Conecte-se conosco

Paraíba

ALPB aprova projeto que destina para Saúde valores de multas de quem descumprir protocolos sanitários

Publicados

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão nesta terça-feira (04), o Projeto de Lei 2556/2021, de autoria do deputado Ricardo Barbosa, que determina o direcionamento dos recursos arrecadados através de multas aplicadas aos estabelecimentos comerciais por descumprimento de protocolos de segurança durante a pandemia do novo coronavírus para aquisição de insumos e equipamentos hospitalares destinados ao combate e proliferação da Covid-19 no estado.

O projeto estabelece que o Poder Executivo, mensalmente, preste contas dos recursos arrecadados, assim como, dos insumos e equipamentos adquiridos para o enfrentamento à covid-19, enquanto perdurar o Decreto de Estado de Calamidade Pública decorrente da pandemia. “Nada mais justo que estes valores, impostos de certa forma pela epidemia, ajudem a suprimir as despesas hospitalares impostas pela doença em todo no nosso estado”, justificou Barbosa.

Também foi autorizado pelo Legislativo o Decreto de Estado de Calamidade Pública nos municípios de Frei Martinho, Joca Claudino e Junco do Seridó.

Os deputado aprovaram ainda o PL 2157/2020, do presidente Adriano Galdino, que institui o Serviço de Denúncia de violência contra pessoas com deficiência, através do número de Whatsapp. Segundo Adriano, o projeto visa a proteção desses paraibanos a partir de denúncias feitas pelas próprias vítimas ou por qualquer outro cidadão que perceba indícios de violência.

De acordo com a matéria, serão consideradas violência contra pessoas com deficiência a negligência, o abandono, a violência física, a violência psicológica, assim como, a violência sexual. “As vulnerabilidades apresentadas pelas pessoas com deficiência as tornam mais susceptíveis a serem vítimas de atos de violência. Pelo perfil das vítimas, vê-se grandes chances de os episódios de violência não serem levados ao conhecimento das autoridades competentes para proceder às medidas cabíveis”, alertou o presidente.

Ao todo, os deputados aprovaram 317 matérias durante a sessão, que ocorreu através de videoconferência.

VETO

Os deputados votaram contra o Veto 151/2021, do Governo do Estado, e se colocaram a favor do Projeto de Lei 671/2019, que Cria a Campanha Educativa de Combate ao Crime de Importunação Sexual nas escolas da rede pública estadual de ensino do Estado da Paraíba. O texto de autoria da deputada Cida Ramos estabelece que a campanha seja realizada através de palestras em unidades de ensino, visando o esclarecimento aos estudantes a respeito do crime e da penalidade para quem o pratica.

PEQUENO EXPEDIENTE

Durante o Pequeno Expediente, os deputados reforçaram a importância dos cuidados contra o coronavírus, mesmo com a diminuição dos casos e o desafogamento dos hospitais na Paraíba. O presidente Adriano Galdino alertou para a necessidade da vacinação dos profissionais da educação. “Gostaria de enfatizar a relevância da inclusão dos profissionais de educação no grupo prioritário da vacina no Estado. É preciso que eles estejam vacinados, para que possamos abrir todas as instituições educacionais com segurança”, defendeu o presidente da ALPB, Adriano Galdino.

Já o deputado Jeová Campos defendeu a oferta de vacinas para todos os brasileiros e chamou atenção para a manutenção dos cuidados. “Cada um de nós é responsável pelo combate à pandemia”, enfatizou. A deputada Doutora Paula criticou o negacionismo à ciência e comemorou a CPI da Covid instalada no Senado. “Precisamos lutar contra essas atitudes que prejudicam o país inteiro. A ciência é o que nos salva”, resumiu.

Assessoria

Rate this post

Cidades

Raniery Paulino: “Não existe outro sentimento em meu coração a não ser gratidão.”

Publicados

em

“Não existe outro sentimento em meu coração a não ser gratidão”, disse o primeiro suplente de Deputado federal pelo Republicanos, Raniery Paulino, após a apuração final das eleições de 2022.

O deputado estadual registrou através das suas redes sociais o histórico de sua campanha e agradeceu a todos.

“Finalizo essa missão com a certeza que fizemos a melhor campanha de nossas vidas, uma campanha que trouxe em sua essência o que existe de mais nobre: a verdade. Acreditamos em nossas lutas, em nossa história de Palavra e Ação, celebramos os nossos mentores, e por ter verdade em cada palavra dita, fomos abraçados por paraibanos de várias cidades, pois acreditaram em nosso ideal de fazer da política um instrumento de transformação social, de valorização das pessoas e em defesa da Paraíba. A nossas lutas não param com o fim dessa etapa, elas seguem, pois não se trata de um projeto meramente político, é uma missão de vida”, cumprimentou Raniery.

Na oportunidade, Paulino agradeceu a todos que confiaram nele durante toda a campanha.”Gratidão a todos os paraibanos que depositaram a confiança em mim, aos amigos e amigas que estiveram comigo diante de todas as adversidades de uma campanha dessa magnitude, aos meus familiares, alicerce de tudo, e claro, a Deus, pela oportunidade de abrir os olhos pela manhã e acreditar que posso fazer a diferença para que a Paraíba seja cada vez melhor. Um abraço fraterno e a luta continua.”

Raniery Paulino obteve 33.550 votos

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo

Paraíba

Camila é reeleita para o terceiro mandato de deputada estadual

Natural de João Pessoa, com raízes familiares em Guarabira, no brejo paraibano, Camila é advogada e cresceu no meio da política.

Publicados

em

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) foi eleita neste domingo (2) com mais de 32 mil votos e vai exercer, a partir de janeiro de 2023, o terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A parlamentar agradeceu a confiança dos paraibanos, sobretudo da região do Brejo que lhe deu uma votação expressiva, e reafirmou o compromisso em continuar trabalhando pelo desenvolvimento do estado e na defesa das mulheres.

“Estou muito feliz e agradecida aos paraibanos que me confiaram mais um mandato na Assembleia Legislativa. Nossa força se renova nesse momento para continuarmos lutando por dias melhores para o nosso Estado. Sonhamos com uma Paraíba de mais oportunidades e vamos buscar isso dia a dia. Obrigada Paraíba, obrigada a cada um que me confiou um novo mandato de deputada estadual”, destacou Camila.

A tucana se emocionou ao lembrar que essa foi a primeira campanha sem a presença do seu pai, o ex-deputado Zenóbio Toscano, que morreu em 2020. Ela dedicou a vitória ao pai e lembrou do trabalho e empenho da mãe. “Minha mãe Léa Toscano não largou a minha mão nessa campanha. Participou de todas as atividades e foi de casa em casa pedir voto. Ela é minha fortaleza”, disse.

 Perfil – A deputada Camila Toscano foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2014, sendo em 2018, reeleita para a sua segunda legislatura. Natural de João Pessoa, com raízes familiares em Guarabira, no brejo paraibano, Camila é advogada e cresceu no meio da política acompanhando a atuação dos pais: a ex-deputada Léa Toscano e o ex-deputado e ex-prefeito Zenóbio Toscano. Atualmente, ela é vice-presidente do PSDB Estadual. Nacionalmente, fez parte do grupo de estudo da Unale que formulou políticas públicas para combater a violência contra a mulher. Ela integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

Da Assessoria

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Cagepa informa sobre falta de água em Guarabira e Araçagi; confira Comunicado

A parada na operação do sistema, atingirá ainda Tainha e Santa Lúcia.

Publicados

em

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas