Conecte-se conosco

Cultura

Artesanato paraibano ganha espaço de divulgação e comercialização no Manaíra Shopping

Publicados

em

O artesanato paraibano ganhou, nessa segunda-feira (14), mais uma importante vitrine para divulgação e comercialização de produtos de diversas tipologias. Uma parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e o Manaíra Shopping, em João Pessoa, está abrigando peças do acervo da loja do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa por pelo menos 60 dias. 

Cerca de 3 mil pessoas transitam nas dependências do empreendimento diariamente. Daí a importância desse ambiente para exposição e comercialização de peças da loja do Museu do Artesanato Paraibano no Manaíra Shopping, cujo público poderá apreciar e adquirir o genuíno artesanato da Paraíba.

Outro grande atrativo para os clientes o Manaíra Shopping é a presença de artesãos que vão demonstrar como ocorre o processo de produção das peças artesanais. Nesta semana, por exemplo, quem for ao Manaíra Shopping poderá conferir o trabalho de duas artesãs da renda renascença, tipologia que simboliza a riqueza do segmento no Estado.

A primeira-dama e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, ressaltou a importância de mais este momento para o artesanato paraibano. “Após o sucesso do 33° Salão, o artesão e a artesã ganham mais este espaço de divulgação e de comercialização em um dos maiores empreendimentos da região. Em nome do Governo do Estado, quero agradecer ao empresário Roberto Santiago por ter abraçado essa ideia”, disse.

A gestora do PAP, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Marielza Rodriguez, destacou a satisfação com a parceria. “É um ganho que vem coroar a realização do 33° Salão. Com este espaço no Manaíra Shopping, o nosso artesão, a nossa artesã têm o seu trabalho valorizado. Essa proximidade ajuda o paraibano a criar o hábito de usar o artesanato paraibano no cotidiano, na decoração da casa, no vestuário”, comentou. 

O espaço no Manaíra Shopping, cuidadosamente planejado e decorado pela equipe do PAP, sob a liderança do designer Fábio Morais e do produtor Haendel Melo, segue até o dia 3 de abril, mostrando o que há de melhor na produção artesanal paraibana.  

“Comprar artesanato gera desenvolvimento sustentável, estimula a valorização da cultura e a inclusão social do artesão”, concluiu Marielza Rodriguez.

 Loja do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa 

 Local: Manaíra Shopping 

 Período: 14/2 a 3/4

Secom-PB

Rate this post

Cultura

Pastor e cantor gospel vai integrar equipe de transição de Lula na área da Cultura

Publicados

em

Pixabay/ilustração

O cantor gospel Kleber Lucas foi convidado para integrar a equipe de transição do governo Lula (PT) na área de Cultura. Ele deve participar de uma reunião nesta sexta-feira (18.11) para dar início às tratativas com o grupo e discutir direcionamentos para o segmento cultural na nova gestão do petista.

Produtor musical e pastor, Kleber é mestre e doutorando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a campanha presidencial, ele chegou a participar de uma canção-protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Do F5online

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Divulgada Programação Oficial da Rota Cultural “Raízes do Brejo” em Guarabira

A rota cultural “Raízes do Brejo” acontecerá na cidade nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Publicados

em

O prefeito Marcus Diôgo anunciou em seu programa semanal nesta terça-feira, dia 8 de novembro, a programação oficial da rota cultural “Raízes do Brejo” que acontecerá na cidade nos dias 25, 26 e 27 de novembro. A rota é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo com as prefeituras locais. O tema da edição será “Cultura, Fé e Poesia na Rainha do Brejo”.

Como já faz parte da tradição, a cidade reconhecida através de Lei Estadual como a “Rainha do Brejo Paraibano” realizará a etapa da rota cultural no dia de seu aniversário. “A festa é dupla”, enfatiza o prefeito Marcus. A programação elaborada em Guarabira destaca as potencialidades do município nas áreas de serviço, lazer, cultura, artesanato e experiências de trilha na zona rural do município.

A programação musical ganhou um destaque a parte, com a participação de diversos artistas locais que animarão o fim de semana do evento. A abertura Oficial que será na sexta, dia 25, a partir das 19h, na Praça João Pessoa contará com a participação de Rogério Wilker, Rayanne Moura, do grupo da melhor idade “De bem com a vida”, das crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Secretaria de Assistência Social e do espetáculo “A Saga de Dom Beiriz” que contará, com auxílio dos atores guarabirenses Vando Farias e Dante Aliguieri, a história dos primeiros colonizadores da cidade e o encerramento com a apresentação musical da banda “Raio do Sol”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NA CIDADE DE GUARABIRA DE 25 A 27 DE NOVEMBRO DE 2022

Os cantores Sirano e Sirino serão a atração principal da programação do dia 26, sábado, dia em que a cidade comemora 135 anos de emancipação política, que contará também com Rachel Costa e Aduílio Mendes.

Durante os dias 24 e 25 de novembro o comércio local também realizará promoções a todos os visitantes, confira a relação das lojas parceiras e aproveite sua estadia.

A edição do ano de 2022, marca a retomada da realização da Rota Cultural Raízes do Brejo, que durante o período de enfrentamento a Pandemia da COVID-19 esteve com a  sua realização suspensa. O evento evidencia o potencial turístico das cidades da região do brejo e irá presentear os moradores e visitantes com muita música, artes cênicas, serviços, gastronomia, eventos religiosos, além de experiências únicas.

O Raízes do Brejo começou em 23 de setembro na cidade de Belém, em seguida passou por Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, nesta semana chega a Borborema, em seguida Dona Inês, em Guarabira começa no dia 25 de novembro, e logo em seguida passa ainda por Pirpirituba e Pilõezinhos, encerrando a programação no dia 17 de dezembro.

O evento conta com o apoio da Rede Paraíba de Supermercados, Sebrae Paraíba, Fecomércio e do Governo do Estado através da PBTUR.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Mês da Consciência Negra: Programa Espaço Cultural tem tributo ao guarabirense Zé Katimba

O tributo ao sambista paraibano Zé Katimba, que comemora 90 anos de idade e será a atração principal do projeto Gafieira.

Publicados

em

Fotos: Divulgação

O programa Espaço Cultural, desta quinta-feira (10), contou com uma edição especial dentro das atividades da Funesc no Mês da Consciência Negra. A primeira hora do programa se dedicou à música preta da Paraíba. O programa, editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, aconteceu das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara (105,5).

Homenagem – O terceiro bloco vai contar com um tributo ao sambista paraibano Zé Katimba, que comemora 90 anos de idade e será a atração principal do projeto Gafieira, na sexta-feira (11), no palco armado no estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. O Gafieira também terá shows de Mirandinha e Zé Inácio.

Um dos blocos do programa Espaço Cultural também trará uma entrevista com o cantor e compositor Iago D’Jampa, que acaba de lançar o single ‘Louca vida’. Outros singles de Iago são ‘Jampa Paradise’ e ‘Sereia’. Em agosto deste ano, o artista (que passeia entre o rap, o reggae e o funk) foi uma das atrações do festival D’Jampa Life.

O ‘Espaço Cultural’ também tem transmissão pelo site da emissora. Além da entrevista com Iago D’Jampa e do tributo ao guarabirense Zé Katimba, o programa desta quinta-feira (10) terá canções de artistas pretos como Mebiah, Elon, Sandra Belê, Chico César, Gláucia Lima, Pedro Osmar, Helayne Cristini, Filosofino, Bixarte e João Carlos Jr.

Antenado com as convergências de plataformas, o programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas