Conecte-se conosco

Cultura

Apresentações musicais, visuais e teatrais marcam abertura do Festival das Mulheres Artistas – ELAS

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira realizou, na noite desta quarta-feira (20), a abertura do Festival de Mulheres Artistas – ELAS, com três atrações que encantaram o público no centro da cidade. O ELAS é fruto da parceria das secretarias de Cultura e Turismo e de Políticas Públicas Para a Mulher.

O Festival ELAS tem o objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher. No entanto, foi aberto no dia em que se comemora os contadores de história. Dessa forma, o evento presta uma homenagem a guarabirense Luzia Tereza (In Memoriam), considerada a maior contadora de estórias do mundo.

O Teatro Geraldo Alverga foi o palco da abertura do evento, onde o prefeito Zenóbio Toscano agradeceu a todos pela presença ao mesmo tempo em que ressaltou a importância em promover este evento, que tem como objetivo propagar o talento da mulher brasileira por meio de diversas vertentes culturais. Após o discurso do chefe do Executivo, o público prestigiou o vídeo que conta a história de Luzia Tereza seguido da peça teatral “Violetas”, da Cia Violetas de Teatro.

Dando prosseguimento, foi aberta a exposição “Mulheres Que Pintam” na Galeria de Artes Antônio Sobreira, com obras de dez artistas de Guarabira e demais cidades do Estado. Por fim, o público dançou ao som da dupla de eletrococo Cumadi, tal como a dupla Nathanna & Marylanne. Ambas realizadas na Praça João Pessoa.

 

Codecom/PMG

Avalie esta postagem
Apoio

Cultura

Moleka 100 Vergonha vence concurso de Quadrilhas Juninas da Paraíba

Publicados

em

(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Com enredo sobre a importância da voz popular para o desenvolvimento de uma sociedade​, a quadrilha somou 357,4 pontos.

A quadrilha junina Moleka 100 Vergonha, de Campina Grande, venceu o concurso Paraíba Junino 2019 de Quadrilhas Juninas, realizado em Santa Rita. Com enredo sobre a importância da voz popular para o desenvolvimento de uma sociedade, a quadrilha somou 357,4 pontos.

O resultado foi divulgado no último dia de apresentação, na noite desta quinta-feira (20).

Com o tema “A nossa voz”, os quadrilheiros montaram uma espécie de teatro para simular o julgamento da voz. Durante as apresentações surgiram indagações sobre o papel dela para a sociedade.

As juninas Jageiro Seco (354,60 pontos) ficou em segundo lugar e a Sanfona Branca ( 343,60 pontos) a terceira posição do concurso.

Ao todo, 28 quadrilhas juninas se inscreveram na disputa municipal, que acontece desde a quarta-feira (19), mas uma dela, a Brasil Caboclo, não compareceu.

(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

A ‘Moleka 100 Vergonha’ foi a ganhadora de quatro títulos no Festival das Estrelas Juninas, realizado no dia 10 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo, durante o São João 2019. Agora a quadrilha vai se apresentar neste domingo (23), no concurso da Globo Nordeste, que acontece no Sesc Goiana, em Pernambuco.

O grupo também se classificou para o concurso nacional de quadrilhas juninas.

ClickPB

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Prefeito de Guarabira divulga a programação do São Pedro do Nordeste 2019

Publicados

em

Nesta quinta-feira (13/6) o prefeito interino Marcus Diôgo divulgou mais três atrações que irão se apresentar no tradicional São Pedro do Nordeste 2019. São estas: Renno, Rafael Sacanão e Vinícius Mendes.

Na semana passada o o gestor já tinha confirmado Bonde do Brasil. Desta feita, as quatro atrações são fechadas para a festividade, a qual é realizada no bairro mais populoso de Guarabira. O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho, no Parque do Encontro.

Confira a programação completa:
Dia 28 – Renno e Rafael Sacanão
Dia 29 – Bonde do Brasil e Vinícius Mendes

 

Fonte: Codecom-PMG

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Nesta quarta-feira: Guarabira dá início à maior exposição internacional de Arte Naif no Brasil

Publicados

em

Foto: Codecom/Arquivo

Tem início nesta quarta-feira (22), e segue até 30 de junho na cidade de Guarabira, a maior exposição internacional de arte naif no Brasil. Trata-se do FIAN – Festival Internacional de Arte Naif, que acontece em sua segunda edição reunindo um acervo de 174 obras pertencentes a 115 pintores de 13 países.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Guarabira, numa parceria com o Ateliê Adriano Dias, o II Fian vai promover o encontro de artistas naifs de várias nacionalidades, além de ser uma vitrine de importantes obras desse segmento das artes plásticas. Além da exposição, haverá a premiação das obras vencedoras com entrega do Troféu Pavão Misterioso, numa referência ao cordelista José Camelo de Mello Rezende, filho de Guarabira e autor do famoso folheto “Romance do Pavão Misterioso”.

Cerca de 60 artistas, de outros estados do Brasil e de alguns dos países participantes, estarão presentes à vernissage que acontece a partir das 7 da noite, no Centro de Documentação Cel. João Pimentel, localizado na Praça da Matriz. Após a abertura do salão, haverá atração musical na Praça João Pessoa, com participação do cantor Tinho Santos (da cidade de Areia) e do guarabirense Artur Neto.

O festival irá homenagear três importantes nomes ligados à arte naif. O baiano Waldomiro de Deus, um dos maiores expoentes dessa estética da pintura, já está na cidade desde a última segunda-feira e será o homenageado especial. O outro homenageado será Josenildo Suassuna, em memória, que faleceu no ano passado e será representado por familiares. Finalmente, como convidada especial, a museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu Internacional de Arte Naif, sediado no Rio de Janeiro, será homenageada por seus serviços prestados à promoção e difusão de vários artistas naifs no Brasil e exterior.

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, fará a recepção dos artistas convidados e disse que tomou a iniciativa para a realização desse evento por entender que Guarabira é um celeiro de grandes pintores, em especial da linguagem naif, e tem no povo seu povo uma grande identificação com essa arte. “Podemos afirmar que Guarabira está se tornando a Capital da Arte Naif do Brasil, por ser aquela que vem se consolidando entre os criadores dessa linguagem de todos os estados, além de ser o único município do Nordeste a possuir um museu com um valioso acervo de obras naifs que têm vindo de várias partes do mundo”, disse o prefeito.

SERVIÇO:

FIAN – Festival Internacional de Arte Naif
Data: 22 de maio (quarta-feira)
Hora: 19:30h
Local: Centro de Documentação/Museu de Arte Naif
(Praça da Catedral)
Centro de Guarabira

 

Secult/PMG

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas