Conecte-se conosco

Cidades

População lota Busto de Tamandaré durante Corrida contra a Corrupção

Publicados

em

O Busto de Tamandaré ficou tomado pelo preto, cor usada pelos participantes da Corrida Contra a Corrupção, que aconteceu neste domingo (18), em João Pessoa. Crianças, jovens, adultos e idosos chegaram cedo para participar das provas e também dar o seu apoio a luta contra a corrupção. Foram 1.490 inscritos. A atividade ofereceu provas de 5 km e 10 km, além de caminhada de 2 km e corrida kids.

Os vencedores dos 10 km masculino, por ordem de classificação, foram: Jonas da Silva (tempo 34’47”), Edílson de Brito(tempo 38’30”) e Severino Francisco de Sousa (tempo 39’52”). Já as mulheres foram Natércia Santos (48’30”) , Cibelle Gomes (48’57”) e Mônica Montenegro  (51’30”).

Anúncio


Já na prova dos 5 km os primeiros colocados no masculino foram: Lenilson Trindade (16’38”), Luan Tobias Santos (16’47”) e Marcus André (16’49”). Entre as mulheres, as vencedoras foram: Amanda Sales (21’55”), Luciene de Sousa (23’17”) e Isabel de Araújo (23’37”).

A organização da atividade foi da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), que realiza um circuito brasileiro sobre o tema com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o combate à corrupção.

O diretor da ADPF, Edvandir Paiva, afirmou que a primeira edição da corrida em João Pessoa foi um sucesso. Contou com o engajamento da sociedade e da imprensa. “Nosso principal objetivo é desenvolver no seio da sociedade um pensamento ético. Para longe aquela história ‘do rouba, mas faz’. Nós queremos uma sociedade ética e uma evolução cultural no País”, declarou.

Caráter educativo – A diretora regional da ADPF-PB, Carolina Patriota, comemorou o engajamento e participação da população e disse que o principal objetivo foi transmitir a mensagem contra a corrupção. Segundo a vice-diretora da Associação, a delegada Luciana Paiva, a corrida teve caráter educativo e todos os participantes receberam medalhas.

Estrutura – Durante o percurso, os participantes foram incentivados pela música. Dois DJs fizeram a musicalização do trajeto e, no ponto de partida e de chegada, as bandas Eletro In Sax, Impulso e Classic ficaram responsáveis por animar as pessoas. Os participantes ainda contaram com toda estrutura, com frutas, sucos e água para hidratação.

 

 


Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Hospital Regional de Solânea inicia cirurgias de Mastologia pelo Programa Opera Paraíba

Publicados

em

Foto: Secom-PB

O Hospital Regional de Solânea deu início, neste sábado (11), a um marco importante para a saúde dos paraibanos, realizando pela primeira vez na unidade cirurgias e atendimento ambulatorial de mastologia pelo Programa Opera Paraíba. Foram realizadas seis cirurgias com procedimentos de seterectomia e quadrantectomia, que consistem na retirada de pequenos nódulos, com a margem de segurança para manter a glândula mamária. Para o atendimento ambulatorial foram contempladas cerca de 20 pacientes.

A diretora-geral Vanessa Viegas explicou que os procedimentos serão realizados no hospital seguindo o cadastramento do Opera Paraíba, por meio do encaminhamento das Secretarias Municipais de Saúde. Assim, as pacientes passam pelo atendimento ambulatorial, realizam os exames e, caso necessário, se submetem à cirurgia no próprio Hospital. “Estamos começando hoje o ambulatório de mastologia, recebendo mais uma vez a caravana do Opera Paraíba. Dessa vez, com os procedimentos de mastologia para retirada de nódulos na mama, além do atendimento ambulatorial. Essa é mais uma estratégia da Secretaria de Saúde para a interiorização dos serviços, proporcionando às pacientes da região a oportunidade de realizar esses procedimentos pertinho de casa. É a certeza de que a saúde da Paraíba está em seu melhor momento, levando mais saúde do litoral ao sertão, do Curimataú ao Brejo.”

Anúncio


As pacientes contempladas com as primeiras cirurgias já haviam passado pelo atendimento ambulatorial em outra unidade hospitalar do sistema estadual de saúde e foram direcionadas para o Hospital de Solânea por estarem mais próximas da unidade, como Gerlane da Cunha Gomes, de 44 anos, moradora de Solânea. A agente Comunitária de Saúde, conta como foi que descobriu o nódulo e procurou o Sistema Único de Saúde. “Eu não estava sentindo nada, mas, pelo fato da minha irmã ter retirado a mama devido a um câncer, a  enfermeira do meu PSF orientou que eu fizesse uma ultrassom e foi descoberto que eu estava com um nódulo na mama. Passei pela mastologista e ela falou que havia necessidade de fazer a cirurgia. Aqui estou graças a Deus, para fazer esse procedimento na minha cidade, Solânea, onde trabalho há 20 anos”.

A feirante Glória Maria Matreira Correia, de 29 anos, mora em Esperança e conta que a família tem casos de câncer, e em um exame de rotina, detectou o nódulo. “Minha tia morreu por câncer de mama porque não quis tratar. Por isso, eu faço sempre exames de rotina, no último a enfermeira fez apalpação e sentiu. A ginecologista passou a ultrassom mamária e consegui fazer pelo SUS. Foi detectado que provavelmente eu tinha que operar e consegui aqui pelo Opera Paraíba. Agora, estou pensando em voltar para a faculdade. A importância desse programa é uma solução para o sistema engarrafado com cirurgias, facilitando o acesso à cirurgia de forma mais rápida”.

Renata Dias Carneiro, estudante de computação, com 19 anos, também mora em Esperança, e conta que descobriu o nódulo já grande em um autoexame. “Eu nunca tinha percebido, nunca senti dor. Fiz a ultrassonografia pelo SUS, fiz a consulta com uma mastologista particular e ela me orientou a me cadastrar no Opera Paraíba, que seria mais rápido. A importância desse programa é que ele pode alcançar todas as pessoas que não têm acesso à saúde de qualidade. Para mim, é muito importante”.

Desde que foi lançado em 2019, o programa Opera Paraíba já realizou mais de 100 mil cirurgias em todo o Estado. Para ser atendido no Programa, os interessados devem procurar as Secretarias de Saúde de seu município. Outra opção é por meio do site do Opera Paraíba (operaparaiba.pb.gov.br), no qual os interessados podem preencher um formulário, anexando exames e laudos médicos que confirmem a necessidade da cirurgia.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Confira os lançamentos e a promoção para o Dia das Mães na Pontes Calçados

Publicados

em

Acima de R$300 em compras de produtos da marca AREZZO, ganhe 10 sessões de depilação a laser em qualquer unidade do Brasil da Mr. Laser. Em Guarabira a Mr. Laser fica localizada na Rua Napoleão Laureano, 171 – Centro, Guarabira – PB, WhatsApp: (83) 98150-8428, Instagram: @mrlaserguarabira.

Ao realizar uma compra acima de R$300 de produtos da marca Arezzo, resgate o seu voucher no caixa.

Anúncio


O voucher é válido para de axila (depilação feminina) e faixa de barba (depilação masculina).

A campanha é válida do dia 29 de abril à 12 de maio de 2024 e o resgate do voucher deve acontecer até 30 de junho de 2024.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Guarabira fica localizada na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241. Em Mari fica localizada na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados.

Brejo.com

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

APERFEIÇOAMENTO: Transformação Digital avança com reuniões da Polícia Civil e Codata

Publicados

em

Mais tecnologia para melhor retorno à sociedade. Esse é o objetivo apresentado nas reuniões realizadas entre a Polícia Civil da Paraíba e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), com equipes policiais polarizadas pelas Superintendências Regionais de Polícia Civil. Nessa terça-feira, 07 de maio, foi a vez de policiais civis da região de Campina Grande ouvirem orientações e apresentarem sugestões para o Sistema de Procedimentos Policiais (SPP).

Trata-se da ferramenta que já é utilizada pela Polícia Civil, no preenchimento das informações contidas nos registros de ocorrência e outros dados, e que agora passa por aperfeiçoamento com o apoio da Codata.

Anúncio


O encontro aconteceu na Central de Polícia Civil, no bairro do Catolé, em Campina Grande. Na ocasião, técnicos da Codata e da PCPB deram detalhes das propostas de melhoramento do SPP, o que deverá refletir em melhores estudos de dados policiais e, por consequência, melhores serviços prestados à população.  

“É uma parceria muito significativa, tendo em vista a importância do serviço em tela, que é a segurança pública. A Polícia Civil é uma instituição que atua com inteligência policial, com análises de dados e, por isso, busca sempre aperfeiçoar seus sistemas, e a Codata estará sempre à disposição para contribuir com esse trabalho”, destacou o presidente do órgão, Giuseppe Guido, que participou presencialmente da reunião. 

A meta das instituições envolvidas é alcançar todas as áreas do estado, de modo que as melhorias no SPP possam se adequar às especificidades de cada microrregião coberta pelos trabalhos da Polícia Civil.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas