Conecte-se conosco

Cultura

Caravana Interatos abre a temporada 2023 com espetáculo de dança em Areia

O espetáculo de dança ‘ForróLab – Baião de Duas’, com as dançarinas Karla Oliveira e Jack Keysy.

Publicados

em

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abriu, neste sábado (17), as atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A primeira parada aconteceu no município de Areia, que recebeu o espetáculo de dança ‘ForróLab – Baião de Duas’, com as dançarinas Karla Oliveira e Jack Keysy. A apresentação gratuita aconteceu a partir das 19h, no Teatro Minerva.

‘ForróLab – Baião de Duas’ é um espetáculo de improvisação em dança construído a partir da investigação do Corpobodó. É um formato de laboratório experimental que investiga a corporeidade contemporânea da mulher paraibana forrozeira. Evidenciando questões dentro da ótica de discussões de gênero na cultura do forró. A condução a dois é compartilhada entre as duas mulheres no cenário de uma preparação para o forrobodó.

Anúncio


O espetáculo tem direção, roteiro e produção executiva de Karla Oliveira, que também integra o elenco ao lado de Jack Keysy. A duração é de 35 minutos e a classificação indicativa é livre para todas as faixas etárias. A fotografia é de Helena Lima. A trilha sonora conta com músicas de Cabruêra, Jaguaribe Carne, Forro Red Light, Bella Raiane e As Januárias.

Utilizando-se dos códigos de movimento de outras danças populares, danças urbanas e técnicas da dança contemporânea, o duo busca pesquisar campos relacionais através da improvisação visando entender o corpo da mulher que dança na Palhoça. No intuito de ampliar novas maneiras de mover, sentir, vivenciar e experimentar esta dança.

Colocar os pés e os ouvidos no terreiro de um forró é mergulhar expansivamente nas memórias afetivas ancestrais para se permitir dançar, a dois ou não, em uma atmosfera de aberturas para outras linguagens de dança que tornam o arrasta-pé um espaço brincante.

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começa em junho, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Carrapateira, Alagoa Nova, Areia, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital.

SOBRE AS ARTISTAS

Karla Oliveira é dançarina, coreógrafa, produtora, passista e capoeirista de João Pessoa. Graduanda do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, iniciou suas pesquisas nas danças urbanas em 2017, tendo foco nas danças House, Breaking e Hip-Hop Dance.  Formada em Danças Urbanas pelo CEARTE/PB em 2019.  Constrói sua investigação na Dança Contemporânea através da fusão das Danças Urbanas com danças populares como Frevo, Forró, Samba e Cavalo Marinho.  Integrante do grupo de danças urbanas e dança contemporânea Coletivo Tribo Éthnos (PB),  Atualmente desenvolve pesquisa sobre o Frevo através do Projeto de Iniciação Científica pelo curso de Dança – UFPB, assim como também é integrante do Coletivo Pé de Frevo, grupo de pesquisa que dedica-se ao Passo e atua com oficinas, apresentações e práticas de frevo aliadas a UFPB.  É fundadora, diretora e dançarina do grupo de investigação em vídeo dança Lak Um Coletivo(PB). Idealizadora do projeto de investigação ForróLab, onde explora o conceito corpobodó como mote para laboratórios investigativos , Duo fusão em Danças Urbanas e Populares a partir do Forró, duo experimental com a dançarina Jack Keysy (PB).

Jack Keysy é professora, dançarina e pesquisadora paraibana, natural de Campina Grande  formada em Licenciatura em Dança pela UFPB, desenvolve trabalhos cênicos através da performance. Atua nas Danças Urbanas desde 2005. É integrante do Coletivo Tanz, onde desenvolve trabalhos com performance contemporânea. Integrante do Coletivo House Dance PB, onde atua como pesquisadora e dançarina da cultura House Paraibana. É integrante do grupo SoulBrazil onde atua como produtora, dançarina e pesquisadora das mulheres na cultura Hip Hop. Atualmente pesquisa corpo e imagem através da proposta do Jazz Funk e Conexões do Samba e Forró nas Danças Urbanas Estadunidenses, possibilitando um corpo potente para o improviso e trazendo esses estudos para as experimentações do ForróLab.

Caravana Interatos 2023 – Dança – Areia
Data: 17 de junho
Horário: 19h
Espetáculo: ForróLab – Baião de Duas
Direção: Karla Oliveira
Elenco: Jack Keysy e Karla Oliveira
Local: Teatro Minerva – Areia/PB
Duração: 35 min
Classificação: Livre

Secom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Jogos Indígenas 2023 serão abertos nesta quarta-feira, na Baía da Traição

Publicados

em

Reprodução

A Aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição, sedia, nesta quarta-feira (29), a solenidade de abertura dos Jogos Indígenas 2023. O evento terá cinco dias de duração, com início às 9h, e na oportunidade haverá a apresentação da dança do toré, além do desfile dos participantes, que integram os povos Potiguaras, oriundos do Litoral Norte da Paraíba.

As modalidades disponíveis dos Jogos são as típicas indígenas como: canoagem, corrida do toro, arco e flecha, arremesso de lança e natação no rio, mescladas com algumas tradicionais (futebol de campo, futsal e mini-maratona). De acordo com a coordenação, podem participar do evento, atletas do sexo masculino e feminino. A expectativa é que representantes de mais de 30 aldeias participem das provas.

“Depois de tantos eventos que o Governo do Estado realizou ao longo de 2023, agora chegou a hora dos Jogos Indígenas, que será mais uma grande festa do esporte na Paraíba. Realizar esse evento faz valorizar a cultura desses povos que tanto fizeram pelo país e continuam fazendo e por isso, merecem toda a atenção no que diz respeito a estar inserido no calendário esportivo”, observou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires.

Anúncio


Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e contam com parceria das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Divulgada Festa da Padroeira de Bananeiras; veja a programação

Publicados

em

A programação oficial da festa da padroeira de Bananeiras, brejo Paraibano, foi divulgada pelo prefeito Matheus Bezerra, na manhã desta terça-feira (14).

A festa será dias 05, 06 e 07 de Janeiro.

Anúncio


Dia 05 – Eric Land, Banda Encantus e Lucas Aboiador;

Dia 06 – Desejo de Menina, Bizay e Thiago Freitas.

Dia 07 – Pagode do Braz e Pagode Som da Raça.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas