Conecte-se conosco

Educação

Colações de Grau das turmas concluintes 2017.2 da UEPB serão realizadas entre os dias 9 e 21 de julho

Publicados

em

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, entre os dias 9 e 21 de julho, as solenidades de Colação de Grau 2017.2 dos cursos de graduação de todos os câmpus da Instituição. A primeira cerimônia será a do Câmpus VI, em Monteiro, no dia 9 de julho, às 18h, no Centro Cultural Alexandre da Silva Brito, localizado na Avenida Parque das Águas, Centro, e terá como paraninfo o Sr. Roberto Brito de Oliveira.

No dia 10 de julho, às 18h, a solenidade será para os graduandos do Câmpus VII e acontecerá no Ginásio de Esportes da UEPB, em Patos, localizado na Rua Alfredo Lustosa Cabral, Bairro Salgadinho, tendo como paraninfa a professora doutora Sibele Thaíse Viana Guimarães Duarte. Já no dia 11 de julho, às 18h, será a vez dos formandos do Câmpus VIII, em Araruna, colarem grau em solenidade na Vila Requinte, localizada na Rua José Targino, 172, Centro. A cerimônia terá como paraninfo o professor doutor João Hugo Baracuy da Cunha Campos.

Em Catolé do Rocha, a solenidade será realizada no próprio Auditório do Câmpus IV, instalado no Sítio Cajueiro, e ocorrerá no dia 12 de julho, às 17h, tendo como paraninfa a professora doutora Mauriene Freitas Silva. Os graduandos do Câmpus V, em João Pessoa, participarão da cerimônia no dia 13 de julho, às 17h, no Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizado na Rua Rita Xavier de Oliveira, em Mangabeira, tendo como paraninfa a professora doutora Suerde Miranda de Oliveira Brito.

No Câmpus III, em Guarabira, a celebração ocorrerá no dia 18 de julho, às 18h, no Salão de Festas Maison D’ Mel, tendo como paraninfa a professora doutora Wanilda Lima Vidal de Lacerda. Encerrando o período de colações de grau, os concluintes dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca estarão reunidos no dia 21 de julho, às 17h30, no Spazzio, homenageando como paraninfo o professor doutor da UEPB Edvaldo de Oliveira Alves, mais conhecido como professor Mará (In Memoriam).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3315-3350 (PROGRAD) / (83) 3315-3411 (Cerimonial).

Por: Giuliana Rodrigues/UEPB

 

Rate this post

Cidades

IFPB prorroga inscrições para cursos superiores até sexta-feira

Publicados

em

O IFPB prorrogou até o dia 01 de julho, o Processo Seletivo de Cursos Superiores -PSCS. São 1.550 vagas em cursos superiores presenciais e a distância distribuídos entre os campi de Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa. Podem se inscrever estudantes que tenham se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio, nas edições de 2021, 2020, 2019, ou 2018. 

Acesse o edital.

Para se inscrever online, o candidato precisa acessar o Portal do Estudante e preencher o questionário socioeconômico e o formulário eletrônico. Estão sendo ofertados 37 cursos. O candidato poderá indicar duas opções de cursos. Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas as cotas para egressos de escola pública.

A seleção será realizada por meio de análise do desempenho das notas das áreas de conhecimentos: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e de Redação, conforme descritas no boletim de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Será computada apenas a edição do ENEM em que o candidato tiver obtido a maior nota.

O resultado final está previsto para ser divulgado dia 18/07.

Com informações do IFPB

Rate this post
Continue lendo

Brasil

Fiocruz reafirma importância de atividades presenciais nas escolas

Órgão diz que não houve aumento significativo de casos após retorno.

Publicados

em

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou na sexta-feira (24) nota técnica reafirmando a importância da manutenção de aulas presenciais, resguardado o afastamento de casos positivos e de sintomáticos respiratórios. 

O Grupo de Trabalho enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação (doses de reforço) aos trabalhadores da educação.

Ainda de acordo com o documento, “situações identificadas como agravos associados à covid-19 devem ser referenciadas para as equipes de atenção primária à saúde, vinculadas a unidades básicas de saúde. Os pesquisadores ressaltam que as escolas são equipamentos seguros e essenciais, por serem promotoras e protetoras da saúde.”

De acordo com os pesquisadores, “decorrido todo este tempo de convivência com períodos de maior ou menor transmissão do Sars-CoV-2, pode-se afirmar que as atividades presenciais nas escolas não têm sido associadas a eventos de maior transmissão do vírus”.

Segundo o GT, “a detecção de casos nas escolas não significa necessariamente que a transmissão ocorreu nas escolas. Em sua maioria os casos são adquiridos nos territórios e levados para o ambiente escolar. Nesse sentido, a experiência atual, comprovada por estudos científicos de relevância, revela disseminação limitada da covid-19 nas escolas”.

O documento informa que em 21 de junho o Brasil apresentava 77,8% com ciclo completo de vacinação da população total e 85,5% para a população elegível acima de 5 anos. No entanto, somente 46% com ciclo completo (todas as doses de reforço) da população total e 55% da população vacinável com reforço acima de 12 anos.

Na faixa etária entre 5 e 11 anos, há 13.056.571 (63,69%) de crianças com a primeira dose e somente 7.967.345 (38,86%) com a segunda dose, números aquém do necessário para uma imunização coletiva completa. 

Segundo os pesquisadores, essas informações revelam um maior risco para internação, gravidade e morte relacionadas aos não vacinados completamente.

A nota diz que, pelas características da doença, padrão de disseminação nas diferentes faixas etárias e efeitos da vacinação, é possível afirmar que a transmissão de trabalhadores para trabalhadores é mais frequente do que a transmissão de alunos para trabalhadores, trabalhadores para alunos ou alunos para alunos.

Portanto, aconselham os pesquisadores, medidas de proteção devem ser adotadas em todos os ambientes escolares, com priorização das estratégias direcionadas à redução da transmissão entre trabalhadores (por exemplo: espaços de convívio e ênfase no rastreio de casos e contatos).

O documento lembra que o controle da pandemia resultou, em 2022, na retomada plena das atividades presenciais nas escolas, constatando as consequências e prejuízos pedagógicos e psicossociais da pandemia Covid-19. Assim, é imperativo buscar reconstruir as rotinas escolares e seus projetos pedagógicos. A nota afirma que, no atual momento epidemiológico, não são recomendadas novas interrupções das atividades escolares.

Agência Brasil

Rate this post
Continue lendo

Educação

Equipe GUARÁS do Colégio da Luz se classifica na final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Na Paraíba, apenas 9 equipes foram classificadas para a Final da #14ONHB.

Publicados

em

“Estamos muito felizes com a Classificação da Equipe GUARÁS, formada pelos Alunos Luz, João Victor Trajano e pelas Alunas Luz, Emilly Albuquerque e Vívian Maria, na Final da 14a. edição da #ONHB Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida pelo Departamento de História da #Unicamp e da #Anpuh Associação Nacional de História.” declarou a educadora Rosana Diogo.

Neste ano, a #14ONHB teve mais de 73 mil participantes de todos os estados do país, num total de mais de 18 mil equipes inscritas, restando 320 equipes classificadas. Na Paraíba, apenas 9 equipes foram classificadas para a Final da #14ONHB , entre as quais, a Equipe GUARÁS do #colegiodaluzguarabirapb sob a Orientação da Professora de História, Sirlaine Cristina.

A Final da #14ONHB será realizada de forma presencial, na #Unicamp, em #CampinasSP nos dias 20 e 21/08/2022.

Brejo.com

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas