Conecte-se conosco

Cidades

GT interinstitucional fiscaliza implantação da gestão de trânsito em Guarabira e mais oito municípios paraibanos

Publicados

em

O Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Municipalização do Trânsito na Paraíba deu início, nesta semana, a uma série de visitas a municípios que possuem gestão do trânsito com o objetivo de conhecer a estrutura do órgão municipal, realizar audiência com autoridades municipais e executar ações de fiscalização e de educação. A série foi iniciada, nessa quarta-feira (10/07), no município de Conde. Nesta quinta-feira (11/07), as ações estão sendo realizadas em Santa Rita.

O grupo é composto pelo Ministério Público da Paraíba, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PB),  Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Batalhão  de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPPB, promotora Danielle Lucena, está participando das visitas, juntamente com a geógrafa do CAO, Maria Barros. 

Anúncio


As visitas têm como objetivo ainda fomentar o uso de sistema para alimentar dados de sinistros ocorridos na localidade, adoção de providências quanto à ocorrência de animais soltos em vias públicas, além de outras questões afetas às necessidades do trânsito da localidade.

“Realizamos ações educativas em escolas e fiscalizamos as condições do órgão municipal de trânsito, como é que está a implantação, se estão efetivamente realizando as ações. Depois, conversamos com as autoridades municipais para colocarmos prazos para que realmente o órgão de trânsito funcione efetivamente”, explicou a promotora Danielle Lucena.

Conde

Além da fiscalização e das ações educativas, foi realizada, nessa quarta-feira, no auditório da Câmara Municipal de Conde, uma audiência com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do município. A audiência teve a participação da promotora de Justiça de Conde, Cassiana Mendes de Sá, da coordenadora do CAO do Meio Ambiente, Danielle Lucena da Costa Rocha, e demais membros do grupo de trabalho..

Durante a audiência foram discutidas as necessidades da Gerência de Trânsito; a implantação de um projeto de educação. Também foi informado que estão disponíveis mais de 100 placas, faltando apenas pessoal e transporte para a colocação.

Ao final da audiência, ficou definido que a Procuradoria-Geral do Município vai encaminhar ao Cetran-PB, no prazo de 30 dias, o cronograma de colocação das placas de sinalização e também vai informar a reativação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).  A Secretária de Educação Municipal informou da execução do Projeto EducaR PRF, no próximo mês de agosto, na educação infantil, e deverá informar, nos próximos seis meses ao Cetran. O Município vai encaminhar projeto de manutenção e cronograma, ao Cetran, de iluminação da rodovia BR 101, retorno da entrada do Conde e da PB 018, km 05, em 30 dias. Além disso, no prazo de 30 dias, serão apresentados os extratos dos últimos seis meses do fundo que recebe os valores das multas de trânsito aplicadas, bem como o nome do gestor do fundo.

Além de Conde e Santa Rita, serão visitados os municípios de Guarabira, Sapé, Lagoa Seca, Esperança, Juazeirinho, Sousa e São Bento.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Cidades

Mulungu: juiz defere candidatura de Pollyan e não vê farsa em casamento

Publicados

em

A Justiça Eleitoral de Mulungu, no Brejo da Paraíba, julgou improcedente uma ação do Ministério Público Eleitoral e tornou apta a candidatura de Pollyan Rebouças (MDB) a prefeito do município. O inusitado no caso é que o MPE alega que o candidato simulou um casamento para despistar o fato de que seria genro de Melquíades Nascimento, prefeito cassado em agosto deste ano que estava em seu segundo mandato consecutivo.

Pela legislação eleitoral que trata da lei da reeleição, parentes de primeiro e de segundo graus não podem substituir um mandatário que já está em seu segundo mandato, de forma que se a condição de genro fosse comprovada Pollyan estaria inelegível.

Anúncio


O juiz Glauco Coutinho Marques, da 75ª Zona Eleitoral, decidiu pela improcedência do pedido alegando que não ficou comprovado “a manutenção da relação familiar entre o candidato e senhora Dayane, filha do ex-prefeito”.

Ainda de acordo com a decisão, “para a caracterização da inelegibilidade bastaria a prova concreta de que o candidato Pollyan manteve relação de união estável por qualquer período de tempo durante o exercício do segundo mandato do ex-prefeito Melquíades João do Nascimento, que se deu no período de 2021 a 2024, o que não aconteceu”.

Pollyan tem dois filhos com Dayane, que por sua vez é filha do ex-gestor, cassado em agosto. Para o MPE, eles mantêm uma relação estável, o que é negado pelo casal e pelo ex-prefeito.

Pollyan, assim, segue como candidato a prefeito, tendo como adversária a candidata de oposição Daniela Ribeiro (Republicanos).

O MPE ainda pode recorrer da decisão para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Créditos:  G1PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Guarabira: Agenda de Raniery Paulino nesta segunda-feira (16)

COLIGAÇÃO: O MELHOR PARA GUARABIRA

Publicados

em

Da Assessoria de Imprensa

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Governador assegura a Raniery recursos para conclusão de mercado em Guarabira

Publicados

em

Durante a audiência de Raniery Paulino com o governador João Azevêdo, o chefe do executivo estadual assegurou a celebração de parceria com o Governo do Estado e a destinação de recursos, já a partir do primeiro semestre de 2025, para a conclusão das obras do Mercado Público de Guarabira que há vários anos se encontra em estado de abandono.

Na reunião, o candidato a prefeito pelo Republicanos entregou uma cópia do Plano de Governo do grupo de oposição ao governador João Azevêdo (PSB), que disse: “o conteúdo desse documento também fará parte do planejamento de nossa gestão para mais investimentos destinados ao município de Guarabira”.

Anúncio


Dentre os benefícios garantidos por Raniery Paulino com o chefe do executivo estadual para Guarabira, além de dinheiro para a conclusão do Mercado Público deixado inconcluso pela atual gestão municipal, constam o término da drenagem do Centro da cidade, a ampliação e reforma do Estádio Silvio Porto, dentre outras obras.

Raniery Paulino, em nome de Flávia Paredes (candidata a vice-prefeita na chapa de oposição) e do povo de Guarabira, agradeceu ao governador pelas garantias de mais investimentos na cidade, bem como por várias obras executadas pelo Governo do Estado na Rainha do Brejo paraibano.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas