Conecte-se conosco

Cidades

Segurança da Paraíba recebe peritos criminais da Senasp para tratar de identificação balística automatizada

A ferramenta é uma das tecnologias do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) utilizadas na investigação criminal.

Publicados

em

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) recebeu nessa quinta-feira, 28, dois peritos criminais representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para tratar da implementação de um equipamento de identificação balística automatizada. A ferramenta é uma das tecnologias do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) utilizadas na investigação criminal.

No encontro, os peritos da Senasp deram detalhes de como funciona o equipamento, que é destinado a realizar o confronto automatizado dos elementos de munição (projéteis e estojos) recolhidos em locais de crimes, de armas apreendidas e até mesmo dos corpos de vítimas de homicídio.

Anúncio


Com uso dessa ferramenta, que é bem sofisticada, será possível criar um banco nacional de perfis balísticos, permitindo análises periciais coletadas em todo o país. “Um compartilhamento e comparação de dados arquivados pelas perícias dos estados e da Polícia Federal”, explicou o perito criminal Ladislau Brito, da Senasp.

O secretário executivo da Sesds/PB, coronel Lamark Donato, disse que a Paraíba está sempre aberta às novas tendências e tecnologias que visem o aperfeiçoamento das técnicas de investigação. “Inclusive, o nosso IPC dispõe de uma Central de Custódia de Vestígios que é modelo para o país e já foi elogiada pela própria Senasp”, lembrou Lamark.

Também participaram da reunião a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Cassandra Duarte; o diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC/PB), Marcelo Burity; o perito criminal Marcos Contel (Senasp); e os peritos paraibanos Reinaldo Lucena e Gabriela Nóbrega.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Prefeita e candidata dizem ter sofrido violência política de gênero, no Brejo

Publicados

em

A Coligação Mais Trabalho e Mais Cuidado publicou sem suas redes sociais a informação de que a candidata a prefeitura Myllena e a Prefeita Joyce Renally foram vítimas do crime de violência política de gênero, além de outros crimes contra honra.

Segundo o comunicado, as duas se dirigiram a 8ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, sediada em Guarabira, e o autor dos crimes, que inclusive portava arma branca, foi conduzido em flagrante pela guarnição do Pelotão Rural de Duas Estradas à Delegacia de Guarabira.

Anúncio


A Redação do ClickPB entrou em contato com as autoridades policiais locais. E recebeu a informação que o fato realmente ocorreu e que o acusado proferiu palavras de baixo calão contra as vítimas e fugiu.

Ao ser localizado pela polícia, o acusado portava uma arma, mas não reagiu a prisão e foi levado à cadeia. “Não foi necessário o uso de algemas”, detalhou o Tenente Diniz. O autor dos crimes aguarda audiência de custódia.

Do ClickPB Em 07.09.2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Agenda do candidato a prefeito de Guarabira, Raniery Paulino, nesta sexta-feira (6)

Publicados

em

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Agenda da candidata a prefeita de Guarabira, Léa Toscano, nesta quinta-feira (05)

COLIGAÇÃO:VONTADE DO POVO

Publicados

em

COLIGAÇÃO:VONTADE DO POVO

PREFEITA LÉA TOSCANO 44

Anúncio


QUINTA-FEIRA (05/09)

9h – Gravação para o Guia Eleitoral

10h – Visita ao Distrito Mecânico;

16h – Prestigia, em Praça Pública, o Desfile Cívico da Independência do Brasil;

19h – Visita a comunidade de Tananduba com a candidata à vereadora Hellen Bernardo.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas