Conecte-se conosco

Cultura

Nesta quarta-feira: Guarabira dá início à maior exposição internacional de Arte Naif no Brasil

Foto: Codecom/Arquivo

Publicados

em

Tem início nesta quarta-feira (22), e segue até 30 de junho na cidade de Guarabira, a maior exposição internacional de arte naif no Brasil. Trata-se do FIAN – Festival Internacional de Arte Naif, que acontece em sua segunda edição reunindo um acervo de 174 obras pertencentes a 115 pintores de 13 países.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Guarabira, numa parceria com o Ateliê Adriano Dias, o II Fian vai promover o encontro de artistas naifs de várias nacionalidades, além de ser uma vitrine de importantes obras desse segmento das artes plásticas. Além da exposição, haverá a premiação das obras vencedoras com entrega do Troféu Pavão Misterioso, numa referência ao cordelista José Camelo de Mello Rezende, filho de Guarabira e autor do famoso folheto “Romance do Pavão Misterioso”.

Cerca de 60 artistas, de outros estados do Brasil e de alguns dos países participantes, estarão presentes à vernissage que acontece a partir das 7 da noite, no Centro de Documentação Cel. João Pimentel, localizado na Praça da Matriz. Após a abertura do salão, haverá atração musical na Praça João Pessoa, com participação do cantor Tinho Santos (da cidade de Areia) e do guarabirense Artur Neto.

O festival irá homenagear três importantes nomes ligados à arte naif. O baiano Waldomiro de Deus, um dos maiores expoentes dessa estética da pintura, já está na cidade desde a última segunda-feira e será o homenageado especial. O outro homenageado será Josenildo Suassuna, em memória, que faleceu no ano passado e será representado por familiares. Finalmente, como convidada especial, a museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu Internacional de Arte Naif, sediado no Rio de Janeiro, será homenageada por seus serviços prestados à promoção e difusão de vários artistas naifs no Brasil e exterior.

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, fará a recepção dos artistas convidados e disse que tomou a iniciativa para a realização desse evento por entender que Guarabira é um celeiro de grandes pintores, em especial da linguagem naif, e tem no povo seu povo uma grande identificação com essa arte. “Podemos afirmar que Guarabira está se tornando a Capital da Arte Naif do Brasil, por ser aquela que vem se consolidando entre os criadores dessa linguagem de todos os estados, além de ser o único município do Nordeste a possuir um museu com um valioso acervo de obras naifs que têm vindo de várias partes do mundo”, disse o prefeito.

SERVIÇO:

FIAN – Festival Internacional de Arte Naif
Data: 22 de maio (quarta-feira)
Hora: 19:30h
Local: Centro de Documentação/Museu de Arte Naif
(Praça da Catedral)
Centro de Guarabira

 

Secult/PMG

Cultura

Atrações do Brega Luz são confirmadas e fecha programação da Festa da Luz 2020; confira

Publicados

em

A edição 2020 da Festa da Luz está com a sua programação fechada. Nesta quinta-feira (16/1) foram anunciadas as atrações do Brega Luz, o palco dedicado à música romântica popular e a sofrência. Os shows musicais serão de José Orlando, The Rossi, Tributo ao Brega, com quinze artistas da terra e a presença inédita de Gilliard.

A festividade deste ano acontecerá durante cinco noites, ao invés de quatro, sendo os dias 29, 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro, com apresentações de Wesley Safadão, Luan Santana, Mano Walter Xand Avião, Márcia Fellipe, entre outros. E, no dia 2, shows de louvor, com a presença de Rosa de Saron, Elison Júnior e Celione David.

As comemorações se iniciam no domingo (26) com a realização da I Corrida Luz, que será realizada a partir do Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima; local idealizado pelo prefeito Zenóbio Toscano, onde é realizada, com sucesso, a Festa da Luz, que entra para o seu 6º ano consecutivo. Sendo considerada pelos órgãos de segurança um local tranquilo para a realização de uma festa de grande aglomeração de pessoas.

Veja a íntegra de toda a programação da festa

Palco Luz
29/1 – Renno Poeta, Luan Santana e Raí Saia Rodada
30/1 – Henry Freitas, Wesley Safadão e Eric Land
30/1 – Giannini Alencar, Xand Avião e Gustavo Mioto.
01/2 – Luka Bass, Márcia Fellipe e Mano Walter
02/2 – Rosa de Saron, Celione David e Elson Júnior.

Palco Brega Luz
29/1 – José Orlando
30/1 – The Rossi
31/1 – Tributo ao Brega (Quinze Artistas de Guarabira)
01/2 – Gilliard

.

.

Por Codecom/PMG

Continue lendo

Cultura

Colégio Executivo realiza Cantata Natalina 2019

Publicados

em

Fotos: brejo.com

No último dia 18 de dezembro o Executivo Colégio e Curso realizou juntamente com seus alunos, professores e coordenadores, a III Cantata de Natal, intitulada Jesus Brilha, Ano 2019. O evento reuniu pais, familiares e convidados em uma apresentação bíblica do nascimento de Jesus Cristo. Confira nas fotos a seguir como foi a cantata do Colégio Executivo.

Confira o Roteiro dos Personagens:

Avô: Professor Júlio Francisco; Neta: Aluna Lara Mascarenhas; Deus: Aluno Klemerson; José: Aluno Ramon; Maria: Aluna Ewilla; Isabel: Aluna Elaine; Criança: Aluno Thomas; Anjo Mirim: Aluno Miguel; Anjo I: Aluno Vitor; Anjo II: Aluno Valter Pacheco; Zacarias: Aluno Vitor; Pedinte: Prof. César; Amiga I: Aluna Ester; Amigo II: Aluno Samuel.

Coral Infantil: Ensino Fundamental I.

Coral Jovem: Ensino Fund. I e Ensino Médio.

Coral de Libras: Prof. Anderson e Alunos.

Ficha Técnica: Direção: Coordenadora Priscilla Mascarenhas; Iluminação: Romário; Sonorização: Evandro.

Participações Especiais: Ex-aluno Diógenis; Cantor: Fabian; Banda da Assembleia de Deus; Orquestra Executivo – Maestro Beto do Fax.

O Executivo Colégio e Curso agora tem ensino do Jardim I ao Ensino Médio. Fica localizado na Rua Luís Porpino da Silva, 06 – Bairro Areia Branca, Guarabira-PB, fone: (83) 3271-8573 e 3271-8847 Siga o Executivo no Facebook: https://www.facebook.com/ExecutivoOn/

Do brejo.com

Continue lendo

Cidades

Lançada em Alagoa Grande a ‘Rota Turística Jackson do Pandeiro’

Publicados

em

Foto: Ascom Banco do Nordeste/Divulgação

Foi lançada nesta terça-feira (17) a Rota Cultural Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, cidade onde o músico nasceu, localizada no Brejo da Paraíba. O evento aconteceu no Teatro Santa Ignez, onde foi exposto um roteiro com pontos turísticos, bares, restaurantes, pousadas e a produção cultural do local.

A rota turística envolve ainda as cidades de Areia, Juarez Távora e Remígio, também localizadas no Brejo do estado. O projeto faz parte Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) e instituições parceiras.

O objetivo da ação é impulsionar o turismo rural no Brejo paraibano. Para alcançar essa finalidade foi feito um mapeamento para identificar os municípios com maior potencial turístico. A estimativa é que as cidades que fazem parte do programa apresentem crescimento de 10% ao ano, durante cinco anos.

O Grupo Irmãos de Luz, formado por crianças remanescentes do quilombo Caiana dos Crioulos abriu o evento com músicas que homenagearam o “Rei do Ritmo”, no centenário do nascimento dele. Em seguida, o artista Isaías Vicente, que é instrumentista e dançarino de hip-hop, fez uma apresentação.

Um dos parceiros na condução do Prodeter na Paraíba é o Sebrae, que oferece capacitação e apoio técnico, além de auxílio na execução de ações de empreendedorismo.

Também participam do programa, cooperativas de produtores, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas