Conecte-se conosco

Cultura

Sarau Poemas e Cantos da Cidade traz novas atrações no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB

Publicados

em

O Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba realizam nessa quinta-feira (25/8), a versão de agosto do SARAU POEMAS E CANTOS DA CIDADE, evento multicultural que integra a agenda da cidade de João Pessoa desde 2016, quando foi criado pelas duas entidades. 

A programação, bem diversificada, conta com o lançamento de três importantes obras: “Prosperidade e Vida Plena”, de Ednaldo Rodrigues, “Cordel Vivo”, de Aldo Anísio e “Na Sombra de Augusto dos Anjos”, de Gilmar Leite. As performances poéticas terão a participação de Tiago Monteiro, Vicente Campos, Renally Oliveira, Vicente Nascimento, Stelo Queiroga e Ronaldinho Barbosa. Aliás, o poeta Aldo Anísio vem diretamente do Ceará, apenas para participar do sarau.

Anúncio


Léo Brasil fará uma apresentação musical e o evento contará com participações especiais da “Ciranda da Arlinda” e de Palmira Palhano.

Com cerimonial de Marconi Araújo (também presidente da ACVPB), receberão certificados de reconhecimento as seguintes personalidades: Socorro Almeida (Cultura), Rosa Dalva Aguiar (Jornalismo), Ruth Avelino (Turismo) e o Quiosque da Poesia. Na ocasião, será feito o encerramento da exposição de telas do artista plástico Carlos Aquino.

Segundo o Diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, Flávio Sátiro Filho, o sarau realizado em parceria com a ACVPB é “um dos mais ricos eventos culturais da Paraíba, pois traz, na essência, a melhor inspiração da cultura popular raiz, através de protagonistas de intensa sensibilidade humana e artística”.

O SARAU POEMAS E CANTOS DA CIDADE, versão de agosto, ocorre na próxima quinta-feira (25/8), à partir das 18h30, no auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, do TCE-PB, situado a rua Geraldo Von Sosthen, 147, Jaguaribe, João Pessoa-PB. A entrada é franca e maiores informações podem ser conseguidas através do telefone (83) 3208-3546.

 Ascom/TCE-PB

Rate this post
Anúncio


Cultura

TCE-PE estuda construir Centro Cultural inspirado no Ariano Suassuna do TCE-PB

Publicados

em

Foto: Assessoria

O vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, visitou, nesta terça-feira (4), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O objetivo da visita foi para troca de experiências de gestão e de boas práticas. Ele foi recebido pelo presidente do TCE de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal; e pelo presidente da 2ª Câmara do TCE-PE, conselheiro Ranilson Brandão. 

Num primeiro momento, o conselheiro Fábio Nogueira apresentou e detalhou como foi desenvolvido a execução do Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), o complexo arquitetônico que abriga a Escola de Contas, o auditório Celso Furtado, um salão para exposições artísticas e literárias, e o Espaço Cidadania Digital Conselheiro Juarez Farias.

Anúncio


Conforme relatou Nogueira, a atual gestão do TCE-PE tem a intenção de construir uma estrutura similar a do TCE paraibano. Recentemente, técnicos do TCE-PE vieram à Paraíba conhecer o CCAS de perto. O vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba destacou que, pela estrutura oferecida e pela beleza arquitetônica, o Centro Cultural do TCE-PB virou referência para eventos regionais, nacionais e internacionais.  

Durante a visita institucional, Fábio Nogueira foi recebido no gabinete da Presidência do TCE-PE e também conheceu as ações daquela Corte de Contas na área de educação, especialmente voltadas para a primeira infância. Segundo os conselheiros, o Tribunal de Contas de Pernambuco “tem se destacado por diversas iniciativas que visam garantir o acesso das crianças a serviços de qualidade, promovendo seu desenvolvimento pleno”. 

Investir na primeira infância, segundo o TCE-PE, “traz impactos positivos não só para as próprias crianças, mas para toda a sociedade a longo prazo”. 

Entre as principais ações do TCE estão:

– Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos; avaliar a efetividade de programas e projetos; formar conselheiros tutelares; acompanhar a implementação do Plano Nacional pela Primeira Infância e estimular a participação social. 

“Essas iniciativas são essenciais para a garantia dos direitos da primeira infância no nosso Estado, demonstrando o compromisso do TCE-PE com o desenvolvimento integral das crianças e com o bem-estar da comunidade”, destacou o presidente Valdecir Pascoal.

Ascom/TCE-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Serra da Raiz e mais 11 municípios são inseridos no São João na Rede do governo da Paraíba

Publicados

em

O município de Serra da Raiz e mais 11 estão inseridos no São João na Rede 2024, uma programação especial junina realizada pelo governo da Paraíba para dar mais visibilidade ao potencial turístico através dos festejos juninos com o autêntico forró raiz.

Serra da Raiz realiza um dos maiores festejos juninos do estado com o São João Mais Aconchegante da Paraíba, as festividades por lá começam dia 01 de junho com o forró dos amigos, já no dia 10 recebe a edição do São João na Rede e continua nos dias 21, 22, 23 e 24

Anúncio


O São João na Rede, vão ser mais de 70 horas de forró e mais de 100 artistas em 12 municípios diferentes. O evento vai passar por Marcação (8 de junho), Umbuzeiro (9 de junho), Serra da Raiz (10 de junho), Damião (11 de junho), Puxinanã (12 de junho), Assunção (13 de junho), Mãe D’Água (14 de junho), São José de Princesa (15 de junho), São José de Caiana (16 de junho), Nazarezinho (17 de junho), Poço Dantas (18 de junho) e Brejo dos Santos (19 de junho).

Felipe Silva

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Show de Madonna reúne 1,6 milhão de pessoas em Copacabana

Espetáculo teve o maior público da carreira da cantora.

Publicados

em

© Fabio Motta/Prefeitura do Rio

As areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, receberam pelo menos 1,6 milhão de pessoas para o show de Madonna. O número foi divulgado pela Riotur, empresa de turismo ligada à prefeitura, e superou em 100 mil a expectativa inicial. O público pode ser considerado o maior de toda a carreira da cantora, que se apresentou no país pela quarta vez. A última foi há 12 anos.

O espetáculo, que encerrou a turnê mundial The Celebration Tour, começou pouco depois das 22h30 do último sábado (4) e teve duração de aproximadamente duas horas.

Anúncio


Duas artistas brasileiras – Anitta e Pabllo Vittar – contracenaram com a norte-americana. Também houve homenagens para Renato Russo, Cazuza, Abdias do Nascimento, Paulo Freire, Pelé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marielle Franco, Zumbi dos Palmares, Mano Brown, Erika Hilton, Marta, Cacique Raoni, Maria Bethânia, Daniela Mercury, entre outros.

Balanço policial

A Polícia Militar (PM) informou que apreendeu mais 160 objetos perfurocortantes em diversos pontos de bloqueio e revista em Copacabana. Em uma imagem divulgada pela corporação, é possível ver itens como tesouras, estiletes e facas. Também foram conduzidas 33 pessoas para as delegacias do bairro, suspeitas de infrações criminais.

O esquema de segurança da PM envolveu 3.200 agentes nas ruas, havendo, ainda, o auxílio de câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que montou uma operação especial para o show em Copacabana. Dias antes, na sexta-feira (3), houve uma limpeza nas areias. Durante a apresentação da cantora, foi feita a manutenção do serviço e, na madrugada desse domingo, uma nova limpeza da praia.

Limpeza

“Foram mobilizados 1.518 garis, 65 veículos, 38 equipamentos, 1.500 contêineres, 15 pontos de coleta seletiva e 48 agentes do programa Lixo Zero, além de ter sido feita limpeza em três postos de saúde da região. A Comlurb retirou 287 toneladas de resíduos da praia e as equipes de fiscais do Lixo Zero aplicaram 27 multas por descarte irregular de pequenos resíduos e por publicidade irregular”, informou a Comlurb.

*Matéria alterada às 13h03 para acréscimo de informações.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas