Conecte-se conosco

Saúde

Brasil tem 819 mortes e mais de 16 mil casos de coronavírus

Pelo 2º dia seguido, foram registradas mais de 100 novas vítimas.

Publicados

em

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 19h00 desta quarta-feira (8), 16.170 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 819 mortes pela Covid-19.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quarta-feira (8), aponta 15.927 casos confirmados 800 mortes.

Anúncio


Pernambuco registra 401 casos e 46 mortes, Amazonas chegou aos 804 casos e 30 mortes, Bahia tem 515 casos e 18 mortes, e Cearátem 1.374 casos e 53 mortes.

Na região Sudeste, São Paulo conta 6.708 infectados e 428 mortes, o Rio de Janeiro tem quase 2 mil casos e mais de 100 mortos e Espírito Santo tem 273 casos e 6 mortes. No Sul, Santa Catarina e Paraná registram 17 mortes e o Rio Grande do Sul já tem 10.

Goiás registra sete mortes nesta quarta-feira. O Rio Grande do Norte confirmou a morte mais jovem do Brasil, de um bebê recém-nascido de cinco dias, em Natal. O Amapá passou de 51 para 107 casos em 24 horas, o Mato Grosso do Sul chegou a 85 infectados.

G1

Rate this post
Anúncio


Saúde

Opera Paraíba: Hospital Geral de Mamanguape realiza primeira cirurgia de prótese de joelho

Publicados

em

O Hospital Geral de Mamanguape, unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba, realizou nesse fim de semana, por meio do Programa Opera Paraíba, a primeira cirurgia de prótese de joelho, que consiste em substituir a articulação danificada, dando mais qualidade de vida ao paciente. 

O procedimento de alta complexidade atendeu um homem de 57 anos que sofria de artrose avançada. O agricultor Luiz Correia de Sousa, morador da cidade de Salgado de São Félix, conta que já não conseguia se locomover sem sentir dor, e espera voltar a andar com segurança. “Ano passado, eu comecei a sentir muita dor, e procurei o médico, que me encaminhou para um tratamento com injeção. Como não fez efeito, tive que fazer cirurgia. A minha expectativa é ficar bom para poder voltar a trabalhar, que eu tinha parado por conta do problema”, contou. 

Anúncio


A equipe médica, comandada pelos ortopedistas Luciano Leite e George Kennedy, realizou a cirurgia de prótese de joelho com precisão. “Esse paciente tinha queixa de dor que não melhorava com nada, então a indicação era a artroplastia. Nessa cirurgia, a gente tira a parte estragada do joelho e coloca um novo joelho, que é uma prótese de polietileno, com implantes no fêmur e na tíbia. Foi uma cirurgia muito bem realizada, o paciente já andou e já vai ter alta”, detalhou o médico George. 

O diretor-geral do hospital, Rodrigo Oliveira, explica que, a partir de agora, a unidade passa a realizar esse tipo de cirurgia periodicamente. “O serviço de ortopedia foi inaugurado na unidade em agosto deste ano, ofertando cirurgias para tratamento de ligamento cruzado anterior e posterior, lesão de menisco, lesão de ombro e punho, e agora avança na realização de procedimentos cirúrgicos com a artroplastia. O serviço vai ser oferecido ao usuário do SUS toda semana e a meta é ofertar sete próteses até o fim de 2023”, destacou. 

Com a novidade, o Hospital Geral de Mamanguape passa a ser referência para cirurgias ortopédicas na região do Vale do Mamanguape. Para ter acesso ao programa, o usuário precisa solicitar o cadastro através das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Outra opção é se cadastrar por meio do site: operaparaiba.pb.gov.br e inserir os exames e encaminhamentos.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Solânea recebe mutirão de 60 cirurgias do Opera Paraíba itinerante

Publicados

em

O Hospital Estadual de Solânea, unidade da rede hospitalar do Governo do Estado, deu início, nesse fim de semana, a mais um mutirão de cirurgias gerais e ginecológicas na unidade, através do programa Opera Paraíba. A iniciativa tem o objeto de levar ações de saúde para todas as pessoas, por meio da regionalização do serviço. 

Até este domingo (26) serão realizadas 60 cirurgias de hérnia, vesícula e histerectomia, contemplando a população da 2ª e 3ª Região de Saúde, no Brejo paraibano. 

Anúncio


A diretora-geral do hospital, Vanessa Viegas, ressalta o benefício para os paraibanos, através da interiorização da saúde. “Temos ofertado a possibilidade do paciente realizar a cirurgia perto de casa, próximo ao município do usuário, proporcionando um maior bem-estar e mais qualidade de vida”, avaliou. 

A dona de casa, Patrícia Soares, conta que o problema no útero estava causando dificuldades no dia a dia. “Há alguns meses, eu vinha sofrendo com problemas no útero. O médico achou por bem fazer a histerectomia e estou aqui firme e forte, esperando melhoras na minha saúde”, contou. 

Para participar do programa, o encaminhamento é feito através de cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das secretarias de Saúde de cada município. A população também pode se cadastrar por meio do site: operaparaiba.pb.gov.br e inserir os exames e encaminhamentos.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Governador João Azevêdo garante ampliação de serviços de saúde para as Forças de Segurança em evento alusivo ao Novembro Azul

Publicados

em

O governador João Azevêdo esteve, nesta segunda-feira (20), na sede do Comando Geral da Polícia Militar, em Cabedelo, ocasião em que participou da abertura das ações alusivas ao Novembro Azul da instituição. Com o tema “Dia de Cuidar de quem Cuida – Cuidado de Novembro a Novembro”, a ação, em parceria com o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), irá oferecer consultas, exames voltados para a saúde do homem, além de palestras e apresentação cultural.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também assinou a resolução que cria a Política Institucional de Saúde e Qualidade de Vida (Pró-Vida) da Polícia Militar com o objetivo de estimular a integração, colaboração e articulação das ações em saúde e segurança do trabalho dos policiais paraibanos.

Anúncio



Ainda na solenidade foi apresentado o Sig Saúde, um software que fará o gerenciamento dos prontuários médicos, odontológicos e de reabilitação dos policiais militares. O mecanismo também irá facilitar o acompanhamento dos servidores que se afastarem das atividades profissionais em decorrência de problemas de saúde, melhorando a gestão operacional na corporação.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo destacou a importância do cuidado com a saúde e a prevenção para garantir o diagnóstico precoce de doenças e início de tratamentos. “Nós estamos disponibilizando mais de 500 exames, palestras sobre a saúde do homem para que possamos vencer preconceitos e cuidar da nossa saúde. Em dezembro, vamos iniciar as obras da Policlínica que será exclusiva para o atendimento das forças de Segurança e de seus familiares, com mais de 50 especialidades, garantindo um atendimento qualificado, que demonstra o nosso compromisso com a segurança pública”, frisou.


O secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes,  evidenciou as ações do governo para assegurar as condições necessárias para o atendimento em saúde das Forças de Segurança. “O mês de novembro marca a luta contra o câncer de próstata e damos a oportunidade para que durante todo o ano tenhamos essa condição de cuidar dos nossos recursos humanos e vamos intensificar essa ação com a policlínica que em breve estará prestando atendimento aos nossos servidores”, declarou.


O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, destacou que a programação tem o objetivo de conscientizar a tropa sobre a necessidade de manter os cuidados com a saúde em dia. “Essa é uma ação que estamos desenvolvendo com a Secretaria de Saúde. Além de fazer o policiamento ostensivo e preventivo, temos o cuidado de cuidar das pessoas que protegem a sociedade. O evento se estende por toda semana e estaremos levando também para outras regiões do estado”, comentou.
A programação do Novembro Azul da Polícia Militar está disponibilizando 60 consultas urológicas, 100 ultrassons, 100 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, 100 PSA, além de exames de glicemia e verificação de pressão arterial.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; pelos deputados estaduais Felipe Leitão e João Gonçalves; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; e por auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Arimatheus Reis (diretor superintendente da Fundação PB Saúde) e Roseane Machado (diretora geral do CEDC).

O Novembro Azul é uma campanha globalmente reconhecida que desempenha um papel crucial na conscientização sobre o câncer de próstata, uma doença que afeta milhões de homens em todo o mundo. Essa iniciativa visa quebrar tabus e incentivar os homens a cuidar da sua saúde, promovendo a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de próstata.

Texto: Secom; Fotos: Francisco França.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas