Conecte-se conosco

Cultura

Museu Nacional pedirá repasse de R$ 56 milhões para reconstrução

Foto: Divulgação

Publicados

em

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, vai participar hoje (30)  de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, em busca de um repasse de R$ 56 milhões para a instituição. O valor será usado na reconstrução do prédio, que pegou fogo no dia 2 do último mês e teve parte do acervo destruído.

Segundo a assessoria do Museu Nacional, Kellner redigiu uma carta pública na qual sugere a elaboração de emenda parlamentar que garanta o valor. Se aprovada, a quantia será destinada para reconstruir a parte histórica do museu, incluindo o Palácio, sala do trono e fachada do prédio.

No encontro, o diretor e deputados federais devem conversar sobre as questões do museu e as perspectivas para os próximos anos. A população também pode participar da audiência enviando perguntas pelo site da Câmara.

Fonte: Agência Brasil

Avalie esta postagem
Apoio

Cultura

Abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio em Pilões tem policiamento realizado pelo 4º BPM

Publicados

em

Foto: Divulgação

O 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizou, na noite dessa quarta (10) e início da madrugada desta quinta-feira (11), o policiamento da primeira noite da 14ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio, realizada na cidade de Pilões e que foi concluída sem o registro de ocorrências de destaque. Na cidade, a programação será encerrada no domingo (14) e, durante todas as noites, o planejamento de segurança elaborado pelo 4° BPM será colocado em prática.

Na primeira noite do evento, estiveram trabalhando guarnições da Força Tática, CPTan, Destacamento de Pilões e do CPU (Coordenador de Policiamento da Unidade), tenente Danilo. Além de Pilões e Alagoa Grande, que integram a área do 4º BPM, outras sete cidades do Brejo sediarão a Rota Cultural Caminhos do Frio.

Assessoria 4º BPM

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

Programação do São Pedro do Nordeste terá apresentação da quadrilha ‘Mistura Junina’

Publicados

em

Além das quatro atrações musicais divulgadas para se apresentar na edição 2019 do tradicional São Pedro do Nordeste, a Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Cultura e Turismo anunciou nesta quarta-feira (26/6), que antes dos shows de palco, os participantes da festa vão contemplar o espetáculo dançante da quadrilha guarabirense ‘Mistura Junina’.

A festividade alusiva ao santo-padroeiro do bairro do Nordeste acontece durante dois dias no Parque do Encontro. Confira a programação.

Dia 28
À partir das 21h: Mistura Junina – Renno Poeta – Rafael Sacanão

Dia 29
À partir das 21h: Mistura Junina – Bonde do Brasil – Vinicius Mendes

Codecom-PMG

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Brasília vai sediar campeonato de quadrilhas juninas

Publicados

em

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Influência nordestina cria tradição de São João na capital federal.

A capital do Brasil será a capital dos festejos de São João fora de época. Nos dias 2, 3 e 4 de agosto, Brasília vai sediar o Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas, também conhecido como Brasileirão de Quadrilhas. Vinte e dois estados, além do Distrito Federal, participarão da 7ª edição do torneio que ocorrerá em Samambaia, uma das regiões administrativas mais populosas do DF.

A expectativa é que até 10 mil pessoas assistam o campeonato. “Brasília é uma referência forte em festa junina. Tem um estilo bem próprio de dançar. É bem caipira, é bem interessante”, atesta Michael Helry da Silva, presidente da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas e Grupos Folclóricos, Conaqj. Segundo ele, a cidade construída por candangos vindos especialmente do Nordeste, “herdou o amor pelos festejos juninos”.

Até hoje, 59 anos após a inauguração, metade dos imigrantes (49,88%) de Brasília são oriundos de um dos estados do Nordeste, especialmente da Bahia (143 mil pessoas), Piauí (137 mil) e do Maranhão (136 mil), conforme os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (2018), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Os dados populacionais não computam, porém, os filhos dos imigrantes que hoje passam a animar as quadrilhas juninas da capital, gente como o professor de educação física Patrese Ricardo da Silva Mendes, filho de cearense, que coordena as quadrilhas Formiga da Roça e Coisas da Roça, ambas da região administrativa de São Sebastião, a 24 km do Plano Piloto.

Confira a matéria completa no link abaixo:

Agência Brasil

 

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas