Conecte-se conosco

Variedades

Governo adia para dia 31 reinício de bloqueio e suspensão de benefício

Decisão tem por base efeitos da pandemia

Publicados

em

Portaria publicada pelo Ministério da Cidadania no Diário Oficial da União de hoje (4) suspende a retomada do cronograma de bloqueio de pagamentos e de suspensão de benefícios previstos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Segundo a portaria, o novo prazo para a retomada do cronograma é 31 de março. A decisão tem por base a situação emergencial pela qual passa o país em decorrência da pandemia.

Anúncio


É por meio do Cadastro Único que o governo identifica quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, de forma a torná-las aptas para participar de programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Programa Minha Casa Minha Vida, além de possibilitar isenção de taxas como as cobradas em concursos públicos.

Para se enquadrar nesse grupo, a renda média familiar tem de ser de até metade de um salário mínimo por mês, o que corresponde a R$ 522,50. Para se chegar a essa média basta somar o salário de todas as pessoas da família e dividir pelo número de pessoas que a integram. 

Também se enquadram famílias cuja soma total dos salários seja de até R$ 3.135 (valor que corresponde a três salários mínimos). Também se enquadram nesse grupo pessoas que estejam em situação de rua.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Apoio

Variedades

Guarabira vai sediar o 3º Festival Gastronômico “Sabores da Serra”

Evento gratuito organizado pelo IFPB contará com chefs renomados, aulas shows e atrações musicais.

Publicados

em

O Campus Areia do Instituto Federal da Paraíba está ultimando os preparativos para a realização do Terceiro Festival Gastronômico “Sabores da Serra” que acontecerá este ano no período de 5 a 7 de maio na cidade de Guarabira.

O Festival que a partir deste ano vai circular pelas cidades da Região Turística do Brejo Paraibano, contará com uma vasta programação gratuita que inclui, entre outras atrações, aulas show com chefs renomados, oficinas, concurso de pratos e apresentações culturais.

Anúncio


Segundo a diretora do Campus Areia, Cláudia Brandão, o evento tem um caráter acadêmico-comercial com ações que visam valorizar os produtos regionais, incentivar o empreendedorismo na área da gastronomia e mostrar a potencialidade do IFPB nestas áreas.

Em Guarabira, primeira cidade a fazer parte do roteiro itinerante, o Festival terá como tema: Cozinha Afetiva, com o objetivo de divulgar os empreendimentos do ramo da alimentação do brejo paraibano, valorizando a gastronomia da região e a cultura local. “A cultura brasileira está ligada ao afeto, pratos concebidos por mães e avós, que não só alimentam a barriga mas também a alma” afirma Cláudia Brandão.

Dentro da programação haverá oficinas, aulas práticas, degustação, exposição de produtores regionais e atrações musicais.

Entre os chefs convidados estão Eliane Régis, integrante do Slow Food e ganhadora do prêmio “Dólmã 2022”, conhecido como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, Thiago das Chagas, integrante do Mestre do Sabor e Rodrigo Martins, produtor do MasterChef Brasil.

O Festival Gastronômico “Sabores da Serra” teve início em 2020 na cidade de Areia, no ano seguinte deixou de ser realizado por causa das restrições impostas pela Covid-19 e retornou em 2022 englobando o 1º Congresso Brasileiro de Ecogastronomia.

Guarabira, mais conhecida como a “Rainha do Brejo” tem forte ligação com o turismo religioso com o Santuário de Frei Damião e os Caminhos de Padre Ibiapina. A Festa da Luz, que ocorre em janeiro costuma atrair milhares de visitantes todos os anos.

Nesta terceira edição o Festival Gastronômico “Sabores da Serra” espera movimentar um público recorde de visitantes, movimentando ainda mais a economia e o turismo local.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do SEBRAE, Shopping Cidade Luz, Produtos Bom Todo e Guaraves Alimentos. 

Equipe DGCOM / IFPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Professor doutor da UNIP é homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo

Publicados

em

O Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo, Vereador Milton Leite, sempre atuante no comando dos trabalhos da casa, em nome de seus pares, em especial do nobre Vereador Professor Eliseu Gabriel, presidente da Comissão de Educação da Cidade de São Paulo, comunicou ao Diretor-Geral de Empresas Associadas e Coligadas da Universidade Paulista -UNIP, professor doutor Márcio Roberto Bico, sobre o ofício número 1.734/2022, que lhe outorgou o Voto de Júbilo e Congratulações pela Câmara Municipal de São Paulo, apresentando-lhe seus protestos de distinta consideração e respeito.


O Vereador Eliseu Gabriel, autor do Voto de Júbilo, é presidente do PSB municipal, atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores e já foi secretário de Governo da Cidade de São Paulo por duas vezes, e costuma dizer:

Anúncio



“Sou professor desde muito jovem. Escolhi essa profissão por paixão. Sempre foi um prazer acolher os jovens, alguns até mais maduros, que passavam por dificuldades na vida. Sempre fiquei feliz quando conseguia ajudá-los a construir suas vidas da melhor maneira possível. Como vereador, continuo do mesmo jeito: gosto de ouvir, olhar, acolher, verificar pessoalmente cada situação que se apresenta, tendo garra, prazer e ânimo para elaborar leis que trazem, de fato, melhorias para nossa cidade.”


Destemido, Eliseu Gabriel teve papel importante em sua carreira na defesa da democracia e da justiça social. Diante de toda essa trajetória de lutas, sempre voltada para a formação de milhares de jovens, preocupado também com políticas públicas voltadas ao acesso ao Ensino Superior, o professor Eliseu se sensibilizou ao acompanhar, há anos, a trajetória do professor Márcio Bico, desde a época em que foi estudante e reconhecido líder estudantil, sempre se mostrando sensível às questões de inclusão social e respeito às diversidades, sobretudo, quanto à qualidade do ensino para uma boa formação.


O Professor Bico, como é conhecido pela comunidade acadêmica, dentro e fora da Universidade Paulista – UNIP, sentiu-se muito honrado com a outorga do Voto de Júbilo e Congratulações entregue pela Câmara Municipal de São Paulo, e fez questão de dizer:

“Esta homenagem de reconhecimento em comemoração da minha trajetória de 20 anos dentro da maior Universidade de ensino privado, 100% brasileira, é uma grande honraria. Dedico-me aos estudos desde criança, mantenho guardados, como recordação, uma única foto da minha formatura do pré-primário, carteirinhas de notas e prêmio de honra ao mérito bimestral, da 5ª série, no inesquecível colégio público em que estudei por longos anos, o Frei Francisco de Mont’Alverne. Comecei a trabalhar muito novo, sem nunca abrir mãos dos meus estudos. Essa experiência de lidar com o público desde muito jovem me fez comunicativo, tolerante, aberto ao diálogo, sobretudo, respeitando as diversidades em toda a sua extensão, prova disso é ter a aprovação do meu Voto de Júbilo por vários outros vereadores, de diversos partidos, com visões plurais, mas todos trabalhando com afinco e diariamente em prol do bem comum.”


Hoje, Márcio Bico faz questão de dizer: “Foi graças aos estudos e à minha formação robusta dentro da UNIP que consegui construir uma carreira acadêmica sólida. Obtive os títulos de Mestre e Doutor e estou prestes a iniciar o meu Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Exerço o honroso cargo de Diretor-Geral de Empresas dentro de uma das mais renomadas Universidades do nosso país, fundada pelo saudoso educador professor doutor João Carlos Di Genio, considerado o rei do ensino privado no Brasil, pelo seu espírito inovador e visionário, cujo legado e contribuição para o desenvolvimento da Educação Superior brasileira é inegável, pois ele, de fato, inspirava os seus projetos na concretização dos sonhos dos seus queridos alunos, e eu, orgulhosamente, sou um deles, diante de milhares de outros ex-alunos que carregam com muito orgulho o diploma da UNIP e se destacam no mercado de trabalho. Exerço também, em outra importante instituição de Ensino Superior, a função de vice-reitor, honrando todos os ensinamentos que obtive dentro da UNIP, por intermédio dos meus mestres, esses que me prepararam para a vida profissional, com essa formação de excelência, dada a infraestrutura que a UNIP oferece aos seus alunos. Hoje tenho colegas de faculdade que conquistaram as vagas de juiz estadual, juíza federal,  promotores de justiça, policiais civis e federais, advogados e jornalistas de destaque, e tantos outros que tiveram essa mesma base de formação para enfrentarem o tão concorrido mercado de trabalho. É uma grande alegria chegar até aqui com muita dignidade e ter a graça de receber tamanha honraria, externada pelo Voto de Júbilo e Congratulações vindo das mãos do nobre Vereador Professor Eliseu Gabriel, a quem tenho grande apreço, não apenas por ter enxergado e acompanhado parte dessa minha trajetória, mas, principalmente, por ser ele um grande homem público, sempre dedicado às causas voltadas à Educação em nossa cidade de São Paulo.”



Márcio Bico disse, ainda, que receber o mesmo prêmio de Voto de Júbilo que os renomados Institutos Butantã e Adolfo Lutz receberam pelo impecável protagonismo no combate à COVID-19 no Brasil, é mais um motivo de orgulho.


Vale destacar que o professor Márcio Bico graduou-se em Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e orgulha-se de sua trajetória por ter sido filho da inclusão social. Ele lembra, emocionado, que foi graças a essa sensibilidade no olhar ao próximo que, há anos, conquistou a indicação da UNE como
membro da Conap-MEC, tendo o seu nome referendado e registrado em portaria no Diário Oficial da União, em duas oportunidades, por dois grandes Ministros de Estado da Educação do Brasil, ambos também professores, os quais o nomearam membro da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do ProUni, ao lado do colega Frei David, fundador da Educafro, e de outras brilhantes professoras, representantes da sociedade civil.

O professor Márcio Bico finalizou dizendo que enxerga as políticas públicas voltadas para a Educação como válvulas promissoras que abrem as portas para que milhares de jovens se tornem agentes de transformação da sua própria história.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Numa mistura de gastronomia e cultura dos quatro cantos da Paraíba, o documentário “Expedição Terroá Paraíba” estreia na quarta-feira (29)

Filme nasceu do Festival Terroá e pretende mostrar as riquezas da Paraíba para o Brasil e o mundo.

Publicados

em

Fotos: Divulgação

Falta pouco para a estreia do documentário “Expedição Terroá Paraíba”. A produção amplia o alcance do maior festival gastronômico do Nordeste e traz à tona a cultura única da região, apresentando um panorama da gastronomia paraibana e percorrendo as principais influências. “Ao ver o material finalizado pela primeira vez, ficamos ainda mais entusiasmadas. Além das nossas expectativas, está realmente emocionante e transparecendo tudo o que temos aqui”, destaca Marina Sá, idealizadora e diretora-geral do projeto.

O documentário, feito em média-metragem com qualidade cinematográfica, reúne histórias surpreendentes de empreendedores, artistas, produtores artesanais e músicos em quatro regiões do estado: o Cariri, o Brejo, o Litoral e o Litoral Ancestral. O lançamento será no dia 29 de março, no Centerplex do Mag Shopping, em João Pessoa (PB), para convidados. “Estamos muito felizes com o resultado e estamos na contagem regressiva. Será um momento marcante na história do projeto Terroá”, conta Marina.

Anúncio


Marina vê que o Terroá está vivendo um momento especial, uma oportunidade para que os espectadores de todo o mundo possam conhecer mais sobre a Paraíba e se deliciar com as histórias, os produtos e os destinos apresentados na produção. Documentarista e com grande experiência no jornalismo nacional, Nádia Bochi é responsável pela apresentação e pelo roteiro do filme, costurando a narrativa e participações que compartilham suas histórias.

Diferentemente do Festival Terroá, que até então era realizado apenas na Paraíba, o documentário tem previsão de ser exibido nacional e internacionalmente. “Em outubro, teremos o Festival em São Paulo, e acredito que 2023 é o ano do Terroá ganhar o Brasil e o mundo. Estou muito feliz por isso, pois significa que a Paraíba, seus artistas, chefs, ingredientes e lugares estão ganhando a admiração e a visibilidade merecida com muita qualidade”, acrescenta.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas