Conecte-se conosco

Cultura

Governo do Estado divulga resultado preliminar de projetos inscritos na Lei Paulo Gustavo na Paraíba

Ao todo, foram inscritos 3.359 projetos de 178 municípios diferentes. Desses, 1.036 inscrições concorrem em algumas das ações afirmativas.

Publicados

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), publicou, nessa quarta-feira (8), as notas de cada um dos projetos inscritos nos diferentes editais da Lei Paulo Gustavo na Paraíba. Foram mais de 3.300 propostas avaliadas em sete critérios técnicos e atribuída uma pontuação de 0 a 10 a cada uma delas, podendo chegar a um máximo de 11 para quem tinha direito a algum ponto extra, por causa de ações afirmativas. As notas estão disponíveis para consulta no portal da Secult-PB.

Passada essa etapa, os proponentes que eventualmente discordarem de suas respectivas notas e sentirem a necessidade de questioná-las têm o direito de apresentar recurso, a partir desta quinta-feira (9) até o próximo domingo (12). O recurso, no entanto, precisa ser justificado e deve ser feito de forma on-line, por meio da plataforma Prosa, a mesma utilizada para as inscrições.

Anúncio


A Secult-PB, responsável pelo trâmite dos editais, explicou que nesta primeira fase de divulgação de resultados ainda não foi atribuído nenhum tipo de classificação, nem nenhuma definição sobre selecionados ou não selecionados, porque as notas apresentadas são provisórias, podendo ser modificadas a partir dos eventuais recursos que forem apresentados.

A pasta reafirmou ainda que todos os seus canais de comunicação pela internet (e-mail [email protected], WhatsApp (83) 99363-0738 e perfis oficiais no Twitter, no Instagram e no Facebook) seguem abertos para qualquer tipo de informação. E um tutorial foi disponibilizado para quem precisa esclarecer dúvidas sobre como apresentar recursos (https://tinyurl.com/bp5krjf7).

Quem preferir, também pode comparecer a qualquer um dos 22 escritórios montados nos câmpus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) espalhados pelo estado. Mas, por causa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão realizadas no fim de semana, esses espaços físicos só estarão abertos para dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10).

A expectativa é que o resultado final dos selecionados na Lei Paulo Gustavo na Paraíba, em todos os seus distintos editais, seja oficialmente publicado em 16 de novembro, após o período de análise dos recursos impetrados. O investimento total é de R$ 46 milhões e faz parte das ações de incentivo do Governo da Paraíba para o setor.

Resultado preliminar da análise de objeto da Lei Paulo Gustavo na Paraíba

Edital da 1ª regional: https://tinyurl.com/hmye43cm

Edital da 2ª regional: https://tinyurl.com/y5addua4

Edital da 3ª regional: https://tinyurl.com/mstnbb6k

Edital da 4ª regional: https://tinyurl.com/bdeayxs7

Edital da 5ª regional: https://tinyurl.com/2zsxr7f4

Edital da 6ª regional: https://tinyurl.com/2vz7x487

Edital da 7ª regional: https://tinyurl.com/5b22p3k6

Edital da 8ª regional: https://tinyurl.com/ubvsyfha

Edital da 9ª regional: https://tinyurl.com/44x8u63c

Edital da 10ª regional: https://tinyurl.com/7jtxh9wd

Edital da 11ª regional: https://tinyurl.com/mrp9pmpb

Edital da 12ª regional: https://tinyurl.com/4hpbwmx6

Edital de Longa Metragem: https://tinyurl.com/mr48w2ek

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Cidades

A ‘História de Guarabira’ no Cinema

Publicados

em

Na noite desta quinta-feira (28/11), aconteceu o lançamento do média-metragem “Beiriz – da tragédia à luz”, do documentarista guarabirense Marcos Ricardo, pela Arriégua Produções. Baseado em uma história real, o drama ficcional resume a chegada de Costa Beiriz à Guarabira (PB), a partir de um texto autoral, bem escrito e roteirizado, adaptado para o cinema.

Se fazer um filme já é caro e desafiador, imagine então fazer um filme de época… Apesar da complexidade histórica, dentro do tempo proposto, “Beiriz – da tragédia à luz” consegue cumprir seu propósito, avalio. O título faz recortes dessa história numa compilação cuja abordagem, próxima da realidade épica, fala de fé, questões sociais e de recomeço.

Anúncio


O elenco é formado por atores de alto nível. Dos mais jovens aos mais graduados – como Juliana Moreira e Flavio Melo, por exemplo -, todos atuam de forma brilhante vivendo seus papéis e deixando boas impressões com suas expressões. O ator guarabirense Vando Farias (Novo Cangaço), em ascensão, faz o papel principal. A direção de Arte e Figurino tem a assinatura do premiado Zeno Zanardi. Outros guarabirenses dão apoio técnico.

Por se tratar de uma produção local – não “roliudiana” -, o média exibido no CineMaxxi, além de lotar uma sala de cinema em plena quinta-feira à noite, superou todas minhas expectativas e, certamente, surpreendeu o público sem deixar a desejar – salvo, em poucos pontos extremamente técnicos, cuja intenção pode ser questionada e ajustada, se necessário.

Assim como “Onirismo”, curta dirigido pelo genial Benjamin Carlo, “Beiriz – da tragédia à luz” chega para somar ao cinema guarabirense, principalmente como elemento documental audiovisual; contribuindo, também, com o cinema paraibano, que, a meu ver – apesar de eu não ser crítico especializado na sétima arte -, já alcançou relevância pelas excelentes produções lançadas.

Custeado com recursos da Lei Paulo Gustavo, “Beiriz – da tragédia à luz” introduz a história de Guarabira, no cinema – uma história que todo guarabirense deveria conhecer – e entra na lista dos poucos filmes de época do cinema paraibano, tendo um valor ainda maior: por ter sido produzido numa cidade do interior.

Parabéns ao meu amigo Marcos Ricardo, pela iniciativa, determinação, direção e edição; e aos atores, diretores e equipe. Guarabira tem potencial para fazer cinema de qualidade.

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira: Abertura do Raízes do Brejo promove divulgação dos trabalhos audiovisual do município

Publicados

em

A rota cultural “Raízes do Brejo” chegou a Guarabira nesta sexta-feira, 29 de novembro, e encantou a todos os presentes. O tema da edição na cidade deste ano é “Câmera & Ação: a tela em movimento”.

Realizada pelo Fórum de Turismo do Brejo com as prefeituras locais, a rota foi inserida na cidade desde 2022 junto à nove municípios da região. Durante os próximos dias o comércio local também realizará promoções a todos os visitantes.

Anúncio


O Raízes do Brejo passará ainda por Pirpirituba, Belém, Duas Estradas e Pilõezinhos, encerrando a programação no dia 29 de dezembro.

De acordo com o Secretário Tarcísio Pereira “o evento correu tudo como planejado, estávamos aguardando este momento e foi tudo muito bonito e encantador”.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Raízes do Brejo 2024: rota cultural em Guarabira acontece de 29/11 a 01/12; confira programação

Publicados

em

Foto: Plugados

Guarabira participará de mais uma edição da Rota Cultural Raízes do Brejo. Da sexta (29/11) até domingo (01/12) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o terceiro ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 6ª edição. 

Com o tema “Câmera e Ação: a tela em movimento” a programação  este ano trará a produção audiovisual da cidade, juntamente com apresentações culturais promovidos por grupos da cidade, oficinas e exposições audiovisuais e diversas atividades promovidas.

Anúncio


A Solenidade de Abertura será realizada na sexta-feira (29/11) a partir das 19h, no Parque da Estação, no bairro da Esplanada, onde haverá a recepção dos prefeitos e a passagem do símbolo da rota. 

“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial artístico, turístico e cultural. Este ano, devido a todo o processo eleitoral, não teremos atrações como os anos anteriores, mas não deixará de ser um momento de resgatar nossa cultura e de expor tudo aquilo que a cidade tem de melhor. O tema será as produções audiovisuais da cidade e vamos mostrar mais um potencial da nossa Guarabira”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

A rota cultural é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo, em parceria com prefeituras da região. O evento visa promover e fortalecer o turismo e a cultura local das cidades integrantes. 

Confira a programação na íntegra clicando AQUI

Plugados com Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas