Conecte-se conosco

Cultura

Caravana Interatos abre a temporada 2023 com espetáculo de dança em Areia

O espetáculo de dança ‘ForróLab – Baião de Duas’, com as dançarinas Karla Oliveira e Jack Keysy.

Publicados

em

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) abriu, neste sábado (17), as atividades da temporada 2023 da Caravana Interatos. A primeira parada aconteceu no município de Areia, que recebeu o espetáculo de dança ‘ForróLab – Baião de Duas’, com as dançarinas Karla Oliveira e Jack Keysy. A apresentação gratuita aconteceu a partir das 19h, no Teatro Minerva.

‘ForróLab – Baião de Duas’ é um espetáculo de improvisação em dança construído a partir da investigação do Corpobodó. É um formato de laboratório experimental que investiga a corporeidade contemporânea da mulher paraibana forrozeira. Evidenciando questões dentro da ótica de discussões de gênero na cultura do forró. A condução a dois é compartilhada entre as duas mulheres no cenário de uma preparação para o forrobodó.

Anúncio


O espetáculo tem direção, roteiro e produção executiva de Karla Oliveira, que também integra o elenco ao lado de Jack Keysy. A duração é de 35 minutos e a classificação indicativa é livre para todas as faixas etárias. A fotografia é de Helena Lima. A trilha sonora conta com músicas de Cabruêra, Jaguaribe Carne, Forro Red Light, Bella Raiane e As Januárias.

Utilizando-se dos códigos de movimento de outras danças populares, danças urbanas e técnicas da dança contemporânea, o duo busca pesquisar campos relacionais através da improvisação visando entender o corpo da mulher que dança na Palhoça. No intuito de ampliar novas maneiras de mover, sentir, vivenciar e experimentar esta dança.

Colocar os pés e os ouvidos no terreiro de um forró é mergulhar expansivamente nas memórias afetivas ancestrais para se permitir dançar, a dois ou não, em uma atmosfera de aberturas para outras linguagens de dança que tornam o arrasta-pé um espaço brincante.

Caravana Interatos – Por meio de edital, foram selecionadas propostas de espetáculos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2023. A programação, que começa em junho, se estende até o mês de novembro, passando pelas cidades de Carrapateira, Alagoa Nova, Areia, Esperança, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Riacho de Santo Antônio, Solânea, Baraúna e Assunção.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. Assim como no ano passado, a Caravana Interatos vem sendo desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha destas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital.

SOBRE AS ARTISTAS

Karla Oliveira é dançarina, coreógrafa, produtora, passista e capoeirista de João Pessoa. Graduanda do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB, iniciou suas pesquisas nas danças urbanas em 2017, tendo foco nas danças House, Breaking e Hip-Hop Dance.  Formada em Danças Urbanas pelo CEARTE/PB em 2019.  Constrói sua investigação na Dança Contemporânea através da fusão das Danças Urbanas com danças populares como Frevo, Forró, Samba e Cavalo Marinho.  Integrante do grupo de danças urbanas e dança contemporânea Coletivo Tribo Éthnos (PB),  Atualmente desenvolve pesquisa sobre o Frevo através do Projeto de Iniciação Científica pelo curso de Dança – UFPB, assim como também é integrante do Coletivo Pé de Frevo, grupo de pesquisa que dedica-se ao Passo e atua com oficinas, apresentações e práticas de frevo aliadas a UFPB.  É fundadora, diretora e dançarina do grupo de investigação em vídeo dança Lak Um Coletivo(PB). Idealizadora do projeto de investigação ForróLab, onde explora o conceito corpobodó como mote para laboratórios investigativos , Duo fusão em Danças Urbanas e Populares a partir do Forró, duo experimental com a dançarina Jack Keysy (PB).

Jack Keysy é professora, dançarina e pesquisadora paraibana, natural de Campina Grande  formada em Licenciatura em Dança pela UFPB, desenvolve trabalhos cênicos através da performance. Atua nas Danças Urbanas desde 2005. É integrante do Coletivo Tanz, onde desenvolve trabalhos com performance contemporânea. Integrante do Coletivo House Dance PB, onde atua como pesquisadora e dançarina da cultura House Paraibana. É integrante do grupo SoulBrazil onde atua como produtora, dançarina e pesquisadora das mulheres na cultura Hip Hop. Atualmente pesquisa corpo e imagem através da proposta do Jazz Funk e Conexões do Samba e Forró nas Danças Urbanas Estadunidenses, possibilitando um corpo potente para o improviso e trazendo esses estudos para as experimentações do ForróLab.

Caravana Interatos 2023 – Dança – Areia
Data: 17 de junho
Horário: 19h
Espetáculo: ForróLab – Baião de Duas
Direção: Karla Oliveira
Elenco: Jack Keysy e Karla Oliveira
Local: Teatro Minerva – Areia/PB
Duração: 35 min
Classificação: Livre

Secom

Rate this post
Anúncio


Cidades

Prefeitura de Guarabira lança programação da Festa da Luz

Publicados

em

A prefeita Léa Toscano reuniu nesta sexta-feira (3) a população, empresários, patrocinadores e a imprensa para lançar oficialmente a maior festa de padroeira do Brasil, a Festa da Luz 2025, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, e 1º e 2 de fevereiro. O evento, que impacta positivamente a economia local e regional, trará novidades estruturais e na programação dos shows musicais, com o objetivo de garantir mais segurança e conforto aos presentes, além de resgatar o pertencimento dos guarabirenses com a realização da festa. 

Entre as mudanças, anunciadas durante o lançamento no Eco Club Vale Verde, a prefeita destacou a instalação de uma praça de alimentação no Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, o retorno do parque de diversões para o espaço da festa, a reconfiguração do espaço do front stage, a retirada de uma bateria de camarotes para dar mais espaço ao público, a volta das datas tradicionais de realização do evento e o retorno do show religioso para o átrio da Catedral da Luz, atendendo a um pedido do Bispo Dom Aldemiro Sena e do padre Frei Raul Rodrigues.

Anúncio


Pelo palco principal passarão nomes de destaque da música regional. No primeiro dia da festa, na quarta-feira (29), se apresentarão Sorriso Maroto, Henry Freitas e Yasmin Santos. Na quinta-feira (30), a programação contará com Nattan, Léo Foguete e Michelle Andrade. Na sexta-feira (31), quem sobe ao palco é Xand Avião, Manin Vaqueiro e Aduílio Mendes. Já no sábado (1º), a festa será comandada por Joelma, Seu Desejo e Zé Vaqueiro. A grande novidade é que os intervalos dos shows serão preenchidos por artistas locais. Estarão no palco giratório as bandas Kipagode, PracaTchan, Renato Garotão e Bem Mais. 

Nos shows religiosos, que acontecerão no domingo (2), no átrio da Catedral da Luz, se apresentarão a artista guarabirense Celione David e o cantor Willian Sanfoneiro.

Palco Brega – O espaço contará com shows de Adilson Ramos, Carlos Alexandre Júnior, Chicão dos Teclados, Marquinhos Moura, além de mais de 30 artistas locais que se apresentarão durante as quatro noites da festa profana. 

A Festa da Luz é uma celebração tradicional que acontece em Guarabira, na Paraíba, em comemoração à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz. A festa é dividida em parte religiosa e parte profana, atraindo milhares de pessoas todos os anos. A Festa da Luz é uma das mais importantes manifestações culturais da região e é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba.

Economia – O período que antecede a Festa da Luz traz uma movimentação ainda maior para a cidade. O comércio local começa a sentir o impacto positivo nos rendimentos desde o anúncio do evento, com crescimento nas vendas nos setores de hotelaria, bebidas e confecções. A Festa da Luz, em homenagem à padroeira local, também impacta os negócios das cidades vizinhas, aquecendo setores de beleza, vestuário e transportes.

Da Assessoria via Fatoafato

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

A ‘História de Guarabira’ no Cinema

Publicados

em

Na noite desta quinta-feira (28/11), aconteceu o lançamento do média-metragem “Beiriz – da tragédia à luz”, do documentarista guarabirense Marcos Ricardo, pela Arriégua Produções. Baseado em uma história real, o drama ficcional resume a chegada de Costa Beiriz à Guarabira (PB), a partir de um texto autoral, bem escrito e roteirizado, adaptado para o cinema.

Se fazer um filme já é caro e desafiador, imagine então fazer um filme de época… Apesar da complexidade histórica, dentro do tempo proposto, “Beiriz – da tragédia à luz” consegue cumprir seu propósito, avalio. O título faz recortes dessa história numa compilação cuja abordagem, próxima da realidade épica, fala de fé, questões sociais e de recomeço.

Anúncio


O elenco é formado por atores de alto nível. Dos mais jovens aos mais graduados – como Juliana Moreira e Flavio Melo, por exemplo -, todos atuam de forma brilhante vivendo seus papéis e deixando boas impressões com suas expressões. O ator guarabirense Vando Farias (Novo Cangaço), em ascensão, faz o papel principal. A direção de Arte e Figurino tem a assinatura do premiado Zeno Zanardi. Outros guarabirenses dão apoio técnico.

Por se tratar de uma produção local – não “roliudiana” -, o média exibido no CineMaxxi, além de lotar uma sala de cinema em plena quinta-feira à noite, superou todas minhas expectativas e, certamente, surpreendeu o público sem deixar a desejar – salvo, em poucos pontos extremamente técnicos, cuja intenção pode ser questionada e ajustada, se necessário.

Assim como “Onirismo”, curta dirigido pelo genial Benjamin Carlo, “Beiriz – da tragédia à luz” chega para somar ao cinema guarabirense, principalmente como elemento documental audiovisual; contribuindo, também, com o cinema paraibano, que, a meu ver – apesar de eu não ser crítico especializado na sétima arte -, já alcançou relevância pelas excelentes produções lançadas.

Custeado com recursos da Lei Paulo Gustavo, “Beiriz – da tragédia à luz” introduz a história de Guarabira, no cinema – uma história que todo guarabirense deveria conhecer – e entra na lista dos poucos filmes de época do cinema paraibano, tendo um valor ainda maior: por ter sido produzido numa cidade do interior.

Parabéns ao meu amigo Marcos Ricardo, pela iniciativa, determinação, direção e edição; e aos atores, diretores e equipe. Guarabira tem potencial para fazer cinema de qualidade.

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira: Abertura do Raízes do Brejo promove divulgação dos trabalhos audiovisual do município

Publicados

em

A rota cultural “Raízes do Brejo” chegou a Guarabira nesta sexta-feira, 29 de novembro, e encantou a todos os presentes. O tema da edição na cidade deste ano é “Câmera & Ação: a tela em movimento”.

Realizada pelo Fórum de Turismo do Brejo com as prefeituras locais, a rota foi inserida na cidade desde 2022 junto à nove municípios da região. Durante os próximos dias o comércio local também realizará promoções a todos os visitantes.

Anúncio


O Raízes do Brejo passará ainda por Pirpirituba, Belém, Duas Estradas e Pilõezinhos, encerrando a programação no dia 29 de dezembro.

De acordo com o Secretário Tarcísio Pereira “o evento correu tudo como planejado, estávamos aguardando este momento e foi tudo muito bonito e encantador”.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas