Conecte-se conosco

Cidades

Promotoria da Saúde de JP discute ações de prevenção ao suicídio

Publicados

em

A Promotoria da Saúde de João Pessoa vai realizar um trabalho de fomento à política de prevenção ao suicídio e de criação de comitês ou grupos de apoio a sobreviventes de suicídio. O primeiro passo desse trabalho foi dado, na tarde desta quinta-feira (15), em uma reunião da 2ª promotora da Saúde da Capital, Jovana Tabosa, com o coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV) de João Pessoa, André Fagundes, e a psicóloga Mônica Moraes de Andrade.

Na reunião, foi discutida a realização de parcerias do Ministério Público com o CVV e demais órgãos para ações de prevenção ao suicídio. A promotora Jovana Tabosa informou que a Portaria 1876/2006 do Ministério da Saúde instituiu as Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio, a ser implantadas em todas as unidades federadas e que, em dezembro do ano passado, foi publicada a Portaria nº 3.479 do Ministério da Saúde, criando o Comitê para a elaboração e operacionalização do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio no Brasil.

“Nossa intenção é criar aqui um comitê alinhado com a Política Nacional do Ministério da Saúde até porque o suicídio é uma questão de saúde pública e precisa ser tratado de forma institucionalizada pelo poder público. Por isso, também vamos convocar as autoridades competentes e realizar uma interlocução”, destacou a promotora.

De acordo com o perfil epidemiológico do suicídio publicado pelo Ministério da Saúde, no período de 2011 a 2015, foram registrados no Brasil 55.649 óbitos por suicídio, com uma taxa geral de 5,5 por 100 mil habitantes. Desde 2014, a tentativa de suicídio passou a ser um agravo de notificação obrigatória e imediata nas unidades de saúde. Em setembro de 2017, o Ministério da Saúde lançou uma agenda estratégica para redução de 10% dos óbitos por suicídio até 2020, buscando atingir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O coordenador do CVV de João Pessoa explicou o funcionamento do grupo e informou que o centro recebe dentre 500 a 600 ligações mensais. Ele disse ainda que, através de um acordo com o Ministério da Saúde, o serviço está se expandindo para todo o Brasil através do número 188. Até o final de março, a Paraíba deverá começar a originar chamadas por esse número e a, previsão, é que até setembro a rede esteja implantada em todo o Brasil. André Fagundes ressaltou que o CVV está à disposição para firmar uma parceria com o MPPB referente à prevenção do suicídio.

A psicóloga Mônica Moares destacou a importância do trabalho em conjunto e interdisciplinar para o processo terapêutico. “Em parcerias com outros órgãos, visando uma maior efetivação de um apoio psicológico”.

Uma nova audiência será realizada no dia 26 de março, às 15h, que deverá contar com representantes da coordenação de saúde mental das Secretarias de Saúde do Estado e do Município de João Pessoa e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Assessoria

Rate this post

Guarabira

HOJE: Eliane, Bruno Soares e “as minas” abrem os festejos do tradicional São Pedro do Nordeste

O evento acontece a partir das 19h, no Parque do Encontro, localizado no Bairro do Nordeste.

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira por meio da Secretaria de Cultura e Turismo abre nesta terça-feira (28/6), os festejos do tradicional “São Pedro no Bairro do Nordeste”. São duas noites de festa, com muito forró e muita alegria.

O evento acontece a partir das 19h, no Parque do Encontro, localizado no Bairro do Nordeste com Bruno Soares, “As minas” e, como atração principal, a “Rainha do Forró”, Eliane.

O prefeito Marcus Diôgo destacou a alegria de retomar os festejos juninos tradicionais da cidade, tendo em vista que os últimos dois anos foram de recolhimento e que, esses eventos ajudam na economia dos comerciantes, dos ambulantes, das pessoas que esperam o período para sair de casa, se divertir e curtir o bom do São João.

O prefeito ainda destacou que mesmo tendo as festas por toda a região, o momento ainda exige cuidados com a pandemia. Também lembrou que a cidade vem fazendo este ano uma grande preparação junina, com eventos que ajudaram artísticas locais, como a “Tenda do Forró”, um ambiente decorativo na cidade, a etapa Brejo do Festival de Quadrilhas e o apoio aos festejos comunitários.

A abertura oficial do evento contará com a presença do Prefeito, do secretário de Cultura e Turismo Tarcísio Pereira, entre outros colaboradores da administração, autoridades e convidados.

Na quarta-feira (29), Edu Lima, “Nosso Xote” e Danieze Santiago fecham a segunda e última noite de festejos do santo padroeiro do bairro mais populoso de Guarabira.

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Pagamento de junho dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

Publicados

em

O pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de junho será iniciado nesta quarta-feira (29) e concluído na quinta-feira (30). No dia 29, recebem os aposentados, pensionistas e reformados. Já no dia 30 é a vez dos servidores da ativa, incluindo Administração Direta e Indireta. 

O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (27) pelo governador João Azevêdo, durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara. 

“Mais uma vez, estamos honrando o compromisso de pagar dentro do mês trabalhado, fortalecendo a economia e gerando emprego e renda mês a mês, sempre com saldos positivos”, comentou o gestor. 

Calendário de pagamento:

29/06 – aposentados, pensionistas e reformados



30/06 – servidores da ativa (Administração Direta e Indireta)

Secom-PB

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Polícia Civil instala Delegacia Móvel na abertura dos festejos juninos em João Pessoa

Publicados

em

A Polícia Civil escalou efetivos policiais para atuarem exclusivamente na abertura dos festejos juninos de João Pessoa, na noite dessa terça-feira, 21. O evento reuniu milhares de pessoas na Lagoa, no Centro da capital paraibana.

Os policiais se posicionaram em pontos estratégicos da festa, acompanhando a movimentação do público presente. Uma Delegacia Móvel foi instalada no local, para atender possíveis registros de ocorrência.

“Em qualquer lugar público que reúna muitas pessoas, é natural que, eventualmente, ocorra algum episódio criminoso. Mas felizmente, a festa foi bastante tranquila”, disse a superintendente Maísa Félix.

Cobertura total

A Polícia Civil está presente em todos os municípios da Paraíba, tendo sua atuação reforçada nas cidades onde estejam acontecendo festejos juninos.

Sigilo Absoluto

Cidades que recebem muitos turistas podem abrir as portas também para criminosos. Se você perceber pessoas ou grupos com movimentação suspeita nas proximidades da sua casa, ligue para o Disque-Denúncia 197. O sigilo é absoluto.

Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas