Conecte-se conosco

Cidades

MPPB acompanha fechamento do lixão de Sapé

Publicados

em

Fotos: FAMUP

O Ministério Público da Paraíba participou, no último domingo, do evento de encerramento do lixão do município de Sapé, um dos municípios que assinou o acordo de não-persecução penal com o MPPB. A instituição foi representada pelo procurador de Justiça Francisco Sagres. A ação faz parte do projeto “Fim dos Lixões”, desenvolvido pelo MP em parceria com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup).

O evento de fechamento do lixão fez parte das comemorações do aniversário de emancipação de Sapé. Participaram o prefeito Roberto Feliciano, o vice-prefeito Edson Figueiredo, o presidente da Famup, George Coelho; vereadores, autoridades, garis, catadores de material reciclável e estudantes.

De acordo com o procurador de Justiça, Francisco Sagres, os resíduos sólidos de Sapé estão agora sendo encaminhados para o aterro sanitário de João Pessoa. Ele destacou que, com essa ação, o município, que é referência para as cidades circunvizinhas, está dando exemplo.

Na solenidade, o prefeito lançou os projetos ‘Lixo Zero’ e ‘Quem ama Sapé, não joga lixo nas ruas’, destinados à conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente.

O procurador Francisco Sagres ressaltou que o Ministério Público está disponível para orientar todos os segmentos, principalmente as escolas, para mostrar a importância da coleta seletiva para efeito do acolhimento dos catadores na coleta do material reciclável. “Isso pode ser feito através da separação dos resíduos em três sacos: o primeiro de rejeitos; outro para material orgânico; e o terceiro para papel, plástico, vidro, entre outros”, explicou.

“Foi uma festa que me emocionou muito. Me chamou a atenção dentro do trabalho que fazemos, a demonstração dos alunos da forma de agir no condicionamento das pessoas para separar o lixo. Uma senhor idosa chegou pra mim e disse: ‘fui desmoralizada pelo meu neto. O que aconteceu? Eu perguntei. Ela disse: fui tirada de dentro de casa e obrigada a ir pro meio da rua obrigada a pegar papel que tinha jogado’. Isso aconteceu porque a criança aprendeu na escola e criança é insistente”, comentou.

O procurador destacou ainda a participação no projeto de erradicação dos lixões dos promotores José Farias e Raniere Dantas (coordenador do CAO do Meio Ambiente) e o apoio do procurador-geral, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho.

Assessoria/MPPB

Rate this post

Política

Raniery ultrapassa Léa em disputa apertada em Guarabira, afirma pesquisa

O intervalo de confiança estimado é de 95%, com uma margem de erro máxima de 4,88 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicados

em

Arte/montagem: brejo.com

A mais recente pesquisa eleitoral divulgada em Guarabira apontou um cenário apertado entre os grupos de situação e oposição na cidade.

CONFIRA:

PESQUISA: Raniery Paulino ultrapassa Léa Toscano em disputa apertada na cidade de Guarabira

O levantamento, realizado entre os dias 26 e 30 de setembro de 2024, está registrado sob o número PB-03681/2024 no sistema de registro de pesquisas eleitorais.

Segundo os dados, Raniery tem 40,25% das intenções de voto na pesquisa espontânea, ultrapassando Léa, que registra 38%. A quantidade de eleitores indecisos chega a 20,5%, enquanto 1,25% indicaram voto em branco ou nulo.

Já na pesquisa estimulada, que apresenta os nomes dos candidatos, a diferença é ainda mais apertada. Léa Toscano aparece com 41,5%, enquanto Raniery Paulino lidera com 42,75%. A pesquisa também registrou 14,75% de eleitores indecisos e 1% de votos brancos ou nulos.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Nacional (INPI), sendo encomendada por Hyago Cavalcante da Loading Marketing.

O intervalo de confiança estimado é de 95%, com uma margem de erro máxima de 4,88 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Resultados Espontâneos

Na sondagem espontânea, onde os eleitores indicam seus candidatos preferidos sem uma lista prévia, os resultados foram os seguintes:

Raniery Paulino: 40,25%

Léa Toscano: 38,00%

N/S: 20,50%

Branco/Nulo: 1,25%

Cenário Estimulado

Quando apresentados com uma lista de candidatos, os eleitores demonstraram as seguintes intenções de voto:

Raniery Paulino: 42,75%

Léa Toscano: 41,50%

N/S: 14,75%

Branco/Nulo: 1%

Rejeição

Os eleitores foram questionados sobre quem eles não votariam de jeito nenhum:

Léa Toscano: 30,50%

Raniery Paulino: 28,25%

N/S: 37,50%

Votaria em nenhum: 2%

Votaria em todos: 1,75%

.

Do Polêmica Paraíba

Em 03 de outubro de 2024

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

SP Variedades está com diversas opções de presentes para o Dia das Crianças

Publicados

em

Neste dia das Crianças o SP Variedades está com diversas opções para presentes no Dia das Crianças. Confira nas imagens abaixo a grande variedade de opções.

Confira os endereços das lojas:
Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549; Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952; Esperança-PB: Rua Manoel Rodrigues de Oliveira, 98, Centro, fone: (83) 99628-3010 e no centro de Alagoa Grande – PB: (83) 3273-1715.

Confira nas fotos abaixo os diversos brinquedos para presentear.

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Publicado edital com 148 vagas para o Colégio da Polícia Militar

Publicados

em

O Diário Oficial do Estado trouxe, nesta terça-feira (1º), o edital para estudantes que querem se inscrever para o ano letivo de 2025 no Colégio da Polícia Militar, em João Pessoa. De acordo com o documento, as inscrições começarão no próximo dia 29, com 148 vagas distribuídas entre a 1ª série do Ensino Médio Técnico Integrado, e 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.

As vagas estão distribuídas em ampla concorrência e para filhos e/ou netos de policiais militares da Paraíba, conforme especificado em edital. O documento também prevê a disponibilização de vagas para pessoas com deficiência (PcD).

As inscrições começarão no próximo dia 29 de outubro, de forma presencial, das 8h às 16h, na secretaria do Colégio da Polícia Militar, na rua Maria Alves da Silva, s/nº, Mangabeira VII, em João Pessoa. Pais, mães ou responsáveis precisam observar uma série de documentos que deverão ser apresentados no ato da inscrição.

Conforme edital, quando o número de inscritos for maior que o número de vagas disponibilizadas, a seleção se dará por meio de sorteio público, acompanhado por diversas instituições.

Confirma o edital no link aqui.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas