Conecte-se conosco

Cultura

Funesc seleciona propostas artísticas para compor programação do Agosto das Letras 2023

Publicados

em

A Fundação Espaço cultural da Paraíba lançou, neste sábado (17), edital de seleção de propostas para o Festival de Leitura da Paraíba – Agosto das Letras 2023, que este ano homenageia Leandro Gomes de Barros. Para compor a programação do evento, serão selecionadas 15 propostas, sendo quatro de contação de histórias, quatro de saraus, quatro oficinas literárias, duas oficinas de histórias em quadrinhos e uma exposição de cordel. O edital está publicado na página 6 do Diário Oficial do Estado.

O período de inscrições começa neste sábado (17) e se estende até 16 de julho, exclusivamente online, pelo site www.funesc.pb.gov.br. Este ano o projeto passará pelas cidades de Pombal, Coxixola, Princesa Isabel, Serra da Raiz. Paralelo ao projeto, acontece o Quadrinhos Intuados, em Campina Grande. Toda a programação será realizada no período de 2 a 27 de agosto. 

Anúncio


Para cada proposta selecionada, será pago cachê no valor de R$ 2 mil. Podem participar do edital pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes na Paraíba, microempreendedor individual (MEI) ou pessoa jurídica com CNAE compatível com atividades artístico-culturais, com sede na Paraíba. Ao se inscrever, o proponente deverá selecionar a cidade, observando o cronograma destinado a cada local. 

O processo de seleção será realizado por uma comissão composta por, no mínimo, três pessoas, incluindo representantes da Funesc e de instituições culturais da administração pública estadual. As propostas passarão pelas etapas de análise documental e técnica.

Homenageado – O paraibano Leandro Gomes de Barros, nascido em Pombal no ano de 1865, foi considerado o criador da Literatura de Cordel e ficou conhecido, em famosa definição de Carlos Drummond de Andrade, como o “príncipe dos poetas”. Autor de aproximadamente 240 obras, é considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel contemporânea. Compôs obras-primas que eram utilizadas em textos de outros grandes autores, como por exemplo Ariano Suassuna que em sua peça Auto da Compadecida, se inspirou em dois de seus folhetos: “O Dinheiro”, também chamado de “O testamento do cachorro”, e “O cavalo que defecava dinheiro”.

Agosto das Letras e Quadrinhos Intuados 2023 

Homenagem a Leandro Gomes de Barros

Pombal, Coxixola, Princesa Isabel, Serra da Raiz

Quadrinhos Intuados – Campina Grande

Seleção de propostas artísticas

15 vagas:

Contação de histórias (4) | Saraus (4) | Oficinas literárias (4) | Oficinas de HQ (2) | exposição de cordel (1)

Inscrições 17/06/2023 a 16/07/2023

www.funesc.pb.gov.br

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDHYNdwwvBbMrWI5csfNmftawkEhuuI7DdngkNKAMfNMo7AA/alreadyresponded

Dúvidas: [email protected]

Secom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Jogos Indígenas 2023 serão abertos nesta quarta-feira, na Baía da Traição

Publicados

em

Reprodução

A Aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição, sedia, nesta quarta-feira (29), a solenidade de abertura dos Jogos Indígenas 2023. O evento terá cinco dias de duração, com início às 9h, e na oportunidade haverá a apresentação da dança do toré, além do desfile dos participantes, que integram os povos Potiguaras, oriundos do Litoral Norte da Paraíba.

As modalidades disponíveis dos Jogos são as típicas indígenas como: canoagem, corrida do toro, arco e flecha, arremesso de lança e natação no rio, mescladas com algumas tradicionais (futebol de campo, futsal e mini-maratona). De acordo com a coordenação, podem participar do evento, atletas do sexo masculino e feminino. A expectativa é que representantes de mais de 30 aldeias participem das provas.

“Depois de tantos eventos que o Governo do Estado realizou ao longo de 2023, agora chegou a hora dos Jogos Indígenas, que será mais uma grande festa do esporte na Paraíba. Realizar esse evento faz valorizar a cultura desses povos que tanto fizeram pelo país e continuam fazendo e por isso, merecem toda a atenção no que diz respeito a estar inserido no calendário esportivo”, observou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires.

Anúncio


Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e contam com parceria das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Divulgada Festa da Padroeira de Bananeiras; veja a programação

Publicados

em

A programação oficial da festa da padroeira de Bananeiras, brejo Paraibano, foi divulgada pelo prefeito Matheus Bezerra, na manhã desta terça-feira (14).

A festa será dias 05, 06 e 07 de Janeiro.

Anúncio


Dia 05 – Eric Land, Banda Encantus e Lucas Aboiador;

Dia 06 – Desejo de Menina, Bizay e Thiago Freitas.

Dia 07 – Pagode do Braz e Pagode Som da Raça.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas