Conecte-se conosco

Saúde

Promotoria da Saúde instaura procedimento para acompanhar medidas de prevenção ao novo coronavírus

Publicados

em

A Promotoria de Defesa da Saúde de João Pessoa instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar as ações e medidas que estão sendo executadas pela gestão estadual e municipal de saúde da Paraíba para prevenção, controle e contenção de riscos de danos e agravos à saúde pública em decorrência do novo coronavírus e se bem atendem às diretrizes, protocolos e demais normativos instituídos pelo Ministério da Saúde.

O procedimento foi instaurado pela 48ª promotora de Justiça da Capital, Maria das Graças Azevedo. Ela determinou que a Secretaria de Estado da Saúde informe, no prazo de 10 dias, a existência de profissionais designados para compor o Centro de Operações de Emergência (COE); se foram definidas as diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle relacionados ao novo coronavírus, em conformidade com as diretrizes, protocolos, normativas e orientações do Ministério da Saúde/Anvisa atualizados.

Anúncio


Também deve informar se as notas técnicas e informativas ou de procedimentos e as ações relativas à resposta rápida para vigilância prevenção e controle relacionados ao novo coronavírus foram encaminhadas para cumprimento aos Municípios das regiões do Estado de PB e as providências adotadas para a detecção do vírus, bem como o acompanhamento da sua manifestação e controle da transmissão nas unidades e hospitais da rede estadual de saúde.

No mesmo prazo, a Secretaria de Saúde de João Pessoa deve informar e comprovar as medida adotadas, no âmbito da rede municipal de saúde, para vigilância, prevenção e controle relacionados ao novo vírus e qual o fluxo de paciente com suspeita de infecção para o devido encaminhamento ao hospital designado como referência estadual ao tratamento e isolamento do paciente nesse situação.

Na portaria de instauração, a promotora destaca que o Ministério da Saúde declarou a situação de emergência em saúde pública de importância nacional em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus, haja vista que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública; bem como exige resposta coordenada das ações de saúde de competência da vigilância e atenção à saúde, entre as três esferas da gestão do SUS.

Assessoria/MPPB

Rate this post
Anúncio


Saúde

População recebe serviço de transporte gratuito para o Complexo de Saúde de Guarabira

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira lançou nesta terça-feira (21), o programa de gratuidade do transporte de usuários do Sistema Único de Saúde, que necessitam dos serviços oferecidos no Complexo Municipal de Saúde Geraldo Camilo, localizado no bairro do Nordeste.

Para assegurar o acesso aos serviços de saúde com maior comodidade e agilidade, um ônibus ficará disponível para fazer o transporte das pessoas, seguindo horário e rota preestabelecidos. Usuários do SUS que residem em localidades distantes do Complexo de Saúde e, principalmente, idosos e os que têm dificuldade de locomoção, terão a possibilidade de acessar os serviços com mais facilidade.

Anúncio


A prefeita Léa Toscano disse a iniciativa foi pensada em conjunto com o vice-prefeito Raimundo Macedo e a secretária de Saúde, Dayse Campos, que sempre foram abordados para encontrar uma solução, principalmente pessoas que moram distante.

“Muita gente pediu e eu, juntamente com Raimundo e com Dayse, realizei um estudo e trouxemos o ônibus do Complexo de Saúde. Todos que precisarem vão puder usar o transporte e também os funcionários que trabalham aqui no Complexo. Eu tenho dito que a humanização é o que nós vamos fazer na nossa gestão e melhorar o acesso aos atendimentos de saúde é, sem dúvida, importante para muita gente”, destacou Léa.

A rota inicial é apenas o início da operação do serviço, que pode haver alteração, de acordo com a demanda de usuários.

Confira a rota

O ônibus vai fazer a rota de segunda à sexta-feira, partindo sempre às 7h da manhã, da Rodoviária Municipal, depois passando pela Rodoviária Estadual, seguindo para a antiga Central de Covid (bairro do Rosário), depois segue até o edifício de Noêmia, na Avenida Dom Pedro II, continua até à Praça do Encontro, no bairro Nordeste, com destino final ao Complexo de Saúde.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Rede de proteção: terapia emocional disponível para mulheres vítimas de violência

Publicados

em

O Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, situado no prédio da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, contará a partir desta quarta-feira (22) com mais um serviço direcionado às mulheres vítimas de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), a terapia emocional. 

A terapeuta emocional Girlene Fernandes integrará a equipe, que já conta com assistentes sociais, assessoria jurídica e psicólogas, que juntas, trabalharão para resgatar a autoestima, dignidade e cidadania dessas mulheres. Segundo a secretária Euzelma Belarmino, a ação visa fortalecer ainda mais o protagonismo feminino e o cuidado com as mulheres para romper o ciclo da violência. 

Anúncio


Lembrando que todo o processo é sigiloso, e por isso as mulheres que necessitarem desta rede de proteção devem vir ao Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, que está localizado na na Travessa Pedro Xavier, no Bairro Novo, das 8h às 14h, para realizar os procedimentos necessários. 

Além das políticas públicas para as mulheres, a secretaria também está empenhada em fortalecer a rede de apoio e proteção a mulheres vítimas de violência através de um atendimento acolhedor, humanizado e com ações efetivas para empoderar mulheres.

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

GUARABIRA: Sec. de Saúde realiza chamada para atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma campanha de chamamento para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes. Aproveitando o período de férias escolares, os postos de saúde de todos os bairros estão com equipes disponíveis durante todo o dia para atender à população.

A ação busca facilitar o acesso às vacinas, uma vez que as crianças estão em casa, tornando mais simples o deslocamento até as unidades de saúde. A Secretaria reforça a importância de estar com o esquema vacinal em dia, especialmente durante o verão, quando há maior disseminação de doenças que podem ser prevenidas com vacinas.

Anúncio


Além das vacinas obrigatórias para crianças, adolescentes também devem aproveitar o momento para atualizar imunizações importantes, como a do HPV, que previne o câncer do colo do útero e outros tipos de doenças relacionadas ao papilomavírus humano. Os pais e responsáveis devem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando a carteira de vacinação para a devida conferência e atualização. 

Secom/PMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas