Conecte-se conosco

Cultura

Aluna da rede estadual em Guarabira está na Espanha, pelo programa Gira Mundo

Foto: Divulgação

Publicados

em

O Governo do Estado enviou 50 estudantes da Rede Estadual de Ensino para a Espanha, por meio do Programa Gira Mundo, nessa sexta-feira (9). A solenidade de pré-embarque foi realizada no auditório do Liceu Paraibano, em João Pessoa. O embarque aconteceu às 22h, no Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes Gilberto Freyre, em Pernambuco. Entre esses alunos está a guarabirense Giovanna Santos, aluna do Colégio Estadual de Guarabira.

Giovanna já está na Espanha após 8h de voo para a capital Madri. Após o desembarque ela e os demais seguiram viagem para o sul da Espanha, onde foram divididos entre 15 escolas públicas e cursarão um semestre letivo. Os estudantes residirão em casa de famílias nativas do país e vão receber bolsa auxílio para despesas pessoais e passagens, além de seguro saúde, custos financiados pelo Governo do Estado. Durante a estada na Espanha, os estudantes deverão desenvolver um projeto que será aplicado em sua escola e região no regresso ao Brasil. O retorno será no dia 5 de Março de 2019.

Programa Gira Mundo – Segundo o coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, o objetivo geral do Programa é oportunizar os estudantes da Rede Estadual de Ensino a experiência cultural e pedagógica, como também o acesso a novos métodos de ensino, para que eles se desenvolvam e cresçam em conhecimento.

Na edição 2018, o Programa ofertou 200 vagas na modalidade estudante, sendo 100 para o Canadá, 50 para a Espanha, 25 para Portugal e 25 para a Argentina.

Fonte: Portal Midia

Cultura

Anunciada mais cinco atrações para a Festa da Luz 2019

Publicados

em

A grade de atrações da Festa da Luz 2019, no que se refere ao Palco Luz [palco principal da festa], está prestes a se fechar. Na última quinta-feira (3/01), durante a primeira edição do seu programa semanal de Rádio, o prefeito Zenóbio Toscano, divulgou mais cinco espetáculos musicais que irão se apresentar na maior festa de padroeiro do interior do Nordeste. Sendo os jovens forrozeiros Henry Freitas, Luan Estilizado, a ex-Magníficos Samya Maia e a jovem cantora sertaneja Maria Clara.

De acordo com o prefeito as atrações já confirmadas são: 
Marília Mendonça e Vinícius Mendes – no dia 29/1 (abertura da festa)
Wesley Safadão, Maria Clara e Henry Freitas – no dia 30/1
Xand Avião, Samya Maia e Luan Estilizado – no dia 31/1
Mano Walter e Aldair Playboy; no dia 1º de fevereiro (encerramento da festa).

Durante a festividade, doze atrações passam pelo Palco Luz, o palco principal da festa; além dos artistas que são contratados para se apresentarem no Brega Luz, o qual é um espaço dedicado aos amantes da música brega e da sofrência. No ‘Conversa com o Prefeito’ desta quinta, as linhas telefônicas ficaram abertas para que o público pudesse opinar acerca das atrações bregas de sua preferência, em relação a edição deste ano.

A Festa da Luz é realizada durante quatro noites, de 29 janeiro a 1º de fevereiro, em uma megaestrutura montada no Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, desde o ano de 2015, na gestão anterior do prefeito Zenóbio Toscano.

Codecom/PMG

Continue lendo

Cultura

Colégio da Luz realiza a 15ª edição do Auto do Natal Luz, sexta-feira, dia 21

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Auto do Natal Luz, na sua 15 a . Edição a ser realizada às 20:00h do dia 21 de dezembro de 2018, já se consolidou como o maior espetáculo natalino de Guarabira e toda a região do Agreste Paraibano, fato comprovado com a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos da Paraíba (Lei N° 9.111, de propositura do então Dep. Zenóbio Toscano, sancionada no Governo de José Maranhão e publicada no Diário Oficial de 09 de maio de 2010).

Contando com mais de 150 integrantes, entre alunos, ex-alunos, pais, professores, técnicos e artistas da cidade, o Auto do Natal Luz cumpre também o seu objetivo de espaço de integração sociocultural entre a escola e a comunidade local. Prova disso, é a realização gratuita de Oficinas Teatrais e de Dança, abertas ao público, para posterior seleção do elenco com atores provenientes de pequenos grupos comunitários de teatro.

O espetáculo é encenado no pátio do Colégio da Luz, aproveitando a imponente fachada da escola como elemento de cena, uma vez que o prédio representa um dos símbolos arquitetônicos da cidade de Guarabira. Numa demonstração crescente de sucesso, o Auto do Natal Luz reúne plateias com mais de 2.000 espectadores, acomodados em cadeiras e camarotes, moradores de Guarabira e cidades vizinhas. A entrada é gratuita, com ingressos trocados antecipadamente por 2 kg de alimentos não perecíveis para a Campanha do Natal sem Fome.

Este ano, na sua décima quinta edição, com o ‘O NATAL DE FRANCISCO’, texto inédito do premiado Escritor, Ator e Diretor paraibano, Tarcísio Pereira, o Auto do “Natal Luz” 2018 (realizado pelo Colégio da Luz – Guarabira | PB, escola associada à Rede PEA UNESCO Brasil) encenará um espetáculo também direcionado aos ODSAgenda30 como Paz, Solidariedade, Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente. O evento terá a participação musical especial das Alunas LUZ, Ranna Andrade (Semifinalista do The Voice Kids 2018 e Cantora Profissional), Maria Eduarda David (Cantora Profissional) e outros(as) cantores(as) convidados(as).
‘O NATAL DE FRANCISCO’ contará a história de São Francisco de Assis, idealizador do 1 o . Presépio da Cristandade, em 12223 (Séc. XIII), na cidade italiana de Greccio. São Francisco, o Irmão Sol, também conhecido como Protetor dos Animais, quis mostrar aos camponeses locais, como a Criança Divina veio ao Mundo para trazer o Amor, a Esperança, a Fé e a Paz à Humanidade.
Destinamos um Lote de Senhas do #AutodoNatalLuz2018 para serem trocadas por 2k de Ração Animal para a OPAM (ONG Proteção Animal Miguelzinho Gba). A OPAM estará representada no Elenco do Auto do Natal Luz 2018 pela criança, Ronald Oliveira e a
Gatinha, Vida.

O “Auto do Natal Luz 2018” – ‘O NATAL DE FRANCISCO’ tem como Patrocinadores Masters: CLÍNICA SÃO LUCAS GUARABIRA | ELEVA EDUCAÇÃO | SISTEMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL E É UMA REALIZAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ GUARABIRA – PARAÍBA.
(ROSANA DIÔGO DE LIMA (83 – 9 9913 1317 | rosaluna_63@hotmail.com)
COORDENADORA DE ARTE E COMUNICAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ – GUARABIRA/PB
PRODUTORA, REGENTE MUSICAL E DIRETORA GERAL DO “AUTO DO NATAL LUZ”

SOBRE A ORIGEM DO “AUTO DO NATAL LUZ”

O Auto do “Natal Luz” teve sua origem em 1995, quando alunos (as) do Colégio da Luz encenaram “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” (Maria C. Machado), sob Direção de Moacir Nunes, no Teatro Geraldo Alverga.

Posteriormente, o Coral “Luz em Canto”, também do Colégio da Luz, começou a fazer Cantatas Natalinas nas praças da cidade e em 2004, a peça “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” foi encenada pela primeira vez em um palco ao
ar livre à frente da fachada principal do Colégio da Luz, sob a Direção de Maurício Evaristo e a participação do músico, compositor e ator, Artur Silva, como um dos colaboradores.

A partir daí, o espetáculo começou a tomar grandes proporções com a Produção e Direção Musical de Rosana Diôgo e as Direções de Keila Fonseca e depois, Kalline Brito.

Atualmente, o Auto do Natal Luz é visto, gratuitamente, por um público de mais de 2.500 pessoas, composto pelos guarabirenses e visitantes de cidades vizinhas. O elenco do Auto do Natal Luz é formado por alunos(as),
professores(as), ex-alunos(as), pessoas da comunidade e atores convidados, a exemplo de Vando Farias, Dante Alighieri e Marcelo Félix (ex-alunos e ex-professores do CENSL).

‘O NATAL DE FRANCISCO’

Texto: TARCÍSIO PEREIRA | Direção: KALINNE BRITO | Iluminação: FABIANO DINIZ
Coordenação Musical: ROSANA DIÔGO e ROGÉRIO WILKER | Cenografia: PAULO LINO,
ARLINDO JOSÉ e PAULA RÉGIS | Coreografias: NEIDE RAMOS e KALLINE BRITO |

Produção e Direção Geral: ROSANA DIÔGO

Pátio do Colégio da Luz | Guarabira-Pb |21/12/2018 | 20:00h

Fonte: Colégio da Luz

Continue lendo

Cultura

Museu Nacional pedirá repasse de R$ 56 milhões para reconstrução

Publicados

em

Foto: Divulgação

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, vai participar hoje (30)  de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, em busca de um repasse de R$ 56 milhões para a instituição. O valor será usado na reconstrução do prédio, que pegou fogo no dia 2 do último mês e teve parte do acervo destruído.

Segundo a assessoria do Museu Nacional, Kellner redigiu uma carta pública na qual sugere a elaboração de emenda parlamentar que garanta o valor. Se aprovada, a quantia será destinada para reconstruir a parte histórica do museu, incluindo o Palácio, sala do trono e fachada do prédio.

No encontro, o diretor e deputados federais devem conversar sobre as questões do museu e as perspectivas para os próximos anos. A população também pode participar da audiência enviando perguntas pelo site da Câmara.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas