O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e órgãos ambientais realizam, até o dia 25 deste mês, ações da campanha “Amigo da Natureza”, instituída pela Lei Estadual 13.428/2024, fruto de uma articulação entre o MPPB e a Assembleia Legislativa. Na próxima terça-feira (22/04), será realizado um evento, a partir das 15h, no Jardim Botânico “Benjamim Maranhão”, em João Pessoa, com a presença de autoridades, instituições e sociedade civil organizada para comemorar o “Dia da Terra”.
De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa do meio ambiente, a promotora de Justiça Danielle Lucena, a campanha integra o projeto estratégico homônimo idealizado pelo MPPB para fomentar a conservação e restauração florestal, através do plantio planejado e monitorado de espécies nativas dos biomas locais (Caatinga e Mata Atlântica), incentivando o desenvolvimento de políticas públicas e a conscientização da sociedade civil e do poder público.
Além da articulação para a criação da Lei Estadual que instituiu a campanha “Amigo da Natureza” no período de 20 a 22 de abril, na Paraíba, o MPPB também realizou trabalho de sensibilização junto aos prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores sobre a importância da matéria.
Até o momento, 45 municípios já criaram leis instituindo a campanha em seus territórios. São eles: Marcação, Baía da Traição, João Pessoa, Mataraca, Bananeiras, Solânea, Água Branca, Bom Sucesso, Piancó, Juazeirinho, Aparecida, Barra de São Miguel, Santa Inês, Conceição, Santa Rita, Santana de Mangueira, Lagoa, Cajazeiras, Cabaceiras, Várzea, Alagoa Nova, Cuité, São Sebastião do Umbuzeiro, Cacimba de Areia, Araçagi, Cubati, Coremas, Vieirópolis, Nova Palmeira, Cuitegi, Serra da Raiz, Lucena, Riachão do Bacamarte, Caaporã, Pitimbu, Ibiara, Pilõezinhos, Sertãozinho, Caiçara, Ingá, Guarabira, Serraria, Santana dos Garrotes e Borborema e Conde.
Programação
Conforme explicou a promotora de Justiça, as atividades da campanha foram iniciadas nessa terça-feira (15/04) e contemplam ações educativas destinadas principalmente aos estudantes das redes pública e particular de ensino. Também estão previstos plantios coletivos, apresentações culturais e exposições de instituições colaboradoras em diversos municípios.
Na capital, estudantes da rede estadual de ensino visitaram o Jardim Botânico e participaram de atividades desenvolvidas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), pela Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), pelo Batalhão Ambiental e pela Secretaria de Educação do Estado. Também foi realizada uma roda de conversa na escola “Olho do Tempo”, em Gramame, com a participação do Núcleo de Estudos Jurídicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e voluntários do Movimento Esgotei.
“Também tivemos ações no município de Marcação, com apresentações culturais, caminhada ecológica e visita à aldeia indígena, finalizando com o plantio de mudas nativas. Foram realizadas atividades nos municípios de Água Branca – com doação de mudas à comunidade – e Belém do Brejo do Cruz, com a realização de trilha ecológica com estudantes da rede de ensino. Várias ações ainda serão realizadas pelos municípios participantes da campanha”, acrescentou a promotora de Justiça.
A Promotora de Justiça destacou que, até o dia 25, deverão ser realizadas programações simultâneas. “ Atividades serão realizadas pelos municípios participantes da campanha, como ações educativas, palestras, rodas de conversa, caminhadas ecológicas, plantio e doação de mudas, por exemplo. No Jardim Botânico de João Pessoa, será comemorado no dia 22, o Dia da Terra, com a apresentação de grupos artísticos, exposição de meliponicultura (criação de abelhas) e do Batalhão Ambiental e da Cagepa”, informou.
Assessoria/MPPB