Conecte-se conosco

Educação

Enem 2021: cartão de confirmação com local da prova é liberado

Publicados

em

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem consultar o local de prova na página do participante. O site apresentou instabilidades, mas o acesso já foi estabilizado.

O local da prova é divulgado no cartão de confirmação de inscrição do exame. O documento traz, entre outras informações, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada. O exame está marcado para os dias 21 e 28 de novembro.

O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.

Rate this post
Apoio

Cidades

UFPB abre inscrições para 235 vagas em cursos técnicos gratuitos

Inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de junho.

Publicados

em

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade integrante do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), está com inscrições abertas até o dia 12 de junho para o processo seletivo 2022.1 a fim de preencher 235 vagas para cursos técnicos de nível médio. As inscrições serão feitas online através do portal do CAVN, no endereço www.cavn.ufpb.br/inscricao.

As vagas, para ingresso em julho de 2022, são para os cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura, Nutrição e Dietética, Laboratório de Ciências da Natureza, todos esses presenciais, e também para Informática na modalidade de Educação à Distância (EaD).

As 235 vagas oferecidas estão distribuídas da seguinte forma:

–      30 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária Integrado (Proeja);

–      40 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária Subsequente;

–      40 vagas para o Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria Subsequente;

–      25 vagas para oCurso Técnico de Nível Médio em Aquicultura Subsequente;

–      40 vagas para oCurso Técnico de Nível Médio em Nutrição e Dietética Subsequente;

–      20 vagas para oCurso Técnico de Nível Médio em Laboratório de Ciências da Natureza Subsequente;

–      40 vagas para oCurso Técnico de Nível Médio em Informática EaD Subsequente.

Conforme destaca o Diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Prof. Edvaldo Beltrão Filho, o CAVN tem tradição de 100 anos em ensino profissional e técnico. “O estudante poderá ter acesso a assistência estudantil, como residência, alimentação, área de lazer, bolsas de estudos, equipe psicopedagógica, transporte no Campus”, informou o Diretor. Ainda segundo ele, são ofertadas aulas práticas em mais de 30 laboratórios para os diversos cursos técnicos.

Seleção

A seleção será realizada em única fase a partir da análise do histórico escolar. Para o Curso Integrado, a seleção será realizada a partir das médias das disciplinas de Português, Matemática e Ciências, do 9º ano do ensino fundamental, constantes no documento comprobatório das notas. A nota do processo seletivo será a média aritmética das disciplinas requisitadas. Para os Cursos Subsequentes, a seleção será realizada a partir das médias das disciplinas de Português, Matemática e Biologia, do 1º, 2º e 3º anos, constantes no documento comprobatório das notas. A nota do processo seletivo será a média aritmética das disciplinas requisitadas.

O resultado do parcial será divulgado na Secretaria do CAVN e no endereço www.cavn.ufpb.br, no dia 13 de junho de 2022, e o resultado final, após os recursos, será divulgado no dia 17 de junho de 2022, na Secretaria do CAVN e no endereço www.cavn.ufpb.br, após às 17h.

A matrícula dos candidatos classificados na 1ª chamada do processo seletivo acontecerá de 20 a 29 de junho de 2022, presencialmente, na Secretaria do CAVN, Bananeiras, na Paraíba, nos horários especificados no edital, ou à distância, por meio do envio da documentação para o e-mail: [email protected]. A matrícula dos candidatos classificados na 2ª chamada do Processo Seletivo acontecerá entre os dias 01 a 08 de julho de 2022.

T5

Rate this post
Continue lendo

Educação

Especialistas propõem ações para reduzir evasão escolar e recuperar ensino pós-pandemia

O presidente da comissão temporária, Flávio Arns, comandou a audiência remota.

Publicados

em

Reprodução TV Senado

As conversas regulares entre professores, diretores e rede de apoio às escolas na realização de análises e diagnósticos, além da retomada da convivência e participação do aluno no ambiente escolar, estão entre as estratégias para acompanhar e monitorar a aprendizagem e promover a busca ativa desse estudante. Assim avaliam especialistas que participam de audiência pública promovida pela Subcomissão Temporária para o Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCovid), que acontece nesta segunda-feira (23). 

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia, observou que a pandemia evidenciou e ampliou ainda mais as desigualdades na rede educacional, tornando mais difícil o processo de se chegar ao aluno. Ele informou que durante as sete rodadas de mapeamento realizadas pelo órgão sobre o reflexo da pandemia nas unidades escolares, 95% dos respondentes informaram que o ano letivo de 2021 foi concluído até dezembro de 2021. E 86% deles responderam que o ano letivo de 2022 foi iniciado até fevereiro deste ano.

Garcia advertiu, no entanto, que mesmo que praticamente todas as unidades tenham declarado o retorno das atividades presenciais, é preciso levar em consideração a especificidade de cada município e cada rede, por meio dos diagnósticos promovidos pelo ambiente escolar. Ele ressaltou a importância da integração entre gestores, professores e estudantes.

—  As soluções para os problemas estão sendo encontradas no ambiente de cada unidade escolar, de cada turma com o professor, fazendo interação com as famílias, com os alunos e com os alunos convivendo. Essa convivência foi o grande buraco que ficou e que, neste momento, está sendo suprimida com essas retomadas — defendeu. 

A audiência faz parte do ciclo de debates sobre a garantia de acesso à educação a todos os estudantes na faixa etária obrigatória além de discutir formas de ampliar o acesso nas demais etapas de ensino. Os participantes desta segunda-feira abordam ainda como ferramenta para superar esse desafio a priorização de programas de busca ativa para trazer os alunos de volta à escola e combater a evasão escolar.

Também participa da audiência o pesquisador e professor Naércio Menezes Filho, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

Agência Senado

Rate this post
Continue lendo

Brasil

Inscrições abertas para o 24º Congresso Internacional de Educação da LBV

Desafios da aprendizagem, saúde emocional e reflexos da pandemia serão temas abordados por profissionais renomados da área.

Publicados

em

A pandemia da Covid-19 trouxe significativos reflexos para a Educação e não só no Brasil. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), 90% da população mundial estudantil foi afetada com o distanciamento do ambiente escolar, impactando mais de 1,5 bilhão de estudantes em 188 países. Logo, não é à toa que o Google revelou que o termo “saúde mental” teve um aumento de 98% em relação aos anos anteriores entre as buscas na plataforma.

Por acreditar no poder transformador da Educação, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove anualmente o seu Congresso Internacional de Educação que nessa 24ª edição abordará o tema: “Desafios da aprendizagem e a saúde emocional – reflexos da pandemia: uma visão além do intelecto”.

O evento, vai ocorrer de forma virtual pelo YouTube nos dias 27 e 28 de junho, às 19h30.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.lbv.org/congressodeeducacao.

O ingresso terá o valor simbólico de R$ 20,00 e dará direito ao certificado de participação. O evento deve ser acompanhado ao vivo, inclusive, terá tradução simultânea para português, libras, espanhol e inglês.

O congresso trará palestras de especialistas em Educação e apresentará ações práticas implementadas pela LBV em sua rede de ensino, assim como os fatores que resultaram em evasão escolar zero nesses dois anos de distanciamento social. O propósito é contribuir para a formação continuada de docentes, discentes, pesquisadores e profissionais de áreas ligadas à Educação e demais interessados.

O diferencial do congresso da LBV é o conceito educacional inovador da Entidade, que traz um olhar individualizado para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, aliando a qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, bandeira de vanguarda da Instituição, proposta pelo educador Paiva Netto.

Serão abordados “os impactos emocionais na aprendizagem”, “os desafios de recuperar conteúdos pedagógicos perdidos” e “a importância do cuidado emocional dos educandos e profissionais”.

A LBV acredita que a educação constrói oportunidades e as oportunidades transformam vidas. Participe você também.

Assessoria/LBV

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas