Conecte-se conosco

Guarabira

Secretaria de Saúde de Guarabira alerta para os cuidados nas festas de fim de ano

Publicados

em

Foto: Ilustração

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a população guarabirense os cuidados necessários para este fim de ano, em especial, devido a pandemia de COVID-19. A Secretaria lembra que o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Saúde elaborou protocolos que tem por objetivo orientar à população sobre confraternizações, viagens, planejamento de compras e apresenta também outras sugestões de segurança.

Entre eles, estão:

  • Dar preferência aos eventos virtuais e, em caso de realização de eventos presenciais, que sejam em ambientes abertos/ventilados e que seja possível o controle do número de participantes.
  • Pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica, ao optarem por participar de eventos de confraternização e festividades, são orientadas a dar preferência a festas familiares (com pessoas do próprio convívio) e/ou com menor número de pessoas, evitando ambientes com aglomerações e maior exposição aos riscos epidemiológicos.
  • Evitar grandes deslocamentos no período, principalmente com pessoas do grupo de risco, como idosos e crianças.
  • Em caso de viagens internacionais, fazer avaliação de risco detalhada, que considere o contexto do país, epidemiologia, padrões de transmissão locais, medidas sociais e rede de saúde, como orienta a Organização Mundial da Saúde.
  • Para quem vai viajar, o recomendado é adotar quarentena de 14 dias antes do natal.

Sobre as compras de fim de ano, o protocolo do Governo do Estado orienta que a população busque canais virtuais com entregas por delivery. Para as reuniões familiares, o recomendado é que a confraternização seja feita com pessoas/familiares que já há convívio nos últimos meses e deve-se evitar a presença de pessoas que moram distante e com quem não houve contato nos últimos meses.

Para a ceia natalina, o indicado é que ela seja feita em um imóvel amplo, de preferência em casa com espaço ao ar livre ou quintal. Se a confraternização for em apartamento, deve haver muita ventilação. Além disso, é importante lavar as mãos antes e após a refeição, retirar a máscara só na hora de beber e comer, e que o acesso ao local onde será preparada a comida seja limitado a somente uma pessoa. E que só ela, usando máscara, manuseie e sirva a comida para todos.

O Governo do Estado também recomenda a proibição do contato direto ou muito próximo de crianças e adultos com a pessoa que interpreta o Papai Noel. A distribuição de panfletos no eventos, ou de qualquer outro tipo de material, também não é recomendada. O guia também traz dicas, lembretes e orientações quanto ao risco de reinfeccção. O documento está disponível no site do Governo da Paraíba.

Fonte: guarabira.pb.gov.br

Guarabira

Prefeitura realiza homenagem aos profissionais de saúde de Guarabira

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira realizou na tarde desta segunda-feira, 13 de setembro, uma cerimônia de agradecimento a todos os profissionais de saúde do munícipio, que trabalharam desde os primeiros momentos da pandemia de coronavírus, registrado em março de 2020.

Na ocasião foi hasteada a bandeira do SUS no Espaço Cívico Municipal, localizado no centro da cidade.

Criado com a Constituição Federal de 1988, o SUS completa 32 anos em 2021. Entre os países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único que possui um sistema de saúde pública universal totalmente financiado pelo governo. Foi considerado o programa mais importante, inovador e ousado da redemocratização do País. Recentemente, tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que transforma a bandeira do SUS em um símbolo nacional, passando a ser obrigatória sua utilização em todas as unidades de saúde, materiais e propagandas de comunicação. A cidade de Guarabira foi pioneira nesta homenagem.

“Foram dias de batalha, de lutas, de cansaço. Acertamos, erramos, seguimos em frente, todos nós entramos para a história, a pandemia deixou muitas sequelas nos corações de muitas famílias que perderam pessoas queridas a quem também aqui lembramos, mas também deixou no coração de todos um profundo e grande reconhecimento aos nossos profissionais de saúde”, destacou o prefeito Marcus.

A cerimônia ocorre na semana em que a Prefeitura realiza diversas programações de convivência e cuidados à saúde mental do servidor, em alusão ao “setembro amarelo”.

“Hoje é um dia muito especial, realmente de agradecimento, e fico muito feliz em estar vivenciando este momento. Agradecemos a todos os nossos profissionais: técnicos, enfermeiros, vacinadores, que vem trabalhando incansavelmente nesta pandemia. Esse é o verdadeiro SUS, o que temos e o que queremos, frisou a secretária de saúde Harlane Herculano.

Em ato bastante emocionante, também fez uso da palavra o vice-prefeito Wellington Oliveira, que no início da pandemia atuava como secretário de saúde, destacando as ações iniciais do combate à COVID-19 e os dias incertos que naquele momento vinha dos noticiários e das ruas. A coordenadora de atenção básica do munícipio, Fernanda Macedo, também destacou as ações de combate enquanto esteve à frente da pasta e reconheceu o trabalho de todos os profissionais antes, durante e na atualidade.

“Durante o mês de setembro, em parceria com todas as secretarias, vamos fazer uma semana de convivência com nossos servidores, buscando sempre a valorização da saúde mental dos nossos profissionais, visando isto, a Prefeitura irá realizar no fim do mês um workshop intitulado ‘HumanizAção: Valorizando a vida’, que ocorrerá nos dias 20 a 24 de setembro no SESC Guarabira. Para isso todos devem procurar os seus secretários e/ou coordenadores para saber como se inscrever”, enfatizou a secretária de planejamento e primeira dama Verônica Diôgo.

Codecom

Continue lendo

Cidades

Secretário da Casa Civil, Roberto Paulino, inspeciona terrenos para construção de Vila Olímpica na cidade de Guarabira

Publicados

em

Fato administrativo a repercutir no Brejo paraibano com a presença do Secretário da Casa Civil, Roberto Paulino, inspecionando terrenos nesta segunda-feira para construção de Vila Olímpica na cidade de Guarabira.

Dados adicionais comprovam que acompanharam também a inspeção dos terrenos algumas autoridades locais, entre eles os vereadores “Josa da Padaria” (Cidadania), “Nal São José” (MDB) e Ramon Menezes (MDB).

O secretário Célio Alves ratificou a determinação do governo dizendo que existe a determinação do governador João Azevedo em realizar esse projeto na cidade de Guarabira: “Temos que definir aqui uma área, e, uma vez definida, o projeto executivo vai avançar e creio que até o final do ano o processo licitatório será deflagrado para que posteriormente a obra seja iniciada”.

Já o secretário Zé Marco disse que o projeto é uma visão importante do governador João Azevêdo, por ser ele próprio um grande um incentivador do esporte: “Trazer esse centro esportivo para Guarabira vai incentivar toda a comunidade regional, como também, aumentar a possibilidade de detectar novos talentos, e o governador tem essa visão”.

SUGESTÃO – Na ocasião, o deputado estadual Raniery Paulino explicou que na última visita do governador João Azevêdo ao município de Guarabira, ele mesmo sugeriu a construção de uma Vila Olímpica, com todos os equipamentos que um centro esportivo deve ter.

“Na última visita a Guarabira, o governador sugeriu a construção de uma Vila Olímpica e deu como meta aos secretários Roberto Paulino e Célio Alves a identificação de terrenos, e, aqui estamos visitando esses locais junto com o secretário José Marco, que tem uma visão mais técnica desses centros esportivos”, finalizou Raniery Paulino, informando que: “Estamos nessa fase inicial, mas que precisa de infraestrutura adequada e planejamento técnico para começar essa construção”.

Fotos e reportagem: Mônica Nóbrega
Edição de texto e imagens: Giovanni Meireles

Via Wscom

Continue lendo

Guarabira

Vereador solicita construção de um Posto de Saúde no residencial Jáder Pimentel

O parlamentar também requereu asfaltamento de ruas localizadas no Bairro Novo.

Publicados

em

Foto: PMG/Divulgacao

O vereador Josa da Padaria (Cidadania), apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira (09), requerimentos solicitando asfaltamento e construção de posto de saúde em localidades do município de Guarabira.

O parlamentar requereu ao prefeito Marcus Diôgo o asfaltamento das Ruas João Gomes da Silva e Antônio Gouveia, localizadas no Bairro Novo, além da construção de um Posto de Saúde no Residencial Jáder Soares Pimentel.

Os requerimentos serão colocados em votação na próxima sessão ordinária na casa Osório de Aquino.

Do FontePB

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas