Saúde

Diagnóstico precoce faz com que câncer na infância seja curado em 80% dos casos

O presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Bruno Cunha Lima (PSDB), fez um alertar para a importância da detecção precoce de câncer em crianças e lembrou que em 80% das ocorrências, a doença pode ser vencida, caso o diagnóstico seja feito no início.

O tucano lembrou que nesta quinta-feira (15) é Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância e que é preciso levar mais informações sobre essa doença que pode atingir uma em cada 600 crianças.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 12,5 mil novos registros de câncer na faixa etária de zero a 19 anos até o final de 2018, cerca de 100 a menos do que a previsão para o ano passado. O tipo mais comum em crianças e adolescentes é a leucemia, que ocorre em 26% dos casos. Em seguida vêm os linfomas, com 14%, e os tumores do sistema nervoso central (SNC), que representam 13%.

De acordo com Bruno, a principal arma para o diagnóstico precoce do câncer na infância é a informação. Ele defendeu a realização de campanhas educativas e pediu para que pais, responsáveis e familiares fiquem atentos aos sinais de que as crianças estão com a doença.

Os principais sinais são os seguintes:

-vômitos associados a dores de cabeça (sem náusea); – desequilíbrio ao andar; – dificuldade na visão; – dores ósseas ou nas articulações; – movimentos limitados; – palidez insistente; – febre persistente; – emagrecimento; – fraqueza; – irritabilidade; – sudorese excessiva; – manchas roxas no corpo ou em pálpebras; – sangramento em geral; – diarréias crônicas; – dores frequentes nos dentes, não associadas a cáries; – dores abdominais prolongadas; – ínguas, gânglios ou nódulos indolores, com rápido crescimento, principalmente no pescoço, axila ou virilhas; – nódulos ou pintas na pele, que crescem ou mudam de cor; – secreção crônica drenada pelo ouvido; – desenvolvimento precoce de caracteres sexuais; – na região dos olhos, pupila branca ou totalmente dilatada, protrusão do globo ocular.

Assessoria




Mais Lidas

Topo