Conecte-se conosco

Tecnologia

Decreto institui a Rede Nacional de Governo Digital

Foto: Ilustração

Publicados

em

O presidente Michel Temer assinou nesta segunda-feira (26) o decreto que institui a Rede Nacional de Governo Digital, que tem como objetivo integrar plataformas de prestação de serviços ao cidadão nas três esferas: federal, estadual e municipal. Ao participar da abertura da 4ª Semana de Inovação, em Brasília, Temer elogiou as iniciativas de eficiência e combate à burocracia que têm sido feitas nos últimos anos para que a administração pública brasileira seja cada vez mais digital e se aproxime das demandas e novidades século atual.

“A rede nacional de governo digital dá mostra clara desses aspectos [do emprego das novas tecnologias]. Ela é o passaporte da administração pública para século 21. Pensamos todos que o cidadão espera serviços públicos à altura do nosso tempo, mais ágeis e de qualidade. Uma atuação, em síntese, mais racional do Estado brasileiro. Naturalmente, o combate incansável à corrupção, ao desperdício, a procedimentos desnecessários que só dificultam a vida da população”, afirmou.

O governo federal já tem uma plataforma lançada no início deste ano, que reúne, segundo o Ministério do Planejamento, quase dois mil serviços e benefícios ao cidadão. O desafio com o lançamento da nova rede é reunir a colaboração de estados e municípios em prol da economia de recursos e do compartilhamento de soluções digitais. Segundo Temer, a administração pública deve se adaptar à realidade atual. Ele mencionou como exemplo as transformações ocorridas recentemente nesse campo, que já geraram economia de R$ 600 milhões.

“O Brasil e o mundo vivem tempos interessantes que convivem pedaços do passado e do futuro. O setor público não está imune a este fenômeno. De um lado, continua herdeiro de práticas obsoletas, que ainda pesam sobre a máquina administrativa. De outro, há avanços que se acumulam, apontam no sentido da transparência, desburocratização e eficiência”, disse.

Logo após o evento, ocorrido no instituto de ensino do Tribunal de Contas da União, foram revelados os vencedores da primeira edição do Prêmio Inova MP, que seleciona servidores públicos com ideias inovadoras para resolver os principais desafios da gestão pública federal.

Rede Gov.Br

A nova rede pretende aproximar as soluções digitais disponibilizadas aos cidadãos de forma integrada. Segundo o governo, a intenção é eliminar o paralelismo de esforços empreendidos atualmente para problemas comuns, melhorar o ambiente de negócios no Brasil, a capacitação de servidores públicos e estimular a inovação na área. Segundo o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, a digitalização dos serviços nas três esferas da União possibilitará a economia de recursos e o compartilhamento de soluções.

“Apenas este ano, fizemos a transformação digital de mais de 50 serviços e outros 150 estão nesse momento em transformação”, disse Colnago, referindo-se ao site servicos.gov.br, que atua a nível federal. O portal reúne em um só lugar cerca de 1.800 serviços, dos quais 700 são completamente digitais. O ministro citou como exemplo o alistamento militar obrigatório, que antes exigia o deslocamento de quase dois milhões de jovens brasileiros. “Uma economia de tempo e dinheiro, para o cidadão e o Estado”, ressaltou.

Como principais tarefas, a rede recém-criada se propõe a dar continuidade à transformação digital de serviços públicos, criar um login único do cidadão e a plataforma de compartilhamento e análise de dados (GovData). Exemplos dos novos serviços são a prefeitura de Blumenau (SC) e o governo de Alagoas, que já iniciaram um mecanismo de autenticação única para cidadãos e empresas. “Devemos ser claros. Sem governança adequada, não seremos o país próspero e justo a que todos aspiramos, daí a importância atribuída à rede nacional de governo digital”, disse Temer.

Semana de inovação

O lançamento da rede marca a abertura da 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública, que reunirá nos próximos dias 2,5 mil pessoas para palestras, mesas de discussão e oficinas. O evento contará com a participação de referências da área nacionais e internacionais, como membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Fundação Getulio Vargas (FGV) e representantes dos governos do Reino Unido, México, Portugal e Finlândia.

Fonte: Agência Brasil

Negócios e Ofertas

Headphones e Mouses você encontra na Infortel em Guarabira

Publicados

em

Fotos: Divulgação

A loja INFORTEL localizada no centro de Guarabira tem o roteador ideal para sua casa ou escritório. Confira os modelos disponíveis:

Todo mundo sabe que música é quase como um combustível para algumas pessoas. Esse headphone tem uma qualidade singular, além de um design fantástico. Passe na Infortel o quanto antes e confira nossas novidades.

Esse é o Mouse Gaming, ideal para os gamers ou profissionais que trabalham com um detalhes extremos, e também para aquelas pessoas que gostam de um estilo único. Passe na INFORTEL e confira!

A INFORTEL fica localizada na Avenida Dom Pedro II, 257, Centro, Guarabira, PB, fone: (83) 3271-3200 ou pelo WhatsApp(83) 99352-0090

Siga INFORTEL nas redes sociais: Instagram.com/infortelgba e facebook.com/infortelgba

Da redação do brejo.com com informações da Infortel Guarabira

Continue lendo

Cidades

Equipe de escola de Cuitegi conquista 1º lugar no Torneio Juvenil de Robótica

Publicados

em

Foto: PB Agora

O Torneio Juvenil de Robótica é um evento gratuito de abrangência nacional que ocorre desde 2009.

Uma equipe de robótica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Odilon Nelson Dantas, do município de Cuitegi, no Brejo paraibano, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR). Com isso, eles se classificaram para a etapa nacional da competição.
A competição aconteceu no último sábado (5), no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), na Região Metropolitana de João Pessoa. Os alunos conseguiram o primeiro lugar nas categorias dança e resgate no plano. A final acontece em São Paulo, de 29 de outubro a 3 de novembro.
De acordo com o professor orientador da equipe, João Nascimento, 6 alunos participaram da competição. A equipe da escola estadual já foi finalista da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) etapa Paraíba 2015, 2016 e 2019. Em 2016, ela subiu ao pódio com o 2° lugar da etapa regional e 1° lugar na categoria robô mais elegante do evento na etapa final da OBR/PB. Em 2019, conquistou o 1° lugar do estado na categoria determinação. E em 2017, conseguiu o 1° lugar em 3 categorias no TJR/PB.
O Torneio Juvenil de Robótica é um evento gratuito de abrangência nacional que ocorre desde 2009, para difusão da Robótica no ambiente escolar da Educação Básica até a Educação Superior. A competição tem inúmeros desafios, planejados para o estudo e desenvolvimento da robótica para robôs autônomos.
 
Do PB Agora

Continue lendo

Tecnologia

INFORTEL Guarabira tem o roteador que você precisa. Confira os modelos!

Publicados

em

Foto: Divulgação

A loja INFORTEL localizada no centro de Guarabira tem o roteador ideal para sua casa ou escritório. Confira os modelos disponíveis:

Estabilidade na conexão do seu Wi-fi é primordial para sua empresa e inclusive na sua casa. Este roteador tem a garantia de 5 anos pelo fabricante, e oferece uma conexão estável e de qualidade.

Já pensou em divulgar sua empresa de forma indireta com a ajuda dos seus clientes? Este roteador é a ferramenta que você precisa! Vá na Infortel Guarabira e garanta o seu o quanto antes.

Você ter um roteador eficaz que leva a sua internet é essencial. Pensando na sua tranquilidade de ter internet na sua casa ou na sua empresa em todos os comodos, a Infortel Guarabira te da um desconto de 15% para pagamento à vista. Oferta por tempo limitado.

A INFORTEL fica localizada na Avenida Dom Pedro II, 257, Centro, Guarabira, PB, fone: (83) 3271-3200 ou pelo WhatsApp(83) 99352-0090

Siga INFORTEL nas redes sociais: Instagram.com/infortelgba e facebook.com/infortelgba

Da redação do brejo.com

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas