Conecte-se conosco

Cultura

Funesc seleciona propostas artísticas para compor programação do Agosto das Letras 2023

Publicados

em

A Fundação Espaço cultural da Paraíba lançou, neste sábado (17), edital de seleção de propostas para o Festival de Leitura da Paraíba – Agosto das Letras 2023, que este ano homenageia Leandro Gomes de Barros. Para compor a programação do evento, serão selecionadas 15 propostas, sendo quatro de contação de histórias, quatro de saraus, quatro oficinas literárias, duas oficinas de histórias em quadrinhos e uma exposição de cordel. O edital está publicado na página 6 do Diário Oficial do Estado.

O período de inscrições começa neste sábado (17) e se estende até 16 de julho, exclusivamente online, pelo site www.funesc.pb.gov.br. Este ano o projeto passará pelas cidades de Pombal, Coxixola, Princesa Isabel, Serra da Raiz. Paralelo ao projeto, acontece o Quadrinhos Intuados, em Campina Grande. Toda a programação será realizada no período de 2 a 27 de agosto. 

Anúncio


Para cada proposta selecionada, será pago cachê no valor de R$ 2 mil. Podem participar do edital pessoas físicas maiores de 18 anos, residentes na Paraíba, microempreendedor individual (MEI) ou pessoa jurídica com CNAE compatível com atividades artístico-culturais, com sede na Paraíba. Ao se inscrever, o proponente deverá selecionar a cidade, observando o cronograma destinado a cada local. 

O processo de seleção será realizado por uma comissão composta por, no mínimo, três pessoas, incluindo representantes da Funesc e de instituições culturais da administração pública estadual. As propostas passarão pelas etapas de análise documental e técnica.

Homenageado – O paraibano Leandro Gomes de Barros, nascido em Pombal no ano de 1865, foi considerado o criador da Literatura de Cordel e ficou conhecido, em famosa definição de Carlos Drummond de Andrade, como o “príncipe dos poetas”. Autor de aproximadamente 240 obras, é considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel contemporânea. Compôs obras-primas que eram utilizadas em textos de outros grandes autores, como por exemplo Ariano Suassuna que em sua peça Auto da Compadecida, se inspirou em dois de seus folhetos: “O Dinheiro”, também chamado de “O testamento do cachorro”, e “O cavalo que defecava dinheiro”.

Agosto das Letras e Quadrinhos Intuados 2023 

Homenagem a Leandro Gomes de Barros

Pombal, Coxixola, Princesa Isabel, Serra da Raiz

Quadrinhos Intuados – Campina Grande

Seleção de propostas artísticas

15 vagas:

Contação de histórias (4) | Saraus (4) | Oficinas literárias (4) | Oficinas de HQ (2) | exposição de cordel (1)

Inscrições 17/06/2023 a 16/07/2023

www.funesc.pb.gov.br

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeDHYNdwwvBbMrWI5csfNmftawkEhuuI7DdngkNKAMfNMo7AA/alreadyresponded

Dúvidas: [email protected]

Secom

Rate this post
Anúncio


Cidades

A ‘História de Guarabira’ no Cinema

Publicados

em

Na noite desta quinta-feira (28/11), aconteceu o lançamento do média-metragem “Beiriz – da tragédia à luz”, do documentarista guarabirense Marcos Ricardo, pela Arriégua Produções. Baseado em uma história real, o drama ficcional resume a chegada de Costa Beiriz à Guarabira (PB), a partir de um texto autoral, bem escrito e roteirizado, adaptado para o cinema.

Se fazer um filme já é caro e desafiador, imagine então fazer um filme de época… Apesar da complexidade histórica, dentro do tempo proposto, “Beiriz – da tragédia à luz” consegue cumprir seu propósito, avalio. O título faz recortes dessa história numa compilação cuja abordagem, próxima da realidade épica, fala de fé, questões sociais e de recomeço.

Anúncio


O elenco é formado por atores de alto nível. Dos mais jovens aos mais graduados – como Juliana Moreira e Flavio Melo, por exemplo -, todos atuam de forma brilhante vivendo seus papéis e deixando boas impressões com suas expressões. O ator guarabirense Vando Farias (Novo Cangaço), em ascensão, faz o papel principal. A direção de Arte e Figurino tem a assinatura do premiado Zeno Zanardi. Outros guarabirenses dão apoio técnico.

Por se tratar de uma produção local – não “roliudiana” -, o média exibido no CineMaxxi, além de lotar uma sala de cinema em plena quinta-feira à noite, superou todas minhas expectativas e, certamente, surpreendeu o público sem deixar a desejar – salvo, em poucos pontos extremamente técnicos, cuja intenção pode ser questionada e ajustada, se necessário.

Assim como “Onirismo”, curta dirigido pelo genial Benjamin Carlo, “Beiriz – da tragédia à luz” chega para somar ao cinema guarabirense, principalmente como elemento documental audiovisual; contribuindo, também, com o cinema paraibano, que, a meu ver – apesar de eu não ser crítico especializado na sétima arte -, já alcançou relevância pelas excelentes produções lançadas.

Custeado com recursos da Lei Paulo Gustavo, “Beiriz – da tragédia à luz” introduz a história de Guarabira, no cinema – uma história que todo guarabirense deveria conhecer – e entra na lista dos poucos filmes de época do cinema paraibano, tendo um valor ainda maior: por ter sido produzido numa cidade do interior.

Parabéns ao meu amigo Marcos Ricardo, pela iniciativa, determinação, direção e edição; e aos atores, diretores e equipe. Guarabira tem potencial para fazer cinema de qualidade.

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira: Abertura do Raízes do Brejo promove divulgação dos trabalhos audiovisual do município

Publicados

em

A rota cultural “Raízes do Brejo” chegou a Guarabira nesta sexta-feira, 29 de novembro, e encantou a todos os presentes. O tema da edição na cidade deste ano é “Câmera & Ação: a tela em movimento”.

Realizada pelo Fórum de Turismo do Brejo com as prefeituras locais, a rota foi inserida na cidade desde 2022 junto à nove municípios da região. Durante os próximos dias o comércio local também realizará promoções a todos os visitantes.

Anúncio


O Raízes do Brejo passará ainda por Pirpirituba, Belém, Duas Estradas e Pilõezinhos, encerrando a programação no dia 29 de dezembro.

De acordo com o Secretário Tarcísio Pereira “o evento correu tudo como planejado, estávamos aguardando este momento e foi tudo muito bonito e encantador”.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Raízes do Brejo 2024: rota cultural em Guarabira acontece de 29/11 a 01/12; confira programação

Publicados

em

Foto: Plugados

Guarabira participará de mais uma edição da Rota Cultural Raízes do Brejo. Da sexta (29/11) até domingo (01/12) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o terceiro ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 6ª edição. 

Com o tema “Câmera e Ação: a tela em movimento” a programação  este ano trará a produção audiovisual da cidade, juntamente com apresentações culturais promovidos por grupos da cidade, oficinas e exposições audiovisuais e diversas atividades promovidas.

Anúncio


A Solenidade de Abertura será realizada na sexta-feira (29/11) a partir das 19h, no Parque da Estação, no bairro da Esplanada, onde haverá a recepção dos prefeitos e a passagem do símbolo da rota. 

“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial artístico, turístico e cultural. Este ano, devido a todo o processo eleitoral, não teremos atrações como os anos anteriores, mas não deixará de ser um momento de resgatar nossa cultura e de expor tudo aquilo que a cidade tem de melhor. O tema será as produções audiovisuais da cidade e vamos mostrar mais um potencial da nossa Guarabira”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

A rota cultural é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo, em parceria com prefeituras da região. O evento visa promover e fortalecer o turismo e a cultura local das cidades integrantes. 

Confira a programação na íntegra clicando AQUI

Plugados com Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas