Conecte-se conosco

Tecnologia

Dez cidades da Paraíba terão sinal analógico desligado em uma semana; veja dicas

Publicados

em

Foto: Divulgação

O sinal analógico será desligado dentro de uma semana, na próxima quarta-feira (5), em Campina Grande e outros nove municípios da região. Por isso, a população desses locais deve verificar se as televisões e antenas estão preparadas para receber o sinal digital.

Além de Campina Grande, o sinal analógico também será desligado em Alagoa Nova, Areial, Caturité, Esperança, Lagoa Seca, Massaranduba, Montadas, Puxinanã e São Sebastião de Lagoa de Roça.

Anúncio


Os aparelhos de LED, LCD ou plasma com selo DTV estão aptos a receber o novo sinal, de acordo com a Seja Digital, entidade responsável por garantir o acesso sinal. No entanto, no caso dos dispositivos que não têm o selo, é necessário ler o manual do produto ou entrar em contato com o fabricante.

Embora os televisores de tubo não sejam digitais, não é preciso comprar um novo aparelho, mas conversores digitais, compatíveis com cada modelo, devem ser instalados.

Também é necessário conferir se a antena é apropriada para receber o novo sinal. Segundo a Seja Digital, três tipos podem ser utilizados:

  • Externa, usada no telhado das casas, é a mais indicada para captar o sinal digital;
  • Interna, pouco recomendada para captar o sinal digital, porque pode sofrer influência de barreiras, como paredes;
  • Coletiva, indicada para captar o sinal digital em prédios ou condomínios.

Para esse último modelo, é recomendado que os síndicos e administradores dos locais confiram se a antena coletiva é digital e se está apontada para a torre de transmissão.

As famílias de baixa renda dos municípios que serão afetados podem retirar gratuitamente um kit de conversão – com antena, controle remoto e conversor – distribuído pela Seja Digital, desde que estejam cadastradas em programas do Governo Federal.

É possível saber se tem direito e agendar a retirada dos dispositivos, por meio do telefone 147, em mutirões que são realizados ou no site da entidade, ao informar o Número de Identificação Social (NIS).

Fonte: G1 PB

Rate this post
Anúncio


Tecnologia

Crimes na web contra crianças se modernizaram, dizem especialistas

Central da ONG Safernet recebeu mais de 111 mil denúncias em 2022.

Publicados

em

Pixabay

Em 2022, o Brasil totalizou 111.929 denúncias de armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil, encaminhadas à organização não governamental Safernet. O dado foi divulgado hoje (7), pela entidade, que realiza evento para marcar o lançamento do balanço, com autoridades no assunto, na capital paulista.

Em 2021, o número foi 9,9% menor. Naquele ano, a central recebeu 101.833 notificações desse tipo de crime.

Anúncio


Para a procuradora da República Priscila Costa Schreiner, que integra um grupo de combate a crimes cibernéticos do Ministério Público Federal, além do aumento nas denúncias, o que se observa é também uma evolução das ferramentas usadas pelos criminosos. Isso tem feito com que equipes especializadas no enfrentamento busquem se atualizar.

Priscila pontuou, ainda, que o aumento de violações a criança acompanha um crescimento quanto à conscientização sobre a importância de comunicá-las. “O mundo do crime se moderniza, se moderniza com muito mais velocidade dentro da internet”, complementou.

A pesquisadora Jessica Taylor Piotrowski, docente da Universidade de Amsterdam, disse que, atualmente, medidas como a restrição de idade não têm mais adiantado, sozinhas. Tal questão também foi levantada pela pesquisadora Veriety McIntosh, especialista em realidade virtual.

Em sua apresentação, Jessica ressaltou que a internet tem, hoje, um grau maior de complexidade e que há recursos que as crianças ainda não compreendem em sua totalidade. Como exemplo, a docente citou a inteligência artificial, algo revelado por um estudo de que participou.

Sobre os riscos a que as crianças estão sujeitas, ao acessar a internet, Jessica pontuou aspectos que também podem persistir na vida adulta, como a pornografia infantil, transtornos alimentares, a desinformação e a FOMO, sigla que, em inglês, resume a ideia de “medo de perder algo/algum acontecimento importante”. “Hoje, as pessoas têm uma hora a menos de sono, para ficar usando os dispositivos”, disse.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da UNIP é nota 5 na CAPES

Publicados

em

O Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Paulista – UNIP acaba de conquistar novo destaque junto à CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: agora ele é nota 5, conceito que corresponde a “Muito Bom” pelo órgão.

O resultado enobrece a Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIP ao refletir seu ensino de alto padrão e de acordo com as normas estipuladas pela CAPES e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e sua Câmara de Ensino Superior (CES).

Anúncio


Para a professora doutora Marina Soligo, vice-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Instituição, a Universidade Paulista entende a pós-graduação e a pesquisa como processos de qualificação do ensino e das práticas científicas, uma vez que os métodos de pesquisa instrumentalizam o acadêmico a descobrir e a entender a realidade, permitindo produzir conhecimento e contribuir para o avanço social.

“O investimento em pós-graduação e pesquisa fomenta a procura de novos parâmetros institucionais na persecução de seus objetivos e finalidades, tanto no ensino quanto na produção de conhecimento, ao mesmo tempo que contribui para a formação de profissionais com capacidade crítica e criativa”, explica a vice-reitora.

Atualmente, a UNIP oferece cinco Programas de Doutorado Acadêmico, cinco Programas de Mestrado Acadêmico, um Programa de Mestrado Profissional e 65 grupos de pesquisas em todas as áreas do conhecimento.

Conheça mais em: https://www.unip.br/cursos/pos_graduacao/strictosensu/

UNIP POLO GUARABIRA – Contatos: Telefone (83) 3271-6403 e WhasApp (83) 99661-4488. Endereço: Rua Presidente Epitácio Pessoa, 46, Centro, Guarabira – PB.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

5G será uma realidade a partir desta sexta em João Pessoa

Publicados

em

Depois de Brasília, João Pessoa está na lista das próximas cidades onde a nova geração da internet para telefonia móvel – o 5G – será ativada nesta sexta-feira, dia 29. Além da capital da Paraíba, que será a primeira do Nordeste, Belo Horizonte e Porto Alegre também passarão a oferecer essa evolução que mudará a forma como navegamos e interagimos no mundo virtual. A previsão é de que até 29 de setembro o 5G esteja ativado em todas as capitais do país e nos demais municípios até 2029, progressivamente.

Muito mais que a oferta de web ultrarrápida, com benefícios como mais velocidade para baixar e enviar arquivos e estabilidade de conexão, a entrada do 5G em operação abre um universo de novas possibilidades e, principalmente, oportunidades.

Anúncio


De acordo com Ruy Dantas, presidente da holding de comunicação Sin Group, a grande expectativa em torno do 5G se justifica porque, de fato, vai impactar e tornar ainda mais urgente a completa transformação digital da sociedade civil e, sobretudo, das empresas e do poder público.

Com a conexão em média 100 vezes mais rápida e tempo de latência (delay entre ação e resposta) de milissegundo, o 5G permitirá, por exemplo, uma cirurgia a distância ou, no mundo corporativo, avançar em cibersegurança e ativação de IoT (internet das coisas) com precisão.

Ruy Dantas, no entanto, destaca que nem todas as empresas se prepararam para essa verdadeira revolução. Segundo pesquisa da KPMG Brasil, continua o presidente do Sin Group, apenas pouco mais de 50% das corporações brasileiras incluiu o 5G no planejamento estratégico. Então, pode-se imaginar, complementa Dantas, o quão urgente é dedicar tempo e planejamento para sair na frente e alavancar negócios diante das perspectivas que a nova geração de internet móvel promoverá.

Ainda segundo Ruy, os executivos estão ávidos por conhecimento e informação sólida sobre o tema. “No Sin Group, estamos mapeando as possibilidades de novos negócios e oportunidades de projetos de inovação que o 5G permite. Para isso, além da nossa estrutura atual, criamos uma rede de parcerias estratégicas para atendermos com agilidade às demandas do mercado, ansioso em surfar nessa nova onda, que talvez possamos até chamar de ‘tsunami do bem’ ”, completa o empresário.

Por fim, o presidente do Sin Group chama a atenção para o fato de que ainda há inúmeros desafios para empresas e poder público para trilhar o caminho da inovação e transformação digital com a chegada do 5G, mas repete a máxima: quem chega primeiro, bebe água limpa.

MaisPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas