Conecte-se conosco

Variedades

O que faz as pessoas cometerem fraude?

Publicados

em

Foto: Ilustração

Enquanto muitas pessoas prezam por seriedade, fazer o certo e contar a verdade, outras escolhem o caminho desonesto e ilícito. É claro que sempre existe um contexto e é preciso investigação antes de acusar alguém. De qualquer forma algumas perguntas vêm à tona. Por que as pessoas cometem fraudes? O que leva os indivíduos a chegar neste ponto? Não importa em qual segmento, localidade, esfera social. Ações fraudulentas ocorrem em qualquer setor e infelizmente acontecem com certa frequência. É uma situação complexa que requer inclusive uma análise psicológica.

Alguns especialistas possuem teorias sobre pessoas que se apropriam de técnicas ilícitas para aplicar golpes. E não quer dizer que só pessoas altamente duvidosas cometem fraudes. Diversos exemplos podem ser encontrados na pesquisa do professor Muel Kaptein, da Universidade Erasmus de Rotterdam (Erasmus University Rotterdam). Em seu estudo “Por que pessoas boas às vezes fazem coisas ruins?”, Kaptein demonstra alguns cenários em que indivíduos sem qualquer envolvimento ilícito acabam cedendo e cometendo crimes. A seguir alguns destes pontos serão citados.

Pequenos furtos
A aceitação de pequenos furtos é uma das teorias citadas pelo professor. No ambiente de trabalho, por exemplo, algumas pessoas acabam achando normal levar para casa materiais de papelaria, pacotinhos de açúcar ou ainda rolos de papel higiênico. Aos poucos, outras práticas maiores começam a dar lugar aos pequenos furtos, o que vai levando o infrator a cometer atos cada vez mais intensos.

Poder dos nomes
Renomear golpes com nomes mais leves é algo que acaba sendo feito na tentativa de diminuir o efeito de um crime. É o momento que o suborno pode ser chamado de “agrado”, a fraude pode ser mencionada como “engenharia financeira”, o furto é substituído por “eu só peguei emprestado”, e assim por diante.

Obedecer autoridades
O fato de determinado profissional ser subordinado pode ser usado por algumas pessoas para explicar determinada fraude. Segundo Kaptein, diversos indivíduos acabam cometendo ações ilícitas no ambiente de trabalho quando recebem um comando de alguém superior. Quando um chefe ou diretor, por exemplo solicitar algo ilegal, cabe ao subordinado optar ou não por executar a atividade. O que ocorre é que muitos profissionais implementam o que foi pedido por seus superiores, na explicação de que apenas está cumprindo com sua função de obedecer ordens.

Diante das inúmeras possibilidades de fraude as empresas têm se precavido. Implementação de conselhos de administração, auditorias, políticas de controle de acesso e segurança da informação, pesquisas relacionadas ao histórico de trabalho dos colaboradores. Estes são alguns exemplos de ações que têm sido aplicadas para evitar golpes no ambiente corporativo.

Diversos crimes são cometidos diariamente e acabam prejudicando inúmeras pessoas. Em um mundo em que o acesso à informação está cada vez maior, não existe mais espaço para aqueles que dizem que não sabiam que determinada atividade era criminosa. Por isso, é sempre válido combater a fraude, em qualquer momento, em qualquer esfera. Desta forma, será possível evitar que a corrupção, o crime e os golpes se perpetuem. Um futuro promissor também passa pela honestidade.

5/5 - (1 vote)

Turismo

Fernando de Noronha passa a exigir dose de reforço de visitantes

Exigência é para quem tem 55 anos ou mais.

Publicados

em

Turistas que desejarem visitar Fernando de Noronha deverão ficar atentos às novas exigências da administração do arquipélago. Desde hoje (18) é exigida a dose de reforço em pessoas com 55 anos ou mais que desembarcarem no local. Também passa a ser aceito o exame de busca de antígeno, como alternativa ao exame RT-PCR, para ser apresentado junto com a carteira digital de vacinação.

Para entrar em Fernando de Noronha, pessoas de até 54 anos precisam apresentar, no embarque, a carteira digital de vacinação com duas doses da vacina, inclusive da Janssen, sendo que a segunda dose precisa ter, no mínimo, 14 dias da aplicação. Pessoas de 55 anos ou mais devem comprovar também a dose de reforço, sem prazo mínimo.

Além disso, todos precisam apresentar um exame negativo RT-PCR, realizado no máximo 48 horas (dois dias) antes da viagem, ou um exame de busca de antígeno, feito 24 horas (um dia) antes do embarque. Para crianças de 7 a 11, basta apresentar um dos exames exigidos. Não é necessário a carteira vacinal. Menores de 6 anos não precisam apresentar exames.

Entre as políticas do arquipélago, está uma nova testagem de 30% dos passageiros de cada voo ou embarcação, escolhidos por sorteio, na saída da ilha. Esse teste é custeado pelo governo do estado de Pernambuco.

Vacinação em crianças

As crianças de Fernando de Noronha começaram a receber as doses da vacina ontem (17). A aplicação do imunizante contra covid-19 começou primeiro em crianças de 5 a 11 anos de idade com doenças neurológicas crônicas, distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando a síndrome de Down e o autismo, ou doenças mais severas.

As crianças sem comorbidades serão vacinadas em ordem decrescente de idade: primeiro, as de 10 e 11 anos; depois, as de 8 e 9 anos; em seguida, as de 6 e 7 anos; e, por último, as crianças de 5 anos. Ao todo, cerca de 300 crianças serão imunizadas.

Rate this post
Continue lendo

Brasil

Sisu e Prouni abrem inscrições em fevereiro; Fies, em março

Para concorrer aos processos seletivos, é preciso ter feito o Enem.

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (18) o calendário de inscrições para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se organizar para concorrer às vagas. A previsão é que os editais dos três processos seletivos sejam publicados no Diário Oficial da União ainda nesta semana.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas do dia 15 ao dia 18 de fevereiro. Já o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) será de 22 a 25 de fevereiro. E, no início de março, do dia 8 ao dia 11, poderão se inscrever os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que este ano oferta 110.925 vagas.
O número de vagas disponíveis no Sisu e no Prouni será divulgado em breve, assim como os três editais contendo os cronogramas completos e todos os critérios dos processos seletivos de 2022.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet. A classificação é feita com base na nota obtida na edição mais recente do Enem. Pode concorrer às vagas do Fies quem fez qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010.

Programas

O Prouni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser até 3 salários mínimos por pessoa.

Podem se inscrever no Prouni apenas estudantes brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

O Fies tem objetivo de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O programa é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Já o Sisu é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes participantes do Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados.

Agência Brasil

Rate this post
Continue lendo

Paraíba

33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano

Publicados

em

A 33ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que tem como tema “Toda Arte que Vem do Mar”, está reunindo 400 expositores, de 12 de janeiro a 06 de fevereiro, na Orla de Cabo Branco, na Capital.

Confira o vídeo abaixo:

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas