Conecte-se conosco

Política

Raimundo Macedo na Rádio Cultura: “estou no meio do povo de janeiro a janeiro”

Publicados

em

Candidato a vice-prefeito de Guarabira na coligação Vontade de Povo, formando chapa majoritária com Léa Toscano (União Brasil), candidata à prefeita, Raimundo Macedo (MDB) foi sabatinado na Rádio Cultura de Guarabira, nesta quinta-feira (22), e tratou sobre seus planos em chegando ao executivo municipal e respondeu a questionamento dos entrevistadores.

Raimundo começou falando sobre a sua trajetória até ascender à condição de candidato a cargo majoritário, destacando que desde os 14 anos exerce alguma liderança, quando começou dirigindo um clube de futebol amador na zona rural, de onde é oriundo. O candidato lembrou da sua formação como professor de escola pública a vida toda, depois dirigiu uma escola estadual, foi secretário de Educação na gestão de Zenóbio Toscano (falecido) até ser o vereador mais votado em dois pleitos consecutivos e ser eleito presidente da Câmara.

Anúncio


Para Raimundo, a ascensão é fruto da construção da vida toda, sendo aliado do grupo Toscano desde 1988 e graça ao trabalho que vem fazendo ao longo dos anos, desde à educação ao esporte, quando presidiu a Liga Desportiva de Guarabira, isso acabou o credenciando a galgar espaços, enaltecendo ser afeito a estar sempre em contato com o povo.

“O que o povo quer é atenção, quer estar próximo e eu estou no meio do povo de janeiro a janeiro, independentemente de eleição. Se tem uma coisa que eu não tenho é soberba ou vaidade. Estou sempre disponível a partir das 4h da manhã”, disse.

O professor Raimundo falou da revolução que foi a criação do programa Transporte Universitário, na gestão de Zenóbio como prefeito e sua como secretário de Educação, lembrou que mais de 4 mil estudantes já passaram pelo programa e que muitos ascenderam profissionalmente, citando que uma merendeira hoje é odontóloga, graças ao seu esforço e ao transporte oferecido pelo município.

Instado a responder quanto a possibilidade de racha com a prefeita Léa, em caso de vitória, dado o histórico de muito vice-prefeitos, Raimundo afirmou que a chance de rompimento com Léa Toscano é zero, na condição de vice-prefeito, pois foi Léa quem o projetou politicamente e tem ouvido da futura prefeita que ele será o prefeito da zona rural, visto ser nascido e criado no sítio e profundo conhecedor das necessidades do homem do campo.

Sobre participação em debate eleitoral, Raimundo disse que debate sobre Guarabira o ano inteiro e não apenas uma hora e meia. “O que nós queremos é a resolução dos problemas, pois já sabemos as necessidades das comunidades. Eu não tenho dúvidas que Léa fará uma grande gestão, podendo até superar os outros mandatos, e eu estou preparado para ajudar e servir à minha cidade”, pontuou.

Perguntado a respeito de declaração de que não conhece a candidata à vice-prefeita Flávia Paredes (PSB), Raimundo argumentou que a manchete dada na imprensa não condiz com o corpo da matéria, pois o que declarou foi não conhecer pessoalmente a candidata, mas conhece a sua família, seu pai e sua mãe e escuta falar de sua atuação como médica pediatra.

Do Portal 25 horas

Rate this post
Anúncio


Política

Saiba quais são as responsabilidades de prefeito e vereador

Cargos têm impacto direto na saúde, transportes e coleta de lixo.

Publicados

em

Neste ano, mais de 155,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar para a escolha do próximo prefeito e dos vereadores da cidade em que mora. A escolha deverá ser feita pelos habitantes de 5.668 municípios do país. Somente Brasília e Fernando de Noronha não participam. 

Com mandato de quatro anos, o prefeito, o vice e o vereador podem ser considerados os políticos que atuam mais próximos do dia a dia da população, tendo impacto direto, por exemplo, na manutenção de vias, na coleta do lixo e na construção da creche do bairro.

Anúncio


Chefe do Executivo municipal, o prefeito, e eventualmente seu vice, têm o dever expresso de promover o atendimento à saúde da população, responsabilidade que compartilha com os governos estadual e federal, em parceria. Com os mesmos parceiros, deve zelar pelo meio ambiente do território municipal. 

O prefeito tem ainda o dever de promover o saneamento básico, junto com o governo estadual. Outra atribuição do chefe do Executivo local é organizar o trânsito e garantir o serviço de transporte público.

Para todas as tarefas, os prefeitos dispõem de verbas de impostos como o IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e o ISS [Imposto Sobre Serviços]. Todos os municípios têm direito ainda a uma parte das arrecadações federais, por meio do Fundo de Participação dos Municípios. O montante é calculado de acordo com o tamanho da população. 

O prefeito é o responsável por administrar a aplicação de todo esse dinheiro. O orçamento de São Paulo, maior cidade do país, por exemplo, superou os R$ 111 bilhões em 2024. Cidades menores, contudo, com frequência têm dificuldades para pagar até mesmo contas correntes como os salários dos servidores e necessitam de repasses adicionais do governo federal e do Congresso, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União. 

A prefeita ou prefeito é obrigado a enviar o orçamento de cada ano para análise pela Assembleia Legislativa. Esse é um dos principais deveres dos vereadores, verificar e aprovar como será feita a aplicação da verba pública municipal. O processo é análogo ao que ocorre nas esferas estadual e federal. 

A vereança é ainda uma das responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos conforme o previsto, junto com outros órgãos como o Ministério Público. Na hora de gastar, a prefeita ou prefeito deve observar o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sob pena de se tornar inelegível. 

Os vereadores têm ainda o poder de aprovar as leis municipais, que regulam aspectos muito diretos da vida da população, desde o ordenamento do solo, o funcionamento do comércio, até as regras de construção (Código de Obras e Edificações) e o transporte  escolar. 

Algumas dessas leis precisam ser apresentadas pelo Executivo municipal, entre elas a Lei Orgânica do município, uma espécie de Constituição local, que aborda os mais diversos aspectos da vida em sociedade, incluindo a própria organização dos poderes municipais e os princípios que regem a administração pública local. 

Na Lei Orgânica estarão estabelecidos, por exemplo, a quantidade de vereadores em número proporcional ao tamanho da população e os limites de gastos com o salário desses parlamentares, que não podem ultrapassar 5% do orçamento municipal, de acordo com a Constituição da República. 

É no trabalho conjunto de prefeitura e vereadores que avança a urbanização das cidades, dependendo deles desde a iluminação da rua até o asfaltamento de vias. 

O prefeito atua ainda como representante do município em reuniões com autoridades diversas, nas quais tem o dever de atrair benefícios para sua cidade. 

O eleitor tem até 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais de 2024, para escolher seus candidatos.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Guarabira: Agenda de Raniery Paulino nesta segunda-feira (16)

COLIGAÇÃO: O MELHOR PARA GUARABIRA

Publicados

em

Da Assessoria de Imprensa

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Governador assegura a Raniery recursos para conclusão de mercado em Guarabira

Publicados

em

Durante a audiência de Raniery Paulino com o governador João Azevêdo, o chefe do executivo estadual assegurou a celebração de parceria com o Governo do Estado e a destinação de recursos, já a partir do primeiro semestre de 2025, para a conclusão das obras do Mercado Público de Guarabira que há vários anos se encontra em estado de abandono.

Na reunião, o candidato a prefeito pelo Republicanos entregou uma cópia do Plano de Governo do grupo de oposição ao governador João Azevêdo (PSB), que disse: “o conteúdo desse documento também fará parte do planejamento de nossa gestão para mais investimentos destinados ao município de Guarabira”.

Anúncio


Dentre os benefícios garantidos por Raniery Paulino com o chefe do executivo estadual para Guarabira, além de dinheiro para a conclusão do Mercado Público deixado inconcluso pela atual gestão municipal, constam o término da drenagem do Centro da cidade, a ampliação e reforma do Estádio Silvio Porto, dentre outras obras.

Raniery Paulino, em nome de Flávia Paredes (candidata a vice-prefeita na chapa de oposição) e do povo de Guarabira, agradeceu ao governador pelas garantias de mais investimentos na cidade, bem como por várias obras executadas pelo Governo do Estado na Rainha do Brejo paraibano.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas