Conecte-se conosco

Cultura

Caravana Interatos abre a temporada 2023 com espetáculo de dança em Areia

O espetáculo de dança ‘ForróLab – Baião de Duas’, com as dançarinas Karla Oliveira e Jack Keysy.

Publicados

em

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abriu, neste sábado (17), as atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A primeira parada aconteceu no município de Areia, que recebeu o espetáculo de dança ‘ForróLab – Baião de Duas’, com as dançarinas Karla Oliveira e Jack Keysy. A apresentação gratuita aconteceu a partir das 19h, no Teatro Minerva.

‘ForróLab – Baião de Duas’ é um espetáculo de improvisação em dança construído a partir da investigação do Corpobodó. É um formato de laboratório experimental que investiga a corporeidade contemporânea da mulher paraibana forrozeira. Evidenciando questões dentro da ótica de discussões de gênero na cultura do forró. A condução a dois é compartilhada entre as duas mulheres no cenário de uma preparação para o forrobodó.

O espetáculo tem direção, roteiro e produção executiva de Karla Oliveira, que também integra o elenco ao lado de Jack Keysy. A duração é de 35 minutos e a classificação indicativa é livre para todas as faixas etárias. A fotografia é de Helena Lima. A trilha sonora conta com músicas de Cabruêra, Jaguaribe Carne, Forro Red Light, Bella Raiane e As Januárias.

Utilizando-se dos códigos de movimento de outras danças populares, danças urbanas e técnicas da dança contemporânea, o duo busca pesquisar campos relacionais através da improvisação visando entender o corpo da mulher que dança na Palhoça. No intuito de ampliar novas maneiras de mover, sentir, vivenciar e experimentar esta dança.

Colocar os pés e os ouvidos no terreiro de um forró é mergulhar expansivamente nas memórias afetivas ancestrais para se permitir dançar, a dois ou não, em uma atmosfera de aberturas para outras linguagens de dança que tornam o arrasta-pé um espaço brincante.

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começa em junho, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Carrapateira, Alagoa Nova, Areia, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital.

SOBRE AS ARTISTAS

Karla Oliveira é dançarina, coreógrafa, produtora, passista e capoeirista de João Pessoa. Graduanda do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, iniciou suas pesquisas nas danças urbanas em 2017, tendo foco nas danças House, Breaking e Hip-Hop Dance.  Formada em Danças Urbanas pelo CEARTE/PB em 2019.  Constrói sua investigação na Dança Contemporânea através da fusão das Danças Urbanas com danças populares como Frevo, Forró, Samba e Cavalo Marinho.  Integrante do grupo de danças urbanas e dança contemporânea Coletivo Tribo Éthnos (PB),  Atualmente desenvolve pesquisa sobre o Frevo através do Projeto de Iniciação Científica pelo curso de Dança – UFPB, assim como também é integrante do Coletivo Pé de Frevo, grupo de pesquisa que dedica-se ao Passo e atua com oficinas, apresentações e práticas de frevo aliadas a UFPB.  É fundadora, diretora e dançarina do grupo de investigação em vídeo dança Lak Um Coletivo(PB). Idealizadora do projeto de investigação ForróLab, onde explora o conceito corpobodó como mote para laboratórios investigativos , Duo fusão em Danças Urbanas e Populares a partir do Forró, duo experimental com a dançarina Jack Keysy (PB).

Jack Keysy é professora, dançarina e pesquisadora paraibana, natural de Campina Grande  formada em Licenciatura em Dança pela UFPB, desenvolve trabalhos cênicos através da performance. Atua nas Danças Urbanas desde 2005. É integrante do Coletivo Tanz, onde desenvolve trabalhos com performance contemporânea. Integrante do Coletivo House Dance PB, onde atua como pesquisadora e dançarina da cultura House Paraibana. É integrante do grupo SoulBrazil onde atua como produtora, dançarina e pesquisadora das mulheres na cultura Hip Hop. Atualmente pesquisa corpo e imagem através da proposta do Jazz Funk e Conexões do Samba e Forró nas Danças Urbanas Estadunidenses, possibilitando um corpo potente para o improviso e trazendo esses estudos para as experimentações do ForróLab.

Caravana Interatos 2023 – Dança – Areia
Data: 17 de junho
Horário: 19h
Espetáculo: ForróLab – Baião de Duas
Direção: Karla Oliveira
Elenco: Jack Keysy e Karla Oliveira
Local: Teatro Minerva – Areia/PB
Duração: 35 min
Classificação: Livre

Secom

Rate this post

Cultura

Histórias de Lua e Sol: Peça paraibana se apresenta em Araruna e chega a 7 mil expectadores

Obra teatral é uma produção da Companhia do Prato, da cidade de Guarabira.

Publicados

em

A peça teatral HISTÓRIAS DE LUA E SOL, da Companhia do Prato, de Guarabira, com texto, atuação e Direção de Vando Farias, chega à região rural de mais um munícipio paraibano: Araruna.

Estreada em Maio de 2022, a peça infanto juvenil chega à sua apresentação de número 66, tendo circulado por quatorze cidades, entre os estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal; Com uma plateia de cerca de 6.950 expectadores. 

Com a apresentação desta quarta feira, 14 de Agosto de 2024, a peça estará atingindo , certamente, o número de 7.000 . Um marco para o teatro feito no Brejo da Paraíba, bem como para o Teatro Infanto juvenil realizado no teatro brasileiro e Guarabirense.

Com apresentação para os alunos da E.M.E.F.SANTOS DUMONT , numa parceria com a gestão escolar , além da produção local da Produtora e Professora Lucicleide Santos, os alunos da Zona Rural receberão , pela primeira vez em sua história, um espetáculo teatral.

Histórias de Lua e Sol passou por diversos munícipios e capitais, como João Pessoa, Recife, Fortaleza e Brasília. Agora, mesmo na área localizada a cerca de quarenta minutos da sede do munícipio, os alunos terão a oportunidade de comemorar o dia do estudante vendo teatro.

O espetáculo detém 6 premiações, dentre as quais: Melhor Ator, Melhor Cenário e Melhor Iluminação no Festic -Caruaru-PE , além de Melhor Ator Revelação, Melhor Direção e Terceira Melhor peça infantil da Paraíba, com o Prêmio Ednaldo do Egypto, em 2023.

SINOPSE

A peça Histórias de Lua e Sol mergulha na jornada emocional de Augusto, um menino de doze anos que se refugia no papel de Sr. Tick, o Grande Tempo, movido pelo medo de perder a oportunidade de crescer. Num contexto pandêmico, onde a realidade se entrelaça com a fantasia, Augusto (ou Sr. Tick) embarca em uma missão improvável: encolher a Lua para carregá-la consigo numa bolsa.

À medida que a trama se desenrola, Augusto confronta não apenas um dragão físico, mas também seus próprios medos. Seus companheiros de jornada incluem uma girafa amiga, daltônica e com nuances complexas, e um elefante próximo do fim de sua jornada terrena. Juntos, enfrentam desafios que transcendem a realidade, explorando valores como respeito, lealdade e a complexidade das mentiras.

O espetáculo utiliza técnicas de teatro de bonecos, sombras e animação para criar um mundo visualmente envolvente. “Histórias de Lua e Sol” é mais do que uma simples narrativa; é uma exploração poética sobre o valor dos sonhos, a coragem de enfrentar temores profundos e a resiliência que se manifesta nos laços de amizade. Uma experiência que toca o público, instigando reflexões sobre a vida, a morte e os significados que atribuímos aos nossos próprios contos. 

  • ARTISTA/GRUPO:  Companhia do Prato
  • ORIGEM:  Guarabira-PB
  • LINGUAGEM: Teatro para Infância e Juventude 
  • CLASSIFICAÇÃO:  Livre 
  • DURAÇÃO: 55 min 

FICHA TÉCNICA

  • Texto, Direção, Cenografia e Atuação: Vando Farias.
  • Iluminação: Victor Hugo
  • Figurino: Francisco Jr.
  • Bonecos: Mestre Cloves e Marcílio Vidal
  • Sonoplastia: Hegladson Mendonça e Vando Farias
  • Contra-regras/ atores manipuladores:  Jusieux Santos.
  • Fotos: Tham Toscano/ Alexandre Marques e Girlene Ferreira.

Do Plugados com informações da Companhia do Prato

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Costa Beiriz – Da Tragédia à Luz: filme está previsto para ser lançado no aniversário de Guarabira, diz Marcos Ricardo

Obra audiovisual de média-metragem vai contar a história de origem do município de Guarabira.

Publicados

em

Foto: Arriégua Produções / Divulgação

O filme “Costa Beiriz – Da Tragédia à Luz”, que narra a história de origem do município de Guarabira, está previsto para ser lançado no próximo mês de novembro, durante as comemorações alusivas ao aniversário de emancipação política guarabirense, que ocorre oficialmente em 26 de novembro. As informações são do documentarista Marcos Ricardo, diretor da Arriégua Produções e autor da obra audiovisual, que entrou em contato com a redação de plugadosnanoticia.com.

Marcos, que também é autor do curta-metragem Expedito, adiantou que as gravações do filme foram realizadas inteiramente em locações externas e que, atualmente, a produção está em processo de edição em estúdio. Ele se diz muito satisfeito com o andamento do projeto e com a qualidade técnica, resultado, segundo ele, da competente equipe que conseguiram reunir.

“Gravamos em maio, junho e julho nos municípios de Alagoinha, Areia e Solânea. Sou suspeito para dizer, mas estou muito feliz com o andamento da produção, especialmente considerando as restrições e desafios que enfrentamos. A qualidade técnica está excelente; cada imagem parece uma pintura! Isso se deve à equipe que reunimos, desde o apoio, a maquiagem, a direção de arte, figurino, elenco e captação de imagens. Não fica devendo nada às grandes produções. Atualmente, o filme está em processo de edição, e espero que esteja finalizado até o aniversário de emancipação política de Guarabira, no final de novembro, disse Marcos Ricardo (foto).

Na produção constam nomes de artistas e técnicos renomados, não só guarabirenses, como de outras cidades do estado, a exemplo de Vando Farias, Juliana Moreira, Zeno Zanardi, Flávio Melo, Rammon Resende, Cândido Rodrigues, Jhony Luiz; além de novos talentos que prometem ser grandes revelações. 

A produção ficcional, intitulada “Costa Beiriz – Da tragédia à luz”, do gênero histórico/drama, tem como enredo a chegada da família do lusitano José Rodrigues da Costa (Costa Beiriz) a Guarabira após um grande terremoto – seguido de tsunami e incêndios – atingir Portugal em 1755; a contribuição do protagonista para devoção em Nossa Senhora da Luz; além dos motivos que fizeram o então povoado vir a se tornar um dos municípios mais importantes do estado.

Vale destacar que o filme foi contemplado após seleção em edital da Lei Paulo Gustavo, organizado pela Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Cultura.

Do Plugados

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Prefeitura de Guarabira entrega revitalização da Estação Ferroviária nesta quinta (04)

Publicados

em

Na noite desta quinta-feira (04), será entregue para a população de Guarabira a Nova estação Ferroviária e Parque da Estação. Será um momento marcante que celebra a memória, a cultura e a beleza da arte naif.

O evento contará com atrações musicais, danças, exposições e muito mais. Com certeza, será um momento histórico pra cidade, que será ainda transmitido ao vivo pelas redes sociais: Youtube.com/pmguarabira

Com Ascom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas