Conecte-se conosco

Paraíba

Paraíba assina acordo de cooperação técnica com Governo de Puebla para fortalecer artesanato e compartilhar experiências

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), assinou nessa quarta-feira (21), no México, um termo de cooperação técnica com o Governo de Puebla para realização conjunta de projetos e atividades voltadas às pesquisas no campo da economia criativa, especialmente nas áreas de artesanato, arte midiática e design.

O acordo assinado entre a secretária da Setde, Rosália Lucas, e o secretário de Cultura de Puebla, Enrique Glockner, foi acompanhado pela primeira dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Lins; pela gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez; pelo diretor do Artesanato de Puebla, Daniel Rendon Farfán; pelo diretor do Conselho Mundial do Artesanato, Eduardo Barroso; e demais integrantes da Missão Arriba Paraíba, que desembarcou no dia 14 de fevereiro no México para um intercâmbio em Puebla.

Anúncio


Entre as atividades previstas no convênio estão o intercâmbio de pesquisadores, professores e estudantes em residências criativas; a realização conjunta de evento internacional e simultâneo entre as cidades envolvidas; oficinas criativas para o desenvolvimento de coleção de produtos de referência cultural para a Paraíba e Puebla; o compartilhamento de projetos e práticas exitosas de gestão, em especial dos Laboratórios de Inovação; e como resultado final a implantação do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato em Puebla e da Fábrica Social de Artesanato em João Pessoa.

Rosália Lucas destacou a importância da celebração do acordo, que pode ser considerado o ápice da missão oficial da Paraíba no México. “Esse acordo bilateral trará muitos benefícios para o nosso artesanato e vai qualificar cada vez mais os artesãos, que poderão aprender novas técnicas de pinturas e design e compartilhar oficinas virtuais e presenciais para, de forma colaborativa, desenvolverem projetos conjuntos com as cidades criativas nas áreas contempladas”.

Presidente de honra do PAP, a primeira dama Ana Maria Lins ressaltou que “a partir do termo de cooperação que assinamos com o Estado de Puebla, vamos consolidar ações estratégicas para dar maior visibilidade e fazer nosso artesanato chegar ainda mais longe para ganhar novas vitrines e novos mercados”.

A gestora do Programa, Marielza Rodriguez, vai coordenar as atividades programadas no plano de trabalho decorrentes do acordo entre os estados na Paraíba. “A satisfação é imensa em saber que nosso trabalho agora está dando mais um salto qualitativo: a internacionalização de nossas ações. O acordo de cooperação com o México vai nos permitir replicar experiências exitosas em nossa Paraíba. Voltamos com a mente e o coração repletos de boas ideias”

Em Puebla, a coordenação ficará por conta de Daniel Farfán, que assegurou que a troca cultural será uma ponte para as indústrias criativas fecharem parcerias comerciais e intercâmbios, além de favorecer o potencial criativo dos dois países. “Com o potencial criativo e artesanal que os dois estados possuem nos diferentes países, nós podemos compartilhar e complementar os programas de desenvolvimento cultural. Então nós podemos fortalecer as estratégias de gestão cultural aproveitando da informação que cada governo pode prover no outro”.

A Rede Mundial de Cidades Criativas foi lançada pela Unesco em 2004 com o objetivo de estimular a cooperação entre cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Dos 14 municípios brasileiros que integram a rede, dois são da Paraíba: João Pessoa, é cidade das Artes Populares e Artesanato, e Campina Grande, cidade das Artes Midiáticas. Já a capital de Puebla tem o selo de cidade do Design. O objetivo é que os municípios se beneficiem mutuamente desses três segmentos da economia e sem ônus financeiro para os participantes.

Participam ainda da missão no México, que segue até o próximo sábado (24) a curadora do Artesanato Paraibano, Janete Rodriguez; a secretária de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa, Vaulene Rodrigues; o coordenador do Curso de Design da UFPB, Kléber Barros; e o coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa da UFCG e presidente da Associação Brasileira de Artes Midiáticas – ABRAMID, Marcelo Barros, além de profissionais independentes.

Fonte: Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Governo prorroga campanha de atualização cadastral dos produtores e criadores rurais até 31 de dezembro

Publicados

em

Foto: ilustração

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, prorrogou até o próximo dia 31 de dezembro a campanha de atualização cadastral dos produtores agropecuários e criadores de rebanhos bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, equídeos, aves comerciais e de subsistência, animais aquáticos, abelhas, entre outras espécies animais e cultivos, bem como fornecimento da geolocalização da propriedade rural.

Para fazer a atualização cadastral, o produtor deve se dirigir a uma das 28 Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), escritório da Defesa Agropecuária do Estado, ou a um dos 167 escritórios de atendimento à comunidade (EAC) nas prefeituras. A gerente executiva da Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, informou que os produtores só precisam apresentar documentos pessoais e informar sobre o rebanho – quantos animais foram vendidos ou morreram ou se comprou algum, já que esta é uma ação realizada anualmente.

Anúncio


Girlene Alencar alerta que os produtores rurais que não atualizarem seus cadastros junto à Defesa Agropecuária ficarão inadimplentes e só conseguirão emitir documentos que são exigidos para negociações bancárias, transporte de animais, entre outras, se pagarem multa.

A atualização cadastral dos produtores rurais tem o objetivo de manter a Paraíba área livre da febre aftosa sem vacinação, no entanto para a manutenção desse status se faz necessário o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OMSA), e para isso deve-se atender exigências do Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa) elencadas no plano de ação da auditoria Quali-SV.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Inaugurado, novo Aeroclube deverá atender aviação de carga da Paraíba, PE e RN

Publicados

em

Foi inaugurado, neste sábado (23), o novo Aeroclube da Paraíba da Paraíba Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu, na Zona da Mata paraibana. O evento celebrou os 84 anos do Aeroclube que nesse período funcionou no bairro de mesmo nome, em João Pessoa.

Localizado estrategicamente a cerca de 40 quilômetros de João Pessoa, o novo aeródromo foi projetado para atender à aviação de carga logística proveniente do Porto de Cabedelo e dos estados vizinhos, Pernambuco e Rio Grande do Norte, ampliando oportunidades de negócios, turismo e capacitação profissional no Estado.

Anúncio


A inauguração contou com a presença do vice-governador Lucas Ribeiro. Na oportunidade Lucas destacou os esforços do Governo da Paraíba para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, com mais de R$ 60 milhões investidos na modernização de 12 aeródromos em diferentes regiões.

A desembargadora Fátima Bezerra, esposa do homenageado ex-governador José Maranhão, emocionou-se ao falar sobre a importância do aeroclube e do legado de seu marido.

“José Maranhão tinha a aviação como uma de suas grandes paixões. Este espaço reflete o espírito visionário dele, que sempre acreditou no poder transformador da aviação para o desenvolvimento da Paraíba. Este é um momento de profundo simbolismo e uma justa homenagem à sua memória”, declarou.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Projeto de Camila Toscano incentiva transição para energias limpas na Paraíba

Publicados

em

No cenário mundial, o Brasil tem uma posição privilegiada em termos de energias limpas e renováveis, com cerca de 50% de matriz energética e 88% de matriz elétrica sendo limpa e sustentável. Observando que a energia limpa contribui para o combate à poluição do ar, protege as comunidades dos efeitos das mudanças climáticas e atende à crescente demanda por eletricidade, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) o projeto de Lei 2.177/2024 que propõe uma alteração à Lei 9.336/2011, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas.

A proposta visa incluir no marco regulatório a promoção da transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, como a energia eólica, hidráulica, de biomassa e geotérmica, fortalecendo a matriz energética do estado.

Anúncio


A matéria busca promover a diversificação das fontes de energia no estado, adequando a Paraíba às novas demandas globais por sustentabilidade por meio da inclusão do inciso VII ao artigo 3º da lei original. Segundo a deputada Camila Toscano, a transição para energias renováveis é um passo urgente e indispensável no combate às mudanças climáticas, além de oferecer uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

“A transição energética é uma necessidade ambiental urgente, mas também uma grande oportunidade para impulsionar o desenvolvimento sustentável, criar empregos verdes, fomentar o avanço tecnológico e diminuir nossa dependência de combustíveis fósseis”, afirmou Camila Toscano.

A deputada também destacou que a Paraíba, assim como outros estados do Nordeste, possui condições naturais privilegiadas, como a força dos ventos no litoral e a radiação solar nas regiões semiáridas, que favorecem a geração de energias renováveis.

“Nosso estado se destaca no cenário nacional pelo seu potencial de geração de energia a partir de fontes renováveis, especialmente eólica e solar. Projetos para usinas eólicas e solares têm ganhado força no estado, com iniciativas voltadas para a diversificação da matriz energética e a redução do impacto ambiental causado pela dependência de combustíveis fósseis. Precisamos pensar no futuro e garantir um ambiente equilibrado para as próximas gerações, com energia limpa e renovável”, acrescentou a deputada.

P25horas com Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas