Conecte-se conosco

Cultura

Resultado da Lei Paulo Gustavo, em Guarabira, será divulgado neste mês de outubro

Publicados

em

A Secretaria de Cultura e Turismo, do município de Guarabira, informou no último dia 26, que todas as propostas inscritas na Lei Paulo Gustavo encontram-se em fase de avaliação e o resultado deverá ser divulgado até o dia 20 de outubro, de acordo com o cronograma publicado em 29 de agosto último, no Diário Oficial do município.

O secretário da pasta da cultura, Tarcísio Pereira, explicou que os editais de Guarabira tiveram um grande número de inscritos e que a secretaria está seguindo todos os trâmites da lei e de acordo com o cronograma das Etapas de Execução. Ao todo, segundo ele, foram 351 inscritos nos quatro editais, e as propostas estão sendo avaliadas por 8 profissionais brasileiros, com atuação em outros estados, os quais foram também selecionados por meio de edital, numa análise criteriosa de currículos e experiência com todas as áreas da cultura.

Anúncio


Os avaliadores que estão analisando as propostas de Guarabira são dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco. “São pareceristas profissionais que se inscreveram no Edital nº 4 de Guarabira, destinado à seleção de avaliadores sem nenhum vínculo de aproximação com artistas locais, a fim de garantirmos transparência e imparcialidade no processo”, informou o secretário, acrescentando que os nomes dos avaliadores estão publicados no Diário Oficial do dia 19 de setembro e também na página da Lei Paulo Gustavo, a qual se encontra disponível no site da Prefeitura Municipal de Guarabira.

O secretário disse ainda que, apesar da previsão do Resultado para o dia 20 de outubro, a publicação pode acontecer antes, dependendo da entrega do resultado por parte dos avaliadores. “Mesmo com o cronograma que dispõe sobre o período de cada etapa, as datas são passíveis de ajustes, mas os avaliadores estão dentro do prazo e têm até o dia 17 de outubro para nos fazer a entrega”, garantiu o secretário.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Guarabira inaugura Casa das Artesãs e dá início ao programa Guarabira Tem Talento

Publicados

em

Na tarde desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Guarabira entregou à população a Casa das Artesãs, um novo espaço localizado na Praça João Pessoa, no Centro da cidade. A iniciativa visa fortalecer a valorização do artesanato local, oferecendo um ambiente permanente para que artesãs guarabirenses possam expor e comercializar seus produtos.

A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Léa Toscano, do vice-prefeito Raimundo Macedo, de secretários e vereadores, além da deputada estadual Camila Toscano.

Anúncio


Um dos momentos emocionantes do evento foi a homenagem à artesã Dona Mocinha, cujo nome agora batiza a Casa das Artesãs. Seu neto, Matheus Vinícius, falou em nome da família, agradecendo o reconhecimento e relembrando com carinho o legado da avó.

Logo após a inauguração, a Praça João Pessoa também se transformou em palco para o Guarabira Tem Talento, programa criado para incentivar artistas locais com apresentações culturais abertas ao público. Nesta primeira edição, Socorro Procopio, Leny Costa e Nildo Manga deram início ao projeto.

A prefeita Léa Toscano destacou a importância dos dois momentos para a cultura da cidade. “Hoje é um dia muito especial para Guarabira. Estamos entregando um espaço pensado especialmente para as nossas artesãs e iniciando um projeto que valoriza os artistas da terra. Vamos seguir investindo naquilo que faz a nossa cidade pulsar, o talento e a força do nosso povo”, afirmou.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Pirpirituba sedia reunião para etapa do Raízes do Brejo 2025

Publicados

em

Foto: Reprodução/Divulgação

Aconteceu, na tarde da quarta-feira (12), na cidade de Pirpirituba, Agreste paraibano, a primeira reunião dos municípios que participam da rota cultural Raízes do Brejo, para definir a realização da edição dos 2025.

A reunião, coordenada pelo Fórum de Turismo do Brejo, definiu junto aos municípios que o evento acontecerá de outubro a dezembro e deverá contar com a participação de 10 cidades após a inclusão de Juarez Távora.

Anúncio


Se fizeram presentes na reunião os prefeitos Danilo Rocha (Pirpirituba ), Myllena Nayara (Duas Estradas), Antônio Justino (Dona Inês), Camaf Douglas (Lagoa de Dentro) e secretários representando os municípios de Alagoinha, Guarabira, Belém, Serra da Raiz e Pilõezinhos. 

Ainda participaram da reunião representantes do Banco do Nordeste e do Sebrae.

Blog de Felipe Silva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Vereadora pede que seja realizado Festival Nordestino de Teatro em Guarabira

Publicados

em

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou durante a sessão deliberativa da última quinta-feira (13), requerimento de autoria da vereadora Neide de Teotônio (PSB), solicitando da prefeita de Guarabira, Léa Toscano (União Brasil), que a gestão promova um festival de teatro para atender anseios do setor artístico.

“Solicito a Prefeita de Guarabira, Léa Toscano, a realização do Festival Nordestino de Teatro atendendo aos anseios dos artistas de Guarabira”, diz o requerimento.

Anúncio


A vereadora disse quem tem recebido de artistas guarabirenses pedidos para que a cidade volte a promover o festival, pois é importante para atrair espetáculos teatrais de vários estados do Nordeste e torna-se uma opção importante de entretenimento para a cidade.

Neide agradeceu a seus pares pela aprovação da matéria por unanimidade e afirmou que vai procurar tanto a prefeito quanto o secretário de Cultura, Clemilson França, a fim de conversar sobre a importância do evento para a cidade e região.

Ascom/CMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas