Conecte-se conosco

Esporte

Paratleta paraibana conquista ouro em competição no Líbano

Publicados

em

A atleta paralímpica da Paraíba Silvana Fernandes conquistou, nesta terça-feira (15), o primeiro lugar no Open de Para-Taekwondo, no Líbano. Ela, que é patrocinada pelo Governo do Estado por meio do programa Bolsa-Esporte, há duas semanas, já tinha ganhado a medalha de ouro no Para-Pan Americano da modalidade, no México, e se prepara para os Jogos Paralímpicos, de Tóquio, que ocorrerão a partir de 24 de agosto.

O presidente da Federação Pariabana de Taekwondo Olímpico, Tomaz Azevedo, destacou o feito. “Em duas semanas, Silvana conseguiu conquistar o primeiro lugar em duas competições importantíssimas em nível mundial, que foi no México e agora, no Líbano. Sua meta agora é chegar bem em Tóquio para que possa trazer uma medalha nos Jogos Paralímpicos”, disse o Mestre Tomaz, que também é professor da modalidade.

O secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco, parabenizou Silvana, e frisou a importância do Bolsa-Esporte. “De parabéns essa jovem, que é Silvana, porque continua dia após dia trazendo alegria para a Paraíba com resultados importantíssimos, como este agora, no continente asiático. É por isso que o Governo do Estado tem o compromisso com os atletas, paratletas e técnicos paraibanos com o Bolsa-Esporte, que é esse apoio financeiro e no intuito de incentivá-los e custear os treinos e também várias outras despesas que eles na carreira de desportistas e para-desportistas, possuem”, frisou.

Secom/PB

Esporte

Nadador paraibano Daniel Azevedo ganha medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Inverno Juvenil

Publicados

em

O nadador paraibano Daniel Azevedo Macena Gomes, um dos atletas contemplados com o programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado, ganhou medalha de ouro, nesta quarta-feira (28), ao vencer a prova dos 100m costas do Campeonato Brasileiro de Inverno Juvenil de Natação Arthur Sampaio Carepa, que está sendo disputado em Recife, no Parque Aquático Santos Dumont. Na sua reestreia nas piscinas, depois de um longo período sem competir por causa da suspensão dos torneios em função da pandemia do Covid, Daniel venceu com o tempo de 59,90, baixando seu melhor tempo nesta modalidade em oito milésimos de segundos.

“Estou muito feliz porque essa prova marcou o meu retorno às competições que estavam suspensas desde o ano passado e ainda mais porque, além de vencer a prova ainda consegui baixar meu tempo de 59.98 para 59,90”, disse Daniel que se prepara agora para disputar os 200 costas nesta quinta-feira (29). Além dos 200 costas, Daniel também vai disputar os 200 medley e 100 peito, totalizando sua participação em quatro provas do Campeonato Brasileiro de Inverno Juvenil de Natação Arthur Sampaio Carepa, que acontece de 28 a 31 de julho e reúne atletas do país inteiro. 

“Me preparei bastante neste tempo em que as provas foram suspensas e fiquei pouco tempo sem treinar nesta pandemia e nos últimos dias até dobrei meu tempo de treino para esse campeonato e estrear com vitória fez toda a diferença, pois entrarei na piscina amanhã e nas demais provas ainda  mais confiante”, disse Daniel, que integra a equipe do Acqua R1, é orientado pelo treinador Stephano Vieira, que o acompanha nos treinos que acontecem na piscina do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa. 

O atleta paraibano, que desponta no cenário brasileiro de natação como um dos grandes nomes da atualidade, continua com sua marca registrada que é não deixar de subir ao pódio em todas as competições que participa. “Sempre busco dar o meu melhor e a redução de oito milésimos de segundos no meu tempo na prova de hoje simboliza esse esforço de sempre me superar”, finalizou Daniel. 

Secom-PB

Continue lendo

Esporte

Olimpíadas de Tóquio tem sete paraibanos na disputa

Apesar da abertura oficial realizada nesta sexta-feira (23), as competições já começaram nesta semana

Publicados

em

Foto: Reprodução

As Olimpíadas de Tóquio 2021 começaram em meio à pandemia de Covid-19 e estão no foco das atenções mundiais. Na Paraíba um motivo a mais para assistir às competições é a presença de sete atletas que estão levando as cores do Estado para o outro lado do mundo.

Álvaro Filho (vôlei de praia), Jucilene de Lima (lançamento de dardo), Andressa Morais (lançamento de disco), Matheus Cunha e Aderbar Santos (futebol), Luana Lira (saltos ornamentais) e Edival Marques Neto (taekwondo) são os nomes dos conterrâneos que brilham no esporte.

Pelas redes sociais, o governador João Azevêdo (Cidadania) desejou sorte aos atletas que representam o Estado na competição. “Neste evento, temos sete paraibanos que foram mostrar sua garra representando o nosso país, e merecem nossa torcida!”, disse o chefe do Executivo paraibano.

Vale lembrar que, apesar da abertura oficial realizada hoje, as competições já começaram nesta semana, com eventos em várias modalidades.

Do PoliticaJP com MaisPB

Continue lendo

Esporte

Nadadora paraibana é promessa em campeonato brasileiro que acontece esse mês em BH

Publicados

em

A nadadora paraibana Giovana Campos, conseguiu mais uma proeza nesse fim de semana ao ganhar o Torneio Pernambucano de Natação. Nas cinco provas: 200 m livre, 100 m livre, 400 m medley e 200 m costas, conseguiu os melhores resultados, e embora fosse preparatório para o Campeonato Brasileiro de Inverno que vai acontecer no período de 21 a 25 de julho em Belo Horizonte, a paraibana de 13 anos, já tinha conquistado lugar na competição.

Se Giovana é orgulho para os seus conterrâneos, imagina para os pais José Edmilson Campos e Érica ao fazerem questão de acompanhar a rotina da filha em todos os treinos e campeonatos, a quem se dedicam de corpo e alma. Giovana conta com uma equipe multiprofissional para que alcance esses índices, e com isso passou a ser monitorada, desde cedo, pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

A atleta Giovana treina de segunda a sábado, e só tem o domingo para descanso. Nas terças e sábados ela treina pela manhã e à tarde. Ela tem uma rotina puxada, pois chega a nadar de 8 a 1.000 metros/dia. Para atingir a performance, conta ainda com treino funcional, fisioterapia preventiva, sessões de massagem e acompanhamento psicológico.

O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool), passou a apoiar a nadadora Giovana por meio do portal @completacometanol.com.br, uma ferramenta de diálogo e comunicação da entidade com a sociedade.

Segundo o presidente do Sindalcool, Edmundo Barbosa, a parceria da saúde com o esporte está relacionada com a qualidade do ar, “pois o etanol é uma energia limpa e sustentável que evita às emissões de particulado na atmosfera, e com isso, promove um ar mais limpo, imprescindível para a qualidade de vida e longevidade da população”.

Além de se tornar modelo no esporte, Giovana também tem sido exemplo na rotina escolar, onde cursa o 8º ano do ensino fundamental. Aluna diferenciada, aposta no esporte não só como competição, como estilo de vida saudável.

Mércia Dantas/Assessoria

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas