Conecte-se conosco

Saúde

Hospital de Trauma de João Pessoa lança campanha de prevenção às queimaduras

Publicados

em

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo do Estado em João Pessoa, lança nesta segunda-feira (3), às 14h, a 22ª Campanha de Prevenção às Queimaduras Marcas que Ficam Para Sempre. A ação ocorre na própria unidade de saúde. Na ocasião, serão apresentados os dados de vítimas de queimaduras, além da programação da campanha, que ocorre durante o mês de junho.

Neste ano, a iniciativa faz um alerta para o aumento dos números de queimados, durante o período junino. Um levantamento realizado pelo setor de estatística do Hospital de Trauma mostrou que, ano passado, 111 pessoas deram entrada vítimas de queimaduras, 15 delas por fogos de artifício.

Anúncio


Segundo o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, mais de 30% dos atendimentos da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) são causados por fogos, fogueiras e líquidos quentes. “Em época junina, os acidentes com fogos e fogueiras tornam-se responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na UTQ. Por isso, por meio da nossa campanha, vamos tentar reduzir o número de pessoas queimadas e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar esses acidentes”, concluiu.

Em 2023, 928 pessoas foram vítimas de queimaduras e os principais motivos foram: líquidos em alta temperatura, contato com o objeto em alta temperatura, por fogo, fogos de artifício, produto químico, eletricidade, insolação, entre outros.

Para evitar acidentes no período dos festejos, o coordenador médico da UTQ, Emilton Amaral, elencou algumas dicas para a população não ter dor de cabeça durante o arrasta-pé. “Os pais devem ficar atentos à classificação etária indicada pelos fabricantes de fogos de artifício e sempre ficar de olho na forma como as crianças vão usá-los. Outro exemplo é quando as fogueiras acabam, as brasas ficam cobertas por cinzas e são pisadas por crianças”, salientou.

Emilton Amaral alerta que não existe remédio caseiro para queimaduras.  “Pomadas, ervas, creme dental, manteiga, ovo, pó de café, mel e até mesmo medicamentos aplicados sem a orientação médica, além de passar uma falsa impressão de tratamento, podem ocasionar infecções graves. Caso as lesões sejam pequenas, utilizar apenas água corrente, envolver num pano úmido e limpo e seguir para o hospital.  Já um ferimento grande [com queimaduras de 2º e 3º graus] deve ser levado imediatamente ao nosso complexo hospitalar, que é referência para esses casos”, esclareceu.

A coordenadora de Enfermagem da UTQ, Ana Wirginia Rique, reforça as dicas para curtir o São João com segurança: não segurar os fogos de artifício com as mãos; nunca transportar fogos nos bolsos; não tentar reacender fogos que falharem; dispensar os fogos somente ao ar livre, um de cada vez; sempre ter um recipiente de água e molhar fogos que falharem; conferir o certificado de garantia do foguete; nunca associar bebida alcoólica ao uso de fogos.

Secom

Rate this post
Anúncio


Saúde

Paraíba Pet: Castra Móvel atende 400 animais em dois meses da ação itinerante

Publicados

em

O Programa Paraíba Pet, disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, já atendeu, em dois meses de atuação, cerca de 400 animais entre cães e gatos. A ação tem o objetivo de evitar a superpopulação de animais de rua e a proliferação de zoonoses. O Castra Móvel do programa já percorreu cidades de várias regiões da Paraíba garantindo o acesso a um serviço veterinário essencial.

Nesta semana, os atendimentos são oferecidos na Rua Maria Gonçalves de Melo, 357, Novo Bodocongó, em Campina Grande. As castrações começaram no dia 3 de maio, na “Feira de Serviços: Aqui Tem Mais Saúde”, na cidade de Cuité, seguindo a agenda do “Cidadania Democrática”, evento que ocorre antes das plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE) e que atende pessoas das cidades-sede e de municípios adjacentes.

Anúncio


Além de Campina Grande, foram contempladas com os serviços as cidades de Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Mamanguape, Princesa Isabel, Monteiro, Itaporanga, Pombal e Catolé do Rocha.

O atendimento é dirigido aos cães e gatos de ONG’s de defesa animal, protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, que realizaram um cadastramento através do formulário eletrônico disponibilizado pela Gerência Operacional da Causa Animal que possui sede regionais em João Pessoa e em Campina Grande.

Campina Grande – Na Rainha da Borborema, o Castra Móvel já percorreu as comunidades do Complexo Habitacional Aluizio Campos, Três Irmãs e do Distrito de São José da Mata para atender animais de tutores que moram distante do centro urbano, como é o caso de Emília da Silva que trouxe seu pet para ser castrado no Conjunto Acácio Figueiredo. “Foi muito bom que vocês vieram pra cá, já que é difícil da gente ir até outros bairros. Gostei muito”, elogiou.

A dona de casa Rosane Sousa também teve seu animal castrado e destacou a importância da ação. “É muito bom ter esse programa aqui pois castração é um ato de amor. Eu não gosto que ele saia daqui de dentro de casa, mas de vez em quando consegue sair na calçada e por aqui tem muitos animais soltos. Eu só estava esperando por essa oportunidade para castrar o meu”, contou.

A gerente regional da causa animal em Campina Grande, Waléria Assunção, falou sobre o papel do Castra Móvel dentro das ações do Paraíba Pet. “O cuidado com os animais em situação de rua é uma questão de saúde pública e no programa temos ações prioritárias de sensibilização sobre questões relacionadas à saúde animal, educação e a posse responsável, mas diante da necessidade do controle da população animal, concentramos os esforços neste momento, nas castrações, que são fundamentais para a promoção do bem-estar dos animais na Paraíba”.

Ainda de acordo com Waléria Assunção, o serviço consegue alcançar áreas mais vulneráveis. “O Castra Móvel é uma das ações do Paraíba PET, junto ao trabalho educativo que iniciamos e será ampliado para que, no futuro, a castração seja um complemento, dentro da cultura de convivência harmoniosa entre animais humanos e não humanos, através da oferta de outros serviços de saúde, como vacinação e tratamento de doenças”, explicou.

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra duas doações de múltiplos órgãos em menos de 12 horas

Publicados

em

A Central Estadual de Transplantes, unidade do Governo da Paraíba, registrou, nesse domingo (16), duas doações de múltiplos órgãos. A primeira foi realizada, durante a madrugada, no Hospital de Trauma de Campina Grande. O doador foi um homem de 49 anos, que morreu vítima de um Trauma Crânio Encefálico (TCE) grave.

A ação vai transformar a vida de 10 pacientes com o transplante de dois fígados, quatro rins e quatro córneas. A cirurgia de captação iniciou por volta das 3h30 sob o comando de uma equipe médica de São Paulo, para onde foi destinado o fígado. O receptor foi um homem de 57 anos, que já apresentava a falência do órgão.

Anúncio


Os rins foram encaminhados para o estado de Pernambuco, beneficiando um homem de 51 anos e uma mulher de 26 anos, respectivamente. As córneas também foram doadas e são, primeiro, levadas para o Banco de Olhos da Paraíba, e posteriormente transplantadas.

Já a segunda doação ocorreu, no início da tarde, no Hospital Metropolitano de Sana Rita, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). A paciente doadora foi uma mulher de 50 anos, que teve a morte cerebral confirmada em virtude de uma hemorragia cerebral associada a um edema.

Com a autorização da família, foram doados o fígado, os rins e as córneas. O fígado foi doado para um paciente pernambucano de 74 anos, o rim direito foi para outro senhor pernambucano de 70 anos, e o rim esquerdo para uma mulher, de 48 anos, também de Pernambuco. As córneas foram enviadas para o Banco de Olhos do estado, onde passam inicialmente por uma avaliação.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, reforça a importância da doação. “O gesto de doar nos lembra da capacidade de transformar vidas, mesmo em meio à adversidade, e da importância de considerar a doação de órgãos como um ato de amor e empatia que transcende fronteiras e diferenças”, destaca.

Em 2024, a Central de Transplantes da Paraíba já registrou 28 doações de múltiplos órgãos e realizou 160 cirurgias de transplante. Ainda aguardam na lista de espera 567 pacientes.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Crianças da LBV escrevem cartinhas para homenagear doadores de sangue no Hemocentro da Paraíba

Publicados

em

Foto: Pixabay

A Entidade acredita na força da Solidariedade, que se manifesta de muitas maneiras, inclusive no importante gesto de doar sangue.

Nesta sexta-feira dia 14 de junho – Dia Mundial do Doador de Sangue, às 9h, as crianças e adolescentes assistidas pelo trabalho da Legião da Boa Vontade (LBV) no Bairro de Jaguaribe, visitaram o Hemocentro de João Pessoa/PB, localizado na Av. D. Pedro II, 1548, para entregar cartinhas produzidas por elas com palavras de carinho, motivação e agradecimento aos doadores de sangue.

Anúncio


Os meninos e meninas amparados pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Instituição, na oficina de Cidadania Irrestrita, que contempla atividades reflexivas e vivências para fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social, analisaram a importância do ato de doar sangue, ao qual salva milhares de vidas, renovando a esperança de vida daqueles que necessitam recomeçar a sua própria jornada.

A partir da sensibilização do tema, os pequenos propuseram em confeccionar as cartinhas para homenagear os doadores, e fortalecer ainda mais, a doação de sangue na capital paraibana.

A Legião da Boa Vontade (LBV) promove em seus serviços a solidariedade, o amor e o respeito ao próximo, incentivando a doação de sangue. Convidamos você amigo doador e doadora, ir ao Hemocentro da Paraíba, ou ao centro de coleta mais próximo, para fazer a sua doação.

Dados sobre a doação de sangue no Brasil

Segundo levantamento do Ministério da Saúde em 2023, 1,6% da população brasileira doa sangue regularmente – número abaixo do recomendado, de 2,5% a 3%. Durante a pandemia, os hemocentros do Brasil sofreram uma queda expressiva nas doações de sangue, o que deixou os estoques em níveis de alerta.

A doação de sangue é um gesto solidário que salva milhares de vidas. Por isso, nesse mês de junho é importante o alerta para essa necessidade, pois, com o inverno e as férias de julho chegando os estoques dos bancos de sangue caem drasticamente em todo país.

Ascom/LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas