Conecte-se conosco

Saúde

Hospital de Clínicas inicia tratamento com toxina botulínica para reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas

Publicados

em

Foto: Secom/PB

O Hospital de Clínicas de Campina Grande iniciou um tratamento incomum no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, através do uso de toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox. A substância, geralmente associada aos procedimentos estéticos, tem sido utilizada na unidade para reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas. 

Entre outras aplicações, a toxina botulínica é destinada para o tratamento da espasticidade (rigidez muscular excessiva) em pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismos cranianos, paralisia cerebral, esclerose múltipla, e ainda para os distúrbios de movimento (contrações musculares involuntárias), como distonias, espasmo hemifacial e na sialorreia (salivação excessiva). 

Anúncio


De acordo com o neurologista Brunno de Farias, o tratamento consiste na aplicação da substância no músculo ou glândula afetada e já se pode observar resposta terapêutica nos primeiros dias após a injeção. “A toxina botulínica bloqueia a junção neuromuscular e impede a contração muscular excessiva, proporcionando um relaxamento de músculos rígidos, diminuindo contrações musculares involuntárias”, explica. 

No HC, os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar e, a depender da necessidade, submetidos a novas aplicações em três ou quatro meses. Os atendimentos ocorrem todas as sextas-feiras no turno da tarde. Para ter acesso ao tratamento, o usuário precisa ser encaminhado através da Secretaria de Saúde de seu município, onde terá o cadastro realizado junto à Central de Regulação Estadual. 

“O Hospital de Clínicas teve a iniciativa da criação desse ambulatório de neurologia, com a aplicação da toxina botulínica, após a identificação, por parte da nossa equipe, tanto no ambulatório de fisioterapia quanto no ambulatório do pé torto congênito, de pacientes que poderiam se beneficiar com a aplicação dessa toxina. Então, o HC passou a oferecer a aplicação onde o paciente passa pela consulta com neurologista, tem a indicação, sai com um laudo solicitando a toxina botulínica, procura o Cedmex para aquisição dessa toxina, e após isso, ele retorna para a realização da aplicação e acompanhamento junto com a equipe multidisciplinar, objetivando uma melhor qualidade de vida desse paciente”, detalha o diretor-geral do hospital, Thyago Morais. 

Secom

Rate this post
Anúncio


Saúde

População recebe serviço de transporte gratuito para o Complexo de Saúde de Guarabira

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira lançou nesta terça-feira (21), o programa de gratuidade do transporte de usuários do Sistema Único de Saúde, que necessitam dos serviços oferecidos no Complexo Municipal de Saúde Geraldo Camilo, localizado no bairro do Nordeste.

Para assegurar o acesso aos serviços de saúde com maior comodidade e agilidade, um ônibus ficará disponível para fazer o transporte das pessoas, seguindo horário e rota preestabelecidos. Usuários do SUS que residem em localidades distantes do Complexo de Saúde e, principalmente, idosos e os que têm dificuldade de locomoção, terão a possibilidade de acessar os serviços com mais facilidade.

Anúncio


A prefeita Léa Toscano disse a iniciativa foi pensada em conjunto com o vice-prefeito Raimundo Macedo e a secretária de Saúde, Dayse Campos, que sempre foram abordados para encontrar uma solução, principalmente pessoas que moram distante.

“Muita gente pediu e eu, juntamente com Raimundo e com Dayse, realizei um estudo e trouxemos o ônibus do Complexo de Saúde. Todos que precisarem vão puder usar o transporte e também os funcionários que trabalham aqui no Complexo. Eu tenho dito que a humanização é o que nós vamos fazer na nossa gestão e melhorar o acesso aos atendimentos de saúde é, sem dúvida, importante para muita gente”, destacou Léa.

A rota inicial é apenas o início da operação do serviço, que pode haver alteração, de acordo com a demanda de usuários.

Confira a rota

O ônibus vai fazer a rota de segunda à sexta-feira, partindo sempre às 7h da manhã, da Rodoviária Municipal, depois passando pela Rodoviária Estadual, seguindo para a antiga Central de Covid (bairro do Rosário), depois segue até o edifício de Noêmia, na Avenida Dom Pedro II, continua até à Praça do Encontro, no bairro Nordeste, com destino final ao Complexo de Saúde.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Rede de proteção: terapia emocional disponível para mulheres vítimas de violência

Publicados

em

O Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, situado no prédio da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, contará a partir desta quarta-feira (22) com mais um serviço direcionado às mulheres vítimas de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), a terapia emocional. 

A terapeuta emocional Girlene Fernandes integrará a equipe, que já conta com assistentes sociais, assessoria jurídica e psicólogas, que juntas, trabalharão para resgatar a autoestima, dignidade e cidadania dessas mulheres. Segundo a secretária Euzelma Belarmino, a ação visa fortalecer ainda mais o protagonismo feminino e o cuidado com as mulheres para romper o ciclo da violência. 

Anúncio


Lembrando que todo o processo é sigiloso, e por isso as mulheres que necessitarem desta rede de proteção devem vir ao Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, que está localizado na na Travessa Pedro Xavier, no Bairro Novo, das 8h às 14h, para realizar os procedimentos necessários. 

Além das políticas públicas para as mulheres, a secretaria também está empenhada em fortalecer a rede de apoio e proteção a mulheres vítimas de violência através de um atendimento acolhedor, humanizado e com ações efetivas para empoderar mulheres.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

GUARABIRA: Sec. de Saúde realiza chamada para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma campanha de chamamento para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes. Aproveitando o período de férias escolares, os postos de saúde de todos os bairros estão com equipes disponíveis durante todo o dia para atender à população.

A ação busca facilitar o acesso às vacinas, uma vez que as crianças estão em casa, tornando mais simples o deslocamento até as unidades de saúde. A Secretaria reforça a importância de estar com o esquema vacinal em dia, especialmente durante o verão, quando há maior disseminação de doenças que podem ser prevenidas com vacinas.

Anúncio


Além das vacinas obrigatórias para crianças, adolescentes também devem aproveitar o momento para atualizar imunizações importantes, como a do HPV, que previne o câncer do colo do útero e outros tipos de doenças relacionadas ao papilomavírus humano. Os pais e responsáveis devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando a carteira de vacinação para a devida conferência e atualização. 

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas