatro, dança e música compõem o cenário perfeito para os três dias principais em cada cidade.
Para Jaime Sousa, Presidente do Fórum de Turismo, esse é um evento completamente diferente do Caminhos do Frio e que tem na sua marca promover ainda mais o destino turístico pela proximidade entre as cidades e suas características históricas que se entrelaçam.
Toda a programação do evento pode ser encontrada na página, https://brejoparaibano.com.br/raizes-do-brejo/
Confira as datas e as cidade participantes:
Duas Estradas – 06 a 08 de Outubro
Belém – 13 a 15 de Outubro
Alagoinha – 20 a 22 de Outubro
Lagoa de Dentro – 27 a 29 de Outubro
Serra da Raiz – 03 a 06 de Novembro
Dona Inês – 17 a 19 de Novembro
Guarabira – 24 a 26 de Novembro
Pirpirituba- 01 a 03 de Dezembro
Pilõezinhos – 08 a 10 de Dezembro
Assessoria Raízes via Blog do Felipe Silva
Cultura
Raízes do Brejo 2026 começa em outubro e percorre dez municípios do Brejo Paraibano
Falta pouco para o início da 8ª edição da Rota Cultural Raízes do Brejo. O circuito começa no dia 8 de outubro, em Serra da Raiz, e seguirá até dezembro, passando por dez municípios do Brejo Paraibano com programação cultural gratuita.
A primeira etapa será realizada de 8 a 11 de outubro, em Serra da Raiz. Depois, a rota segue para Lagoa de Dentro, Alagoinha, Juarez Távora, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba, Belém, Pilõezinhos e Duas Estradas.
Ao longo do circuito estão previstas atividades como apresentações musicais, exposições de artesanato, gastronomia, teatro e dança. A programação específica de cada município é divulgada pelos organizadores e pelas cidades participantes.
Confira o calendário do Raízes do Brejo 2026
- Serra da Raiz: 8 a 11 de outubro
- Lagoa de Dentro: 15 a 18 de outubro
- Alagoinha: 29 de outubro a 1º de novembro
- Juarez Távora: 5 a 8 de novembro
- Dona Inês: 12 a 15 de novembro
- Guarabira: 19 a 22 de novembro
- Pirpirituba: 26 a 29 de novembro
- Belém: 3 a 6 de dezembro
- Pilõezinhos: 10 a 13 de dezembro
- Duas Estradas: 17 a 20 de dezembro
Em Guarabira, a programação está prevista para ocorrer entre os dias 19 e 22 de novembro. A cidade será a sexta parada do circuito, que reúne municípios do Brejo em uma agenda voltada às manifestações culturais e às tradições locais.
A Rota Cultural Raízes do Brejo foi criada para integrar os municípios participantes e ampliar a divulgação de suas manifestações culturais e atrativos turísticos. A edição de 2026 terá atividades até dezembro, com acesso gratuito ao público.
Brejo.com
Cultura
Projeto propõe criação do Dia do Capoeirista no calendário de Guarabira
A Câmara Municipal de Guarabira recebeu, nesta terça-feira (8), um projeto de lei que propõe a criação do Dia do Capoeirista no calendário oficial do município. A data seria celebrada anualmente em 3 de agosto.
O Projeto de Lei nº 229/2026 é de autoria do vereador e presidente da Câmara, Júnior Ferreira, e busca reconhecer a capoeira como manifestação cultural brasileira e patrimônio imaterial, destacando sua relação com a cultura e a identidade afro-brasileira.
Entre as ações previstas estão atividades para divulgar os diferentes elementos da capoeira, resgatar a história da prática em Guarabira, ampliar sua presença em escolas e espaços públicos e fortalecer o trabalho desenvolvido pelos grupos locais.
O texto também permite que as atividades alusivas à data sejam promovidas pelo poder público, sociedade civil e iniciativa privada, individualmente ou por meio de parcerias.
A proposta destaca a capoeira como uma manifestação que reúne luta, dança, música, história e resistência, além de reconhecer a contribuição dos praticantes para a preservação dessa expressão cultural.
O projeto seguirá os trâmites legislativos para análise e votação dos vereadores. Se aprovado e posteriormente sancionado, o Dia do Capoeirista será incluído no calendário oficial de datas comemorativas de Guarabira.
Brejo.com com Secom
Cultura
Nal Fernandes destaca ação da Cia. Torre de Papel contra violência à mulher
O vereador Nal Fernandes (REP) apresentou o Voto de Aplausos nº 82/2026 à Cia. Cênica Torre de Papel pela realização da oficina “Conhecer para se Proteger”, promovida em alusão à campanha Agosto Lilás.
A atividade foi realizada no dia 25 de agosto, na Associação dos Amigos do Bairro Santa Terezinha, em Guarabira, levando à comunidade informação e conscientização sobre a prevenção da violência contra a mulher, a identificação de situações de risco e a importância do acesso à informação como instrumento de proteção.
Na justificativa, Nal destacou ainda a importância de levar esse debate para dentro das comunidades, valorizando a arte, a educação e o diálogo como ferramentas de transformação social e promoção da cidadania.
O parlamentar ressaltou que a homenagem representa o reconhecimento do Legislativo à iniciativa e à contribuição da companhia para o enfrentamento à violência contra a mulher em Guarabira.
Secom
-
Policial1 dia atrásCaminhoneiro é preso na Bahia com mais de 500 kg de drogas que abasteceriam o Brejo paraibano
-
Cidades5 dias atrásAcidente na PB-073, em Guarabira, deixa três feridos; um ficou em estado grave
-
Política3 dias atrásMineira de 21 anos é mulher mais jovem a ser eleita deputada federal
-
Política2 dias atrásEleitor que faltou ao primeiro turno pode votar no segundo
-
Educação6 dias atrásUFPB terá seis novos cursos e 340 vagas em João Pessoa e Bananeiras a partir de 2027
-
Saúde6 dias atrásPortaria libera doação de sangue de pessoas com mais de 70 anos
-
Política3 dias atrásEleições 2026: Cresce representatividade feminina na Assembleia Legislativa da PB
-
Policial6 dias atrásOperação apreende 36 botijões de gás e prende uma pessoa em flagrante por venda irregular






