Conecte-se conosco

Paraíba

Cagepa renova pedido para população usar água de forma racional

Publicados

em

Com os paraibanos em casa durante o período de quarentena e medidas de higiene sendo reforçadas, o consumo de água no Estado cresceu acima do normal na última semana. Diante desse quadro, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) apela aos seus usuários para que façam o uso racional em casa. Segundo a companhia, não há risco de racionamento ou desabastecimento total na Grande João Pessoa, mas a importância da água tratada para a higiene neste momento de pandemia exige medidas de economia.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, explicou que o alto consumo tem implicado em interrupções pontuais no abastecimento de água em algumas localidades, principalmente na Grande João Pessoa. “Temos que ponderar o equilíbrio entre oferta e demanda. O consumo desenfreado pode baixar o nível dos reservatórios. Mas estamos com 100% de nossas equipes de operação e manutenção para monitorar os sistemas de abastecimento e consertar rapidamente os vazamentos de água. Entendemos que somos um serviço essencial neste momento de pandemia”, afirmou.

O senso coletivo da população é imprescindível nesse processo, segundo Marcus Vinícius. O presidente alertou sobre a necessidade de priorizar o uso da água apenas para atividades essenciais. “Em tempos de coronavírus, quando lavar as mãos com frequência vira recomendação geral, a orientação é para que a água seja usada prioritariamente para higienização das mãos e em banhos rápidos. Além disso, a máquina de lavar roupa deve ser acionada só quando estiver cheia. Não podemos abusar, agora mais do que nunca”, advertiu. 

As equipes de manutenção e operação da Cagepa seguem trabalhando com os devidos protocolos de prevenção contra a Covid-19, com fardamentos e acessórios de trabalho devidamente higienizados, proteção com luvas e máscaras, portando álcool em gel e evitando contato pessoal.

 Como economizar água sem descuidar da limpeza?

 – Feche bem as torneiras durante o ensaboamento das mãos e após o uso. Torneira aberta em 1 minuto gasta 3 litros de água;

– Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;

– Evite banhos demorados. O chuveiro aberto em 15 minutos gasta 60 litros de água;

– Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe e só abra a torneira para o enxague;

– Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas;

– Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Utilize regador em vez de mangueira;

– Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira;

– Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários;

– Conserte imediatamente os vazamentos, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos provisórios.

 CANAIS DE ATENDIMENTO

– Teleatendimento 115

– Redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram)

– Agência virtual (www.cagepa.pb.gov.br)

– App Cagepa, que está disponível para smartphones com sistema Android

Fonte: Secom PB

Cidades

João Azevêdo promove mais de 90 oficiais da Polícia Militar e corporação ultrapassa 2 mil promoções

Publicados

em

O governador João Azevêdo promoveu 92 oficiais da Polícia Militar aos postos de major, capitão, 1º tenente e 2º tenente, através de atos publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (30). Os promovidos atuam em diversas regiões do estado.

As ascensões atendem ao critério de antiguidade. Com essas promoções, já são 2.106 policiais militares promovidos na PM, desde janeiro do ano passado. Desse total, 292 são oficiais e 1.814 praças.

O comandante-geral da corporação, coronel Euller Chaves, destacou o respeito e compromisso do governador João Azevêdo com a Polícia Militar, que mesmo em um ano de dificuldades causadas pela pandemia, garantiu a ascensão de policiais em vários momentos.

“Vale destacar que só em 2020, um ano de bastante dificuldade em todas as áreas por causa da pandemia, sobretudo na área econômica, o governador João Azevêdo promoveu e autorizou a promover 1.033 policiais militares, sendo 215 oficiais e 818 praças. Isso demonstra compromisso com a corporação e respeito ao trabalho que esses homens e mulheres vêm desempenhando”, ressaltou.

Ainda este mês, o governador promoveu oficiais pelo critério de merecimento, a exemplo da major Mônica Luiz Rodrigues, que foi a primeira mulher da história da corporação a comandar o 3º Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar (3º EPMont), que fica na cidade de Campina Grande.

Assessoria/PMPB

Continue lendo

Paraíba

Inscrições para versão digital do Salão do Artesanato vão até este domingo

Publicados

em

Fotos: Divulgação

Termina neste domingo, 13, as inscrições para os artesãos paraibanos participarem do 32° Salão do Artesanato da Paraíba. Por conta da pandemia, será realizado em um formato totalmente virtual de janeiro a fevereiro de 2021. As inscrições devem ser feitas pelo site www.pap.gov.pb.br.

Ao todo, serão selecionados 400 profissionais, contemplando as mais diversas tipologias. Os artesãos, graças a uma parceria firmada entre o Governo do Estado e o Sebrae, terão à disposição uma grande plataforma de marketplace para a comercialização dos produtos.

“Essa edição totalmente virtual do 32° Salão do Artesanato da Paraíba vem confirmar todos os esforços do governador João Azevêdo, da presidente de Honra do Programa do Artesanato (PAP), Ana Maria Lins, de todos nós que fazemos o PAP, mas também o reconhecimento da importância do evento para o artesão paraibano”, disse a gestora do PAP, Marielza Rodriguez.

A plataforma de marketplace abrigará 400 expositores. Cada um deles terá direito de cadastrar 100 produtos, com cinco fotos para cada um deles. Nesta versão digital, o Salão vai homenagear artesãos que trabalham com retalhos nas técnicas de fuxico e patchwork, criando uma identidade visual colorida e alegre para atrair ainda mais o público visitante da loja on-line. 

O gerente comercial do Sebrae, Franco Fred Tavares, ressaltou a parceria com o Governo do Estado na realização do evento. “A pandemia tem trazido muitas tristezas, mas também a possibilidade de se reinventar. E essa edição totalmente digital do Salão do Artesanato demonstra isso. Não tenho dúvidas que a expertise do Governo do Estado na divulgação, que com a nossa expertise em vendas criarão grandes oportunidades para o artesão paraibano”, acrescentou.

Inscrições – Para se inscrever no 32° Salão do Artesanato da Paraíba é necessário ser maior de 18 anos. Caso o artesão não seja paraibano, precisa ser radicado no estado há mais de dois anos. 

Outro requisito é ter a Carteira Nacional de Artesão válida (Sicab) ou ser trabalhador manual inscrito no Microempreendedor Individual (MEI) com CNPJ válido. 

Na hora da inscrição, o artesão deve preencher todos os campos do formulário de inscrição – disponibilizado no site do PAP – com informações corretas e válidas.

Após a seleção, o artesão deverá fornecer os dados e fotos para a exposição dos produtos, além de participar de um curso de capacitação oferecido aos expositores pelo Sebrae.

Fonte: paraiba.pb.gov.br

Continue lendo

Paraíba

Auxílio emergencial: Caixa libera saque para nascidos em outubro

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal liberou hoje (1º) os saques e transferências de parcelas do auxílio emergencial e auxílio emergencial extensão para 3,6 milhões de pessoas nascidas em outubro. Esses beneficiários, que não fazem parte do Bolsa Família, tiveram o dinheiro creditado na poupança social digital, nos ciclos 3 e 4 de pagamentos do programa.

Agora, quem tiver recursos na conta, poderá sacar nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências. A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas à espera de atendimento. Todas as pessoas que comparecerem, de segunda a sexta, das 8h às 13h, serão atendidas no mesmo dia.

Além disso, é possível movimentar ou transferir os recursos para contas em outros bancos por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro.

O calendário de pagamentos do auxílio emergencial é organizado em ciclos de crédito em conta poupança social digital e de saque em espécie. Os beneficiários recebem a parcela a que têm direito no período, de acordo com o mês de nascimento.

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas