Conecte-se conosco

Variedades

Parabéns, Rita de Cássia Soares por mais um ano!

Rita de Cassia Soares é Professora Licenciada em Letras pela UEPB, Poetisa, terapeuta, Radialista e Atriz.

Publicados

em

Fotos: Arquivo Pessoal

Parabéns Rita de Cássia Soares por mais um ano de vida, nesta sexta-feira, 24 de julho. Rita de Cassia Soares é Professora Licenciada em Letras pela UEPB, Poetisa, terapeuta, Radialista e Atriz.

Rita de Cássia Soares

Escreveu prefácios e orelhas de escritores renomados como Jose Lucas Filho, Geraldo Magela Cantalice, Dr. Luiz Manoel de Freitas e Adriano Trajano. Faz parte da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina. Escreveu prefácios de poetas e escritores paraibanos como Geraldo Magela Cantalice, que foi membro da Academia Paraibana de Letras do Pastor Batista, e Professor Da Universidade Federal de Alagoas, Adriano Trajano.

Tem participação em coletânea e antologia do Caderno de Poesia Pirpiritubense edição especial Projeto Reviver Literarte, Celebra O Nordeste Brasileiro, Mensageiros do Amor, 40 Graus de Versos do Caderno de Poesia Pirpiritubenses e Varzeanos. Foi colonista do brejo.com, escreveu e dirigiu várias peças teatrais como Auto do Natal, Pirpirituba É Aqui, Luiz Salustiano e O Prefeito dos Pobres.

Atualmente é colaboradora do Blog Macayo, um espaço na qual divulga sua obra poética. Rita trabalhou em 3 emissoras de rádio em Guarabira: Rádio Cultura, Rádio Rural e Constelação Fm.

A Poetisa foi homenageada pelos poetas e escritores e jornalistas, Luiz Fernandes, Geraldo Magela Cantalice, Ascendino Leite e Marciano Medeiro Cordelista.

Participou de peças teatrais dirigida pelo poeta Dr. Luiz Manoel de Freitas, Show Musical “Elis Vive”, Projeto Reviver, e ano passado em 2019 sua estréia no palco da Capital na peça “Sarau Poético Amour” que teve na direção Flavinho Gota e na Coordenação Marineuma Rodrigues.

Rita teve Participação na peça teatral “Sarau Poético Amour“.

Na área de saúde, atua como Terapeuta na área de Reflexologia atendendo clientes de Guarabira e João Pessoa.

Todos os familiares e amigos desejam muitos anos de vida! Parabéns pelo seu aniversário!

Rita de Cássia Soares como terapeuta de Reflexologia

Do brejo.com

Paraíba

Inteligência: Superintendência da Abin visita Comando Geral da PMPB

Publicados

em

Reforçar parcerias e estreitar os laços institucionais. Foram estes os principais objetos de uma visita feita pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) à sede do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba, no fim desta manhã de sexta-feira (09). Na ocasião, os representantes do órgão federal foram recebidos pelo próprio comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, e pelo coordenador de Inteligência da corporação (COInt), coronel Tibério Leite (foto acima).

“A gestão da segurança pública se faz hoje com Inteligência. Por isso, são visitas e momentos como esses que fortalecem a atuação de ambas as instituições na Paraíba, para prevenir a criminalidade e manter a ordem pública”, disse o coronel Euller. Na ocasião, o comandante destacou aos representantes da Abin, o trabalho que a PM vem desenvolvendo com a atuação qualificada e destacada da Coordenadoria de Inteligência, que têm sido responsável direta pela captura do foragidos, desarticulação de esquemas criminosos de tráfico de drogas, entre outras ações de relevância na segurança pública em toda a Paraíba.

A visita da Abin desta sexta foi realizada pelo superintendente do órgão na Paraíba, Bruno Caldas (na foto acima, ao lado do cel. Tibério). A Agência é um órgão do Poder Executivo Federal, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável por fornecer análises estratégicas e produzir conhecimento nas áreas de segurança de Estado e de sociedade, defesa externa, relações exteriores, segurança interna, entre outas, para a tomada de decisão da Presidência da República. A Abin é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).

Já a COInt da PMPB atua no Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, com a missão de subsidiar Batalhões, Companhias, unidades especializadas e demais órgãos de segurança pública, com informações para o processo de tomada de decisão.

Assessoria/PMPB

Continue lendo

Sociedade

Prefeito de Guarabira assina termo de colaboração celebrado com a “Fazenda da Esperança Dom Marcelo Pinto Carvalheira”

Publicados

em

O prefeito Marcus Diôgo assinou na manhã desta quinta-feira, 08 de abril, o Termo de Colaboração celebrado entre a Prefeitura de Guarabira, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social, da Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente e a Fazenda da Esperança Dom Marcelo Pinto Cavalheira, objetivando a doação de alimentos e material de higiene as necessidades de pessoas acolhidas pela entidade os quais estão em situação de rua e drogadição.

O repasse, oriundo do Fundo Municipal da Assistência Social, tem o valor anual de R$ 11.260,12 (onze mil, duzentos e sessenta reais e doze centavos); sendo dividido em 12 parcelas de até R$ 1.000,00 (hum mil reais) mensais, conforme planilha de custo apresentada.

O convênio foi assinado pelo prefeito e a representação da Fazenda da Esperança durante a sua participação na 3ª Reunião em Caráter Ordinário, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que foi realizada na própria sede da instituição.

Codecom/PMG

Continue lendo

Cidades

Organização divulga relação dos artistas contemplados para participar da 3º Edição do FIAN

Publicados

em

O Festival Internacional de Arte Naif, edição 2021, em Guarabira, será aberto no final de maio com uma ampla exposição envolvendo obras de 19 estados brasileiros e 09 países. Nesta quarta-feira (07), a Secretaria de Cultura e Turismo do município divulgou o resultado dos artistas selecionados no edital que foi lançado no último mês de fevereiro.

As inscrições estiveram abertas durante 40 dias e contaram com a participação de 173 artistas de 19 estados brasileiros, do Distrito Federal e de 11 países – como Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, Argentina, Alemanha, Romênia, Cuba, Uruguai, Finlândia e Turquia. Ao todo foram selecionados 111 trabalhos.

Na relação de inscritos, participaram vários artistas já consagrados na cena nacional e mesmo internacional, além de novas expressões da Arte Naif que estão procurando conquista seus espaços. Entre os participantes, 144 se inscreveram com pinturas, 12 com bordados, 10 com xilogravuras, 02 esculturas, 01 mosaicos, 01 diorama, 01 colagem, 01 desenho e 01 com técnica mista. Como previsto no edital, os artistas inscritos com obras em três dimensões foram desclassificados, restando 171 artistas que concorreram a dois prêmios-aquisição, um prêmio de incentivo e um do júri popular.

A curadoria foi formada por 5 personalidades das artes plásticas no Brasil, notadamente da Arte Naif, convidados pela coordenação do Fian em Guarabira. Entre eles, Jacqueline Filkenstein (que inclusive foi homenageada na última edição do Fian), além de Ângela Gomes, Pedro Cruz, Rui Piranda e Adiano Dias, este representando a coordenação local.

A edição 2021 do Festival Internacional de Arte Naif (3º FIAN), que já se tornou uma marca de Guarabira na difusão da Arte Naif no Brasil, este ano vai homenagear o ex-prefeito Zenóbio Toscano, que era um colecionador de obras em Naif e que, na sua gestão, estimulou a realização desse festival nas duas primeiras edições consecutivas.

Abaixo, confira a relação dos artistas selecionados, por suas localidades internacionais ou estados brasileiros, bem como as informações curriculares sobre cada membro da curadoria.

RELAÇÃO ARTISTAS FIAN 2021

CURADORIA:

Jacqueline Filkstein – Museóloga de formação, foi  diretora do Museu Internacional de Arte Naïf (MIAN), que fechou as portas no Cosme Velho (RJ), em 2016, e possui um dos maiores acervos do estilo naif no Brasil.

Ângela Maria Vasconcelos Gomes (Ângela Gomes) – Natural de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Pintora naif – espontânea, ingênua com várias exposições e obras em acervos no Espirito Santo e vários estados do Brasil e exterior. Ângela Gomes busca valorizar paisagens regionais de forma simples e bela que expressam a arte e a tradição popular – o povo, seus usos e costumes.

Rui Piranda – Formado em Comunicação Social, já participou de processos de curadorias de exposições no Museu da Imagem do Som de São Paulo. “Há anos me aproximei da arte por acreditar que ela é a mais autêntica e intensa forma de estabelecer contato com o nosso presente e com o nosso futuro. Acredito que o registro artístico em suas mais diferentes formas, nos conecta com o nosso melhor…”, diz ele, acrescentando: “Espero que o 3º FIAN seja para todos o que foi para mim: uma fonte de descobertas e de novos caminhos.”

Pedro Cruz Lima – Publicitário e sócio fundador da Galeria André Cunha de Arte Naïf em Paraty, é um dos idealizadores da Mostra Literária Naïf, que já teve duas edições e prepara a abertura do Miman (Minimuseu de arte naïf) em Paraty.

Adriano Dias – Artista plástico, natural da cidade de Guarabira – PB, tem a poética de sua obra voltada para o resgate dos festejos populares, memórias afetivas de sua infância, a religiosidade numa obra de colorido vibrante, tendo participado de diversas exposições no Brasil e no exterior.

Codecom/PMG


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas