Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Kits pedagógicos da LBV são entregues às crianças e adolescentes de Alagoa Grande

Publicados

em

Fotos: Vânia Besse

Nesta última quinta-feira, 1º de março foi de grande expectativa pelos alunos da Escola Firmo Santino, localizada na Comunidade Remanescente Quilombola Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande, Brejo Paraibano. Eles aguardavam a Caravana da Boa Vontade com a entrega dos kits de material pedagógico da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! que assiste no Estado mais de quinhentas crianças.

A Instituição promove a iniciativa educacional para amenizar a triste realidade do analfabetismo no Brasil que conta com 11,8 milhões de analfabetos. Esse número corresponde a 7,2% da população que tem 15 anos ou mais de idade. Na faixa etária igual ou superior aos 60 anos, o índice alcança 20,4%. A região Nordeste registra o maior percentual de analfabetismo (14,8%), número quase quatro vezes maior do que as taxas estimadas para o Sudeste (3,8%) e para o Sul do país (3,6%), dados de acordo com oInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ação beneficia mais de 22 mil crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda de 90 municípios brasileiros, que visa apoiar os pais que não têm recursos para a compra do material escolar e contribuir para o combate ao analfabetismo. Os kits são compostos de acordo com a faixa etária dos estudantes e contêm itens como estojo, lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, cadernos, mochila e régua.

No Estado da Paraíba, a LBV desenvolve suas atividades em suas unidades em João Pessoa e Campina Grande, oferecendo a centenas de crianças e adolescentes, atividades como arte e cultura, ballet, dança popular, capoeira, maculelê, ginástica rítmica, esportes e uma alimentação balanceada, garantindo qualidade de vida, por meio do programa Criança – Futuro no Presente!, além de ações empreendidas aos idosos com o programa Vida Plena.

A Legião da Boa Vontade tem seu Centro Comunitário de Assistência Social, na Rua das Trincheiras, 703, no bairro de Jaguaribe, e em Campina Grande, Rua Projetada, s/n – Bairro Novo Horizonte (final da Av. João Wallig, próximo ao número 1600).

Para colaborar com todo o trabalho desenvolvido, pode ser pelo telefone 0800 055 50 99. Ou ainda pelo site www.lbv.org

Veja abaixo mais algumas fotos:

 

Assessoria/LBV-PB

Brejo/Agreste

Parceria: PAG e Energisa realizarão troca gratuita de lâmpadas em Canafístula

Publicados

em

No próximo dia 26/06 (terça-feira) a equipe de agentes comunitários do programa ‘Nossa Energia’, estará no distrito de Canafístula de Alagoa Grande, realizando a troca de lâmpadas incandescentes e florescentes por lâmpadas de LED, totalmente gratuito. Cada família poderá trocar até 4 unidades de lâmpadas e ainda se cadastrar na tarifa social de energia elétrica – TSEE, garantindo assim, até 65% na redução de sua conta de energia.
– O mais importante desta ação é que a troca será feita “casa a casa”, de porta a porta, de forma itinerante, garantindo assim, um atendimento maior a todas as famílias do distrito.
Esta é mais uma parceria da Prefeitura Municipal de Alagoa Grande. Na administração ‘ Uma Nova História’.
Do Alagoinha em foco

Continue lendo

Brejo/Agreste

Liminar obriga prefeitura e Estado a retomarem tratamento de 42 pacientes com glaucoma

Publicados

em

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba assegurou por meio de liminar a retomada do tratamento de 42 pacientes portadores de glaucoma na cidade de Araçagi, localizada no Brejo paraibano. Dos 59 pacientes cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde, apenas 17 tinham acesso a tratamento, que inclui consultas, exames e uso contínuo de colírio.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo defensor público Marcos Freitas, após ser procurado por um grupo de 12 pacientes prejudicados pela suspensão do tratamento – o que pode levá-los, inclusive, a perda irreversível da visão. A liminar, contudo, garante o retorno imediato do tratamento a todos os 42 pacientes cadastrados, além de novos portadores que venham a necessitar do tratamento junto a Secretaria Municipal de Saúde de Araçagi.

“Nós demonstramos o imprescindível direito dos pacientes, cadastrados ou não, receberem de forma imediata os colírios, bem como a realização de exames e tratamento médico na rede pública ou, na impossibilidade, na rede privada, as expensas do município de Araçagi ou do Estado da Paraíba, de maneira solidária”, argumentou o defensor na ação.

Na decisão, o juiz da comarca, Fábio Brito de Faria, destacou que “a obrigação do Estado/réu deverá ser cumprida, sob pena de execução forçada, mediante a apresentação periódica (semestral) de receita médica atualizada, comprovando a necessidade de continuação da medicação”. Como Prefeitura e Estado são entes solidariamente responsáveis, o cumprimento da decisão também caberá a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Doença crônica – O glaucoma é uma doença crônica capaz de causar cegueira pela falta de tratamento. Embora não tenha cura, pode ser controlada na maioria dos casos por meio de tratamento adequado e contínuo, com uso de colírios.

Fonte: Paraiba.com.br

Continue lendo

Brejo/Agreste

Programação do São João em Lagoa de Dentro começa nesta sexta-feira (15)

Publicados

em

A Cidade de Lagoa de Dentro, no Vale do Mamanguape Paraibano, distante 103 km de João Pessoa, é o principal destino para os festejos juninos nesse fim de semana. A programação começa na sexta-feira, 15 de junho, e se estende até o domingo (17).

Na sexta (15) a programação começa a partir das 19h com o “arraiá do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”. O evento vai contar com a participação de grupos que são assistidos por programas sociais no Município, e por alunos de Escolas da Rede Municipal de Ensino. O Arraiá será realizado no Ginásio Poliesportivo “O Andrezão”.

No sábad0 (16), será realizado o XXVII Festival de Quadrilhas Juninas com a participação de cerca de mais de 10 grupos. O evento ocorre no Ginásio Poliesportivo “O Andrezão”, a partir das 19h.

A programação se encerra ano domingo (17) com shows de Amazan, Brasas do Forró, Os Barbosas e Unidos do Forró. Os shows ocorrem no Calçadão da Lagoa “Francisco Soares”, a partir das 22h.

Assessoria

Continue lendo

Redes Sociais

Twitter Brejo.com Youtube Brejo.com Orkut Brejo.com Facebook Brejo.com

Mais Lidas