Conecte-se conosco

Paraíba

Hospital de Clínicas realiza campanha de incentivo à doação de sangue em Campina Grande

Publicados

em

Reprodução

Com o objetivo de aumentar o estoque do Banco de Sangue no Hospital de Clínicas, a unidade, em parceria com o Hemocentro Estadual em Campina Grande, realiza, nesta quarta-feira (26), uma campanha de doação de sangue. A coleta ocorre até as 16h, na própria unidade. A ação enfatiza o papel fundamental dos familiares dos pacientes na manutenção do estoque de sangue, orientando os acompanhantes para doar em prol de outros pacientes.

Por mês, no HC, são necessárias cerca de 100 bolsas de sangue. A transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, quando existe a necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. De acordo com dados do setor de estatística do hospital, a unidade realiza uma média 800 cirurgias por mês. 

Anúncio


De acordo com a coordenadora da Agência Transfusional, Ana Lúcia Bibiano, cerca de 85% dos pacientes que realizam procedimento cirúrgico não necessitam receber transfusão sanguínea, mas a reserva de sangue precisa estar disponível, caso seja solicitado pelo médico.  “Para as pessoas que necessitam de transfusão sanguínea, não há nada que substitua o sangue, e caso falte, as cirurgias podem ser canceladas. Então essa campanha é justamente para mobilizar as pessoas a realizarem esse gesto tão nobre de amor ao próximo, que com uma bolsa doada, pode salvar até quatro vidas”, destaca.

Após a campanha, as doações para o hospital podem ser feitas no próprio Hemocentro, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, de 7h às 13h.

As condições básicas para doar sangue são:

– Sentir-se bem, com saúde;

– Ter entre 18 e 65 anos de idade, ou acima dos 16 anos acompanhado do responsável;

– Pesar mais de 50 kg;

– Apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional

Para o dia da doação, recomenda-se:

– Não doar em jejum;

– Fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior;

– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

– Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes;

– Evitar alimentos gordurosos três horas antes;

– Interromper, por 12 horas, atividades de grande impacto

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Paraíba

ALPB: CCJ aprova projeto que garante à pessoa com deficiência acesso em prédios públicos com animal

Publicados

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, durante reunião nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei 775/2023, que assegura à pessoa com deficiência e/ou detentora de sofrimentos psíquicos o direito de ingressar e permanecer acompanhado por animal de assistência emocional nos estabelecimentos públicos estaduais, estabelecimentos privados e meios de transporte.

A matéria, de autoria do deputado Wilson Filho, foi aprovada por unanimidade e será encaminhada para votação em plenário. Segundo a proposta, o impacto de ter um animal de estimação para a saúde física e mental já é conhecida da literatura científica. Estudos dão conta de que a relação com os pets pode aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e estresse, bem como estimular a prática de atividades físicas e, assim, ajudar a melhorar índices de saúde.

Anúncio


“É necessário que as pessoas com deficiência ou transtornos mentais possam ingressar em locais públicos e privados na companhia de seus animais, sem constrangimentos e com segurança”, disse Wilson Filho.

A CCJ também aprovou o projeto de lei 698/2023, de autoria do presidente da Casa Adriano Galdino, que assegura aos idosos a prioridade de atendimento no serviço de “delivery” de medicamentos. “É de fundamental importância que esse Projeto de Lei seja aprovado, pois ele não apenas se fundamenta nos princípios constitucionais, mas regulamenta iniciativa de proteção ao idoso, garantindo-lhes prioridade de atendimento”, destacou o presidente Galdino.

Também foi aprovado o projeto de lei 900/2023, que assegura a concessão de benefícios aos doadores de sangue no Estado da Paraíba, visando incentivar a doação voluntária e regular de sangue, contribuindo para a manutenção dos estoques nos hemocentros. Segundo a proposta, de autoria do deputado Wilson Filho, Os doadores de sangue ficarão isentos do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em processos seletivos vinculados ao Estado. Também será atribuído um acréscimo de 5% na nota final dos doadores.

Participaram da reunião os deputado Felipe Leitão, Eduardo Carneiro, Taciano Diniz e o presidente da CCJ, Wilson Filho.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Operação Criança Feliz: Arrecadação de brinquedos começa nos quartéis da PMPB

Publicados

em

Consolidada no calendário institucional, a Operação Criança Feliz, realizada pela Polícia Militar da Paraíba, começou com a arrecadação de brinquedos nos quartéis e unidades da corporação. O objetivo é levar os donativos, diversão, solidariedade e cidadania à criançada, nas mais diversas comunidades, a partir da semana do dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças.

Neste início da Operação, a corporação se prepara para receber as doações de policiais e da própria população, que pode doar brinquedos nas sedes dos Batalhões, Companhias Independentes, Unidades de Polícia Solidária, Comandos Regionais e outras unidades da PMPB. As ações acontecem em todo o estado e a entrega dos donativos para meninos e meninas deve começar na semana do Dia da Criança.

Anúncio


Foto: Arquivo/PMPB

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Paraíba encerra Jogos da Juventude com 17 medalhas e é segundo do ranking Norte e Nordeste

Publicados

em

Com 17 medalhas conquistadas, sendo cinco de ouro, quatro de prata e oito de bronze, a Paraíba concluiu a participação nos Jogos da Juventude na oitava colocação geral, e na segunda posição das regiões Norte e Nordeste. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a competição foi encerrada no sábado (16) em Ribeirão Preto (SP). O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), arcou com as 200 passagens da delegação paraibana.

Um dos grandes destaques foi na natação, onde Giovana Campos foi ouro na prova dos 200 metros e 100 metros borboleta, além de Isabela Garcia, que ganhou nos 1500 metros nado livre. Ainda subiram no lugar mais alto do pódio, Yuri Landim, na luta olímpica e Vinícius Oliveira, pela modalidade de atletismo.

Anúncio


As medalhas de prata foram conquistadas por Monique Ferreira, Yuri Landim, Isabela Garcia nas modalidades de ciclismo, luta olímpica e natação, respectivamente, além da equipe de basquete masculino. Já os responsáveis por conseguir as de bronze foram o time de handebol masculino; Esthefany Benevenuto e Giovana Campos, ambas na natação. O estado ainda levou o bronze com a equipe feminina de luta; Nathan Freire, no taekwondo; Raysa Sousa, pela luta, além de Kaline Costa e Maria Vitória, no atletismo.

“Participação positiva até demais, pois de todos os estados das regiões do Norte e Nordeste, a Paraíba ficou em segundo no quadro de medalhas e ainda, no geral, foi o oitavo. Isso é uma prova do avanço que o desporto escolar no estado está tendo nesses últimos anos, principalmente, o apoio que o Governo do Estado está dando em todos os sentidos”, frisou José Hugo, chefe da delegação.

“De parabéns todos os que integraram a delegação da Paraíba nesse evento, que é destinado aos atletas de 15 a 17 anos e organizado pelo COB. O Governo tem orgulho de apoiar o esporte como um todo e, cada vez mais, busca ampliar os programas e projetos que contemplem o segmento aqui no estado”, reforçou Lindolfo Pires, titular da Sejel.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas