Conecte-se conosco

Cultura

Artesanato paraibano ganha espaço de divulgação e comercialização no Manaíra Shopping

Publicados

em

O artesanato paraibano ganhou, nessa segunda-feira (14), mais uma importante vitrine para divulgação e comercialização de produtos de diversas tipologias. Uma parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e o Manaíra Shopping, em João Pessoa, está abrigando peças do acervo da loja do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa por pelo menos 60 dias. 

Cerca de 3 mil pessoas transitam nas dependências do empreendimento diariamente. Daí a importância desse ambiente para exposição e comercialização de peças da loja do Museu do Artesanato Paraibano no Manaíra Shopping, cujo público poderá apreciar e adquirir o genuíno artesanato da Paraíba.

Anúncio


Outro grande atrativo para os clientes o Manaíra Shopping é a presença de artesãos que vão demonstrar como ocorre o processo de produção das peças artesanais. Nesta semana, por exemplo, quem for ao Manaíra Shopping poderá conferir o trabalho de duas artesãs da renda renascença, tipologia que simboliza a riqueza do segmento no Estado.

A primeira-dama e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, ressaltou a importância de mais este momento para o artesanato paraibano. “Após o sucesso do 33° Salão, o artesão e a artesã ganham mais este espaço de divulgação e de comercialização em um dos maiores empreendimentos da região. Em nome do Governo do Estado, quero agradecer ao empresário Roberto Santiago por ter abraçado essa ideia”, disse.

A gestora do PAP, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Marielza Rodriguez, destacou a satisfação com a parceria. “É um ganho que vem coroar a realização do 33° Salão. Com este espaço no Manaíra Shopping, o nosso artesão, a nossa artesã têm o seu trabalho valorizado. Essa proximidade ajuda o paraibano a criar o hábito de usar o artesanato paraibano no cotidiano, na decoração da casa, no vestuário”, comentou. 

O espaço no Manaíra Shopping, cuidadosamente planejado e decorado pela equipe do PAP, sob a liderança do designer Fábio Morais e do produtor Haendel Melo, segue até o dia 3 de abril, mostrando o que há de melhor na produção artesanal paraibana.  

“Comprar artesanato gera desenvolvimento sustentável, estimula a valorização da cultura e a inclusão social do artesão”, concluiu Marielza Rodriguez.

 Loja do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa 

 Local: Manaíra Shopping 

 Período: 14/2 a 3/4

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Cultura

Tem início o São João nos Bairros e Comunidades Rurais de Guarabira

O projeto faz parte do calendário do “Junho em Guarabira”

Publicados

em

O clima de festa junina já toma conta de Guarabira! Nesta quinta-feira, dia 5 de junho, começou oficialmente o São João nos Bairros e na Zona Rural, um projeto que faz parte do calendário do “Junho em Guarabira”, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

A abertura aconteceu na Praça Nossa Senhora Aparecida (Padre Ibiapina), no bairro de mesmo nome, com o Arraiá Nossa Senhora, animado por Aridesdon do Acordeon, às 19h.

Anúncio


Ao longo de todo o mês, a tradição junina vai chegar a diversos bairros e comunidades, levando muito forró, comidas típicas e alegria para a população. A programação conta com apresentações musicais, culturais e muito arrasta-pé. A programação conta:

05/06 – 19h: Arraiá Nossa Senhora — Praça N.S. Aparecida (Padre Ibiapina) — Show: Aridesdon do Acordeon

06/06 – 16h: Inauguração de calçamento no bairro Areia Branca — Rua Edson Montenegro — Messias Sanfoneiro

09/06 – 19h: Arraiá do João Cassimiro — Praça Antônio Camilo (Conjunto João Cassimiro) — Pedro Sanfoneiro

10/06 – 19h: Arraiá do Mutirão — Rua Lídio Costa S. Carlos (em frente à E.M. Maria Lourdes de Souza de Amorim) — Luiz Carlos e Trio Pé de Serra

11/06 – 19h: Arraiá do Cordeiro + Alto da Boa Vista + Vila Padre Cícero — Praça Alberes Gonzaga de Lira — Daniel D R Banda

11/06 – 19h: Arraiá Sítio Maciel — Em frente à Escola Alcides Manoel da Silva — Dichina Sanfoneiro

13/06 – 17h: Arraiá do Escrivão — Escola Municipal Antônio Ferreira de Souza — Edmilson Sanfoneiro

13/06 – 19h: Arraiá do Pirpiri + Torres + Lagoa de Serra — Praça Severino Marinho dos Santos — Dadá Sanfoneiro

12 a 18/06 – 18h: Arraiá do Parque do Poeta — Parque do Poeta

21/06 – 19h: São João de Cachoeira dos Guedes — Cachoeira dos Guedes

25/06 – 19h: Arraiá do Clóvis Bezerra/Assis Chateubriand/Lucas Porpino/Antônio de Freitas/Clotildes — Praça Rosa Freire da Silva — Maurício Show

26/06 – 19h: Arraiá da Estação – Esplanada/São José/Centro/Rosário — Parque da Estação Ferroviária — Silvinho do Vale

26/06 – 19h: Arraiá do Jader Pimentel — Parque II — Nicodemos Sanfoneiro

28 e 29/06 – 19h: São Pedro — Parque do Encontro

30/06 – 19h: Arraiá da Primavera + Bela Vista + Dona Adália — Praça João Ferreira de Souza — Viny Almeida

O projeto “São João nos Bairros e Comunidades Rurais” tem como objetivo fortalecer as tradições culturais, descentralizar as festividades e levar alegria para todos os cantos da cidade, valorizando os artistas locais e mantendo viva a cultura nordestina.

“Queremos que todos sintam o verdadeiro espírito do São João, com muita música, dança, alegria e, principalmente, união entre as comunidades. É uma festa feita para todos”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Klemylsonn França.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira se prepara para o 6º Festival Internacional de Arte Naïf (FIAN)

Publicados

em

A cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, está prestes a receber a sexta edição do Festival Internacional de Arte Naïf (FIAN), que ocorrerá de 30 de maio a 30 de dezembro de 2025. O evento reunirá obras de até 80 artistas nacionais e internacionais, selecionadas por uma curadoria especializada, destacando a diversidade e a riqueza da arte naïf.

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 29 de maio, às 19h, na Rua Solon de Lucena, no centro de Guarabira. O festival contará com exposições presenciais no Museu de Arte Naïf da cidade e também será exibido virtualmente nos sites oficiais do evento e da Prefeitura de Guarabira.

Anúncio


Durante o festival, serão concedidos dois prêmios de aquisição no valor de R$ 7.000,00 cada e cinco prêmios de incentivo de R$ 2.000,00 cada, além de menções honrosas para obras que se destacarem.

O FIAN é uma realização da Prefeitura de Guarabira, em parceria com o Ministério da Cultura, o Ateliê Adriano Dias e a Caixa Residencial, e tem como objetivo promover a arte naïf e valorizar artistas autodidatas que expressam, por meio de suas obras, a simplicidade e a riqueza da cultura popular.

Para mais informações sobre o festival e sua programação, acesse o site oficial: www.fianaif.com.br.

Brejo.com (com Secom)

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Nesta quinta: Programa Espaço Cultural tem ‘esquenta’ para VIII Festival de Música da PB

Publicados

em

O Programa Espaço Cultural desta quinta-feira, dia 15, será um ‘esquenta’ para as eliminatórias do VIII Festival de Música da Paraíba. Na playlist, músicas que ficaram em primeiro lugar nas edições do evento e também os artistas que conquistaram a premiação de Melhor Intérprete.

Editado e apresentado pelo jornalista e radialista Jãmarrí Nogueira, o Espaço Cultural vai ao ar das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara FM (105,5). Este ano, o FMPB prestará homenagens aos paraibanos Cassiano e Glorinha Gadelha. As eliminatórias serão dias 22 e 23, no Teatro Municipal de Campina Grande. A finalíssima ocorrerá dia 31, no Teatro de Arena, em João Pessoa.

Anúncio


O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

O primeiro bloco desta quinta-feira terá na playlist as canções vencedoras das três primeiras edições do Festival. ‘Imprópria’ e ‘Carta pra Maria’, de Chico Limeira, ficaram em primeiro lugar em 2018 e 2019, respectivamente. E Chico conquistou as premiações de Melhor Intérprete nas duas edições.

Em 2020, quem venceu foi a canção ‘Cê não faz’, de Bixarte e Fúria Negra. Nesta terceira edição do festival, a premiação de Melhor Intérprete foi para Filosofino, que defendeu ‘Manifesto dos cantos’. O Festival de Música da Paraíba é uma realização do Governo do Estado, através da Funesc, EPC e Secom.

O segundo bloco contará com os vencedores e melhores intérpretes das edições de 2021, 2022, 2023 e 2024. João Carlos Júnior foi primeiro lugar, melhor intérprete e ainda teve o prêmio do Júri Popular ao defender a canção ‘Você viu’. No ano seguinte, Priscilla Cler também foi melhor intérprete e ficou em primeiro lugar por ‘Bocaberta’.

E em 2023, Bianca Costa foi a intérprete de ‘Dona Maria’ e ficou em primeiro lugar no festival. A premiação de Melhor Intérprete ficou com João Carlos Júnior, por ‘Homem branco’. Ano passado, o grande vencedor foi Filosofino. Ao defender ‘Quilombo Groove’, ele ficou em primeiro lugar e foi premiado como Melhor Intérprete.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas