Conecte-se conosco

Educação

Dados do Enem 2017 confirmam crescimento do IFPB Guarabira

Publicados

em

Um levantamento realizado pela Jornal Folha de São Paulo a partir das notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2017) apresenta o bom desempenho do IFPB entre as escolas públicas e privadas paraibanas.

A relação traz escolas de todos os portes, ao todo  foram analisadas mais de 14 mil escolas públicas e privadas. A média foi calculada pela Folha com as quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). A ordem das escolas é organizada a partir desta nota, mas as notas da redação também constam no levantamento. Neste cálculo por escola, foram consideradas as notas de alunos de ensino médio regular e técnico de nível médio, e excluídos alunos de educação especial e de EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Anúncio


Entre as escolas que oferecem ensino médio integrado à educação profissional na Paraíba, o Instituto Federal da Paraíba obteve as melhores médias.

O Campus João Pessoa ficou em primeiro lugar com média geral de 585,13 e a média na redação 672,38, seguido do Campus Campina Grande com média nas provas objetivas de 575,98 e a média na redação 681,44 e Patos com 569,94 e média na redação de 624,06.

Em seguida, vem o Campus Guarabira com média geral de 563,78 e média na redação de 660, Monteiro com 555,03,  seguido do Campus Cajazeiras com 552,72,  Campus Picuí com 548,92, Cabedelo com 531,15, Princesa Isabel obteve 523,53 e Campus Sousa com média de 505,25 pontos.

Com relação à redação, o Campus Guarabira já se encontra na terceira colação, ficando atrás apenas dos campi João Pessoa e Campina. Na região do Brejo, o IFPB Guarabira se consolida como a melhor escola da cidade na média geral do último Enem, com médias superiores as demais em Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, ficando à frente das escolas públicas e particulares já tradicionais e conhecidas da população.

Clique aqui e confira o desempenho completo das escolas no Enem 2017.

 

Assessoria/IFPB

Rate this post
Anúncio


Educação

Vereador apresenta projeto para maior segurança nas escolas em Guarabira

Publicados

em

Com a segurança escolar ameaçada em unidades de ensino de todo País devido aos vários ataques contra estudantes e professores, o vereador Renato Meireles (PSB) apresentou, em sessão ordinária nesta quinta-feira (13), um Projeto de Lei (PL) com medidas de segurança para as escolas e creches, públicas e privadas, no âmbito do município de Guarabira.

“Infelizmente, os atos de violência em escolas estão aumentando e mostram que não são casos isolados e que precisamos discutir políticas públicas que protejam as crianças e os profissionais da educação. É urgente que sejam criados mecanismos efetivos de prevenção e combate à violência nas escolas e creches”, justificou o parlamentar.

Anúncio


Entre as medidas estão as câmeras de videomonitoramento, detector de metais, segurança armada, índice de segurança com avaliações periódicas e instalação de botão do pânico para acionar diretamente a Polícia Militar, tornando um ambiente escolar mais seguro.

”Quem é pai ou mãe que acompanha o que vem acontecendo no Brasil, inclusive com um episódio falso de ataque em uma escola particular em Guarabira, fica com o coração apertado e com uma grande sensação de insegurança, afinal nossos filhos são nossas maiores heranças. Por isso, nosso mandato traz esse projeto que uma vez aprovado, possa virar lei e seja colocado em prática tanto pelo poder público, quanto pelas escolas privadas no município”, enfatizou Meireles.

Abaixo um resumo das medidas necessárias a serem adotadas pelo poder público nas escolas municipais e pelas escolas privadas através dos seus respectivos responsáveis, com a aprovação do Projeto de Lei – que agora será distribuído às Comissões da Câmara Municipal.

1 – CONTRATAÇÃO OU DISPONIBILIZAÇÃO DE SEGURANÇA ARMADA NAS ESCOLAS E CRECHES, PÚBLICAS E PRIVADAS;

2 – ACESSO DE AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS E CRECHES EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA;

3 – CADASTRAMENTO DO RESPONSÁVEL DO ALUNO PARA PERMISSÃO DE ENTRADA E SAÍDA DO ALUNO, SEM A PRESENÇA DO MESMO;

4 – CONFECÇÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNO, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA UNIDADE ESCOLAR;

5 – INSPETORES E MONITORES DENTRO DO ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL;

6 – INSTALAÇÃO DE ALARMES SONOROS E VISUAIS DE EMERGÊNCIA;

7 – INSTALAÇÃO DE DETECTOR DE METAIS FIXO;

8 – INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO, COM ARMAZENAMENTO INTERNO PARA GRAVAÇÃO;

9 – INSTALAÇÃO DE BOTÃO DE PÂNICO, PARA ACIONAR DIRETAMENTE A POLÍCIA MILITAR;

10 – TREINAMENTO ANUAL PARA ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, COM ATIVIDADES DE SIMULAÇÃO DE ATENTADOS, INCÊNDIOS, ENCHENTES, BRIGAS, ENTRE OUTROS;

11- CRIAÇÃO DO ÍNDICE DE SEGURANÇA DAS ESCOLAS DE GUARABIRA.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Professor doutor da UNIP é homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo

Publicados

em

O Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Vereadores da Cidade de São Paulo, Vereador Milton Leite, sempre atuante no comando dos trabalhos da casa, em nome de seus pares, em especial do nobre Vereador Professor Eliseu Gabriel, presidente da Comissão de Educação da Cidade de São Paulo, comunicou ao Diretor-Geral de Empresas Associadas e Coligadas da Universidade Paulista -UNIP, professor doutor Márcio Roberto Bico, sobre o ofício número 1.734/2022, que lhe outorgou o Voto de Júbilo e Congratulações pela Câmara Municipal de São Paulo, apresentando-lhe seus protestos de distinta consideração e respeito.


O Vereador Eliseu Gabriel, autor do Voto de Júbilo, é presidente do PSB municipal, atual presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores e já foi secretário de Governo da Cidade de São Paulo por duas vezes, e costuma dizer:

Anúncio



“Sou professor desde muito jovem. Escolhi essa profissão por paixão. Sempre foi um prazer acolher os jovens, alguns até mais maduros, que passavam por dificuldades na vida. Sempre fiquei feliz quando conseguia ajudá-los a construir suas vidas da melhor maneira possível. Como vereador, continuo do mesmo jeito: gosto de ouvir, olhar, acolher, verificar pessoalmente cada situação que se apresenta, tendo garra, prazer e ânimo para elaborar leis que trazem, de fato, melhorias para nossa cidade.”


Destemido, Eliseu Gabriel teve papel importante em sua carreira na defesa da democracia e da justiça social. Diante de toda essa trajetória de lutas, sempre voltada para a formação de milhares de jovens, preocupado também com políticas públicas voltadas ao acesso ao Ensino Superior, o professor Eliseu se sensibilizou ao acompanhar, há anos, a trajetória do professor Márcio Bico, desde a época em que foi estudante e reconhecido líder estudantil, sempre se mostrando sensível às questões de inclusão social e respeito às diversidades, sobretudo, quanto à qualidade do ensino para uma boa formação.


O Professor Bico, como é conhecido pela comunidade acadêmica, dentro e fora da Universidade Paulista – UNIP, sentiu-se muito honrado com a outorga do Voto de Júbilo e Congratulações entregue pela Câmara Municipal de São Paulo, e fez questão de dizer:

“Esta homenagem de reconhecimento em comemoração da minha trajetória de 20 anos dentro da maior Universidade de ensino privado, 100% brasileira, é uma grande honraria. Dedico-me aos estudos desde criança, mantenho guardados, como recordação, uma única foto da minha formatura do pré-primário, carteirinhas de notas e prêmio de honra ao mérito bimestral, da 5ª série, no inesquecível colégio público em que estudei por longos anos, o Frei Francisco de Mont’Alverne. Comecei a trabalhar muito novo, sem nunca abrir mãos dos meus estudos. Essa experiência de lidar com o público desde muito jovem me fez comunicativo, tolerante, aberto ao diálogo, sobretudo, respeitando as diversidades em toda a sua extensão, prova disso é ter a aprovação do meu Voto de Júbilo por vários outros vereadores, de diversos partidos, com visões plurais, mas todos trabalhando com afinco e diariamente em prol do bem comum.”


Hoje, Márcio Bico faz questão de dizer: “Foi graças aos estudos e à minha formação robusta dentro da UNIP que consegui construir uma carreira acadêmica sólida. Obtive os títulos de Mestre e Doutor e estou prestes a iniciar o meu Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Exerço o honroso cargo de Diretor-Geral de Empresas dentro de uma das mais renomadas Universidades do nosso país, fundada pelo saudoso educador professor doutor João Carlos Di Genio, considerado o rei do ensino privado no Brasil, pelo seu espírito inovador e visionário, cujo legado e contribuição para o desenvolvimento da Educação Superior brasileira é inegável, pois ele, de fato, inspirava os seus projetos na concretização dos sonhos dos seus queridos alunos, e eu, orgulhosamente, sou um deles, diante de milhares de outros ex-alunos que carregam com muito orgulho o diploma da UNIP e se destacam no mercado de trabalho. Exerço também, em outra importante instituição de Ensino Superior, a função de vice-reitor, honrando todos os ensinamentos que obtive dentro da UNIP, por intermédio dos meus mestres, esses que me prepararam para a vida profissional, com essa formação de excelência, dada a infraestrutura que a UNIP oferece aos seus alunos. Hoje tenho colegas de faculdade que conquistaram as vagas de juiz estadual, juíza federal,  promotores de justiça, policiais civis e federais, advogados e jornalistas de destaque, e tantos outros que tiveram essa mesma base de formação para enfrentarem o tão concorrido mercado de trabalho. É uma grande alegria chegar até aqui com muita dignidade e ter a graça de receber tamanha honraria, externada pelo Voto de Júbilo e Congratulações vindo das mãos do nobre Vereador Professor Eliseu Gabriel, a quem tenho grande apreço, não apenas por ter enxergado e acompanhado parte dessa minha trajetória, mas, principalmente, por ser ele um grande homem público, sempre dedicado às causas voltadas à Educação em nossa cidade de São Paulo.”



Márcio Bico disse, ainda, que receber o mesmo prêmio de Voto de Júbilo que os renomados Institutos Butantã e Adolfo Lutz receberam pelo impecável protagonismo no combate à COVID-19 no Brasil, é mais um motivo de orgulho.


Vale destacar que o professor Márcio Bico graduou-se em Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e orgulha-se de sua trajetória por ter sido filho da inclusão social. Ele lembra, emocionado, que foi graças a essa sensibilidade no olhar ao próximo que, há anos, conquistou a indicação da UNE como
membro da Conap-MEC, tendo o seu nome referendado e registrado em portaria no Diário Oficial da União, em duas oportunidades, por dois grandes Ministros de Estado da Educação do Brasil, ambos também professores, os quais o nomearam membro da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do ProUni, ao lado do colega Frei David, fundador da Educafro, e de outras brilhantes professoras, representantes da sociedade civil.

O professor Márcio Bico finalizou dizendo que enxerga as políticas públicas voltadas para a Educação como válvulas promissoras que abrem as portas para que milhares de jovens se tornem agentes de transformação da sua própria história.

Assessoria

5/5 - (1 vote)
Anúncio


Continue lendo

Educação

UNIP recebe do Semesp o Selo IES Amiga da Iniciação Científica

Publicados

em

A Universidade Paulista – UNIP foi contemplada com o Selo IES Amiga da Iniciação Científica, concedido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp).

O Semesp representa as mantenedoras de Ensino Superior do Brasil e tem como objetivo prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do Ensino Superior brasileiro. 

Anúncio


A certificação é concedida às instituições de Ensino Superior que incentivam, valorizam e fomentam a participação dos alunos no processo de investigação científica, destacando os benefícios da prática das pesquisas de iniciação científica entre os estudantes de todo o país.

A UNIP vem sendo reconhecida como um importante centro de produção e difusão de conhecimento, por meio de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação. As atividades de iniciação científica oferecem ricas oportunidades acadêmicas e profissionais, que contribuem para o desenvolvimento de competências exigidas tanto na academia quanto no mercado de trabalho.

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP promove anualmente os concursos de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação para alunos da graduação regularmente matriculados na universidade.

Saiba mais sobre as inscrições: https://www.unip.br/pesquisa/bolsas_iniciacao_cientifica/index.aspx

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas