Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Sebrae Paraíba incentiva produção de mel na região do Brejo

Publicados

em

Desde o mel tradicional, utilizado para adoçar comidas e bebidas, até a linha fitoterápica, com xaropes acrescidos de mel e própolis, agrião, romã ou gengibre.

Tudo isso é produzido em Pirpirituba, Brejo paraibano, por uma associação composta por 22 apicultores e que, desde a fundação, em 1996, é apoiada pelo Sebrae Paraíba.

Agora, o apoio virá em forma de consultoria para obter a certificação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para aumentar a produção e vender os produtos em supermercados e farmácias do estado.

De acordo com o presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Pirpirituba, Renaud Lucena, o apoio do Sebrae Paraíba tem sido fundamental para o desenvolvimento do segmento na região.

“Sempre que precisamos, o Sebrae apoia, seja com exposição de produtos, capacitações ou consultorias. Agora, nosso suporte será com a parte burocrática da certificação junto ao Mapa, já que nossos produtos já são feitos dentro das exigências dos órgãos de fiscalização e controle”, explicou.

Atualmente, os apicultores da associação conseguem produzir cerca de meia tonelada de mel por mês. A expectativa para o próximo ano é de aumentar para três toneladas, o que será possível após a certificação.

“Assim, poderemos entrar em farmácias e supermercados. Nossa linha de produtos é composta por 22 itens, incluindo mel em garrafas e bisnagas de diversos tamanhos e xaropes fitoterápicos. Tínhamos esse desejo de fracionar e agregar valor aos produtos para aumentar a margem de lucro dos produtores”, afirmou o presidente da associação.

A associação, que já participou de outras edições da Expofeira Paraíba Agronegócios, vai expor nesta edição também.

“Estamos otimistas, apesar de saber que a situação atual do país e financeira das pessoas não está tão boa. Ficaremos satisfeitos se tivermos a mesma margem de lucro do ano passado, embora a intenção vá além da comercialização. A expofeira é uma boa oportunidade para divulgarmos a nossa marca”, frisou.

A 51ª edição da Expofeira Paraíba Agronegócios será aberta neste domingo (16), às 16h, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

A Expofeira é realizada pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Sistema Faepa/Senar, Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Durante o evento, o Sebrae terá o Salão do Agronegócio, espaço onde serão realizadas palestras, oficinas e consultorias aos produtores do segmento do agro.

 

Fonte: Paraiba Online

Brejo/Agreste

Iniciadas primeiras colunas de concreto para ampliação da ponte central de Pilõezinhos

Publicados

em

A Prefeitura de Pilõezinhos, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início a concretagem das primeiras colunas para a ampliação da ponte central do município, que fica localizada na Praça São Sebastião, no centro da cidade, no último sábado (22).
Esta ampliação da passagem molhada do centro da cidade dará maior possibilidade para tráfego de veículos de grande porte, e ainda possibilitará também, mais espaço para a realização dos eventos tradicionais do município, a exemplo da festa do padroeiro São Sebastião.
A prefeita Mônica Cristina esteve acompanhando, junto ao secretário de infraestrutura Fabrício Almeida, toda a realização das implantações das primeiras colunas de concreto que foram colocadas na manhã deste sábado.
“Graças a Deus estamos realizando um sonho que há muitas décadas a população esperava por este feito. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos ao Governo do Estado pela parceria, por acreditar em nosso trabalho e na nossa gestão. Pois é assim que a gente trabalha, com respeito e, acima de tudo, com compromisso para com o nosso povo”- disse a prefeita Mônica Cristina.
A Gestão Municipal vem trabalhando diariamente para dar melhor condições de vida para a população do município, com realizações de pavimentações, perfurações de poços artesianos, melhoria nas estradas da zona rural do município. Além da realização dos pagamentos dos funcionários devidamente em dia, bem como o terço de férias e décimo terceiro salário.
Assessoria/PMP

Continue lendo

Brejo/Agreste

Cadastramento para fiscal do Concurso da Prefeitura de Pilõezinhos acontece até a próxima quarta, 26

Publicados

em

Está aberto, até a próxima quarta-feira (26),  o prazo de cadastramento para os interessados em trabalhar como fiscal durante a aplicação das provas do Concurso Público da Prefeitura de Pilõezinhos. As vagas são destinadas a servidores  do Centro de Humanidades e da educação básica de ensino municipal e estadual.

Para efetuar o cadastro, é preciso se dirigir à secretaria da Direção do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba  (UEPB), nos turnos manhã ou tarde.

Ascom-CH

Continue lendo

Brejo/Agreste

Cagepa encontra desvio de água em Alagoa Nova que servia para irrigar capim

Publicados

em

A Cagepa realizou na última semana uma fiscalização na cidade de Alagoa Nova, Brejo paraibano, onde foi detectado desvios e furtos de água para pequenos reservatórios, abastecimento de residências e até para irrigar plantação de capim.

A informação foi divulgada pelo gerente regional da Cagepa, Ronaldo Meneses, durante entrevista à Rádio Campina FM nesta sexta-feira, 05.

Ele disse que foi percebido, no mês de setembro, uma diminuição na vazão do volume de água que provocou um desabastecimento na cidade.

– Inicialmente investigamos se era um problema de ordem eletro mecânica no sistema e foi verificado que não havia nenhum problema nessa ordem. Depois percorremos toda a adutora para encontrar o que estava causando essa diminuição de água. Verificamos irregularidades como vazamentos provocados e rompimentos na adutora para que a água fosse desviada, além de ligações clandestinas – disse.

Ronaldo disse que a quantidade de água, que normalmente deve chegar ao município, é de pelo menos 14 litros por segundo e houve dias em que a vazão estava entre 3 e 4 litros por segundo.

Ele ressaltou que as ações foram realizadas junto com a Polícia Militar Florestal. As ligações clandestinas foram retiradas e os reparos realizados e que a mais de 70% da população de Alagoa Nova já está com o abastecimento normalizado.

Ronaldo ainda disse que um relatório será enviado ao Ministério Público para que os responsáveis sejam punidos e alertou que é preciso coibir esse tipo de prática que é crime.

As informações são da Rádio Campina FM

 

Paraiba Online

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas