Conecte-se conosco

Brasil

Congresso Internacional de Assistência Social da LBV traz especialistas para fomentar o debate sadio sobre os direitos socioassistenciais

Publicados

em

O evento é gratuito e direcionado a profissionais da Assistência Social e de programas de Direitos Humanos.

Um conceito muitas vezes pode revolucionar uma realidade, seja mudando perspectivas ou até mesmo mostrando novos caminhos. Nas atividades cotidianas, continuamente precisamos conhecer diferentes trajetos, isto é, trocar conhecimentos, compartilhar experiências e opiniões para entender diversas situações. No campo da Assistência Social não é diferente; o diálogo entre profissionais fornece elementos para qualificar as ações cotidianas e contribui para a efetivação de direitos socioassistenciais do usuário.

Anúncio


Todavia, para articular o campo da teoria em direção à prática, é preciso de “pontes” que fomentem o debate sadio e o compartilhamento do saber, tendo por base a realidade de execução das ações socioassistenciais em seus diferentes contextos e territórios. É o que propõe a 27ª edição do Congresso Internacional de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade (LBV), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, de forma on-line. O tema deste ano abordará “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”.

Inclusive, haverá palestras e painéis que fomentam a importância do conhecimento e da articulação entre as organizações da sociedade civil relacionados à execução da Política Nacional de Assistência Social no país e sobre a Proteção Social no mundo. Além disso, o encontro dará acesso a práticas e experiências das entidades de assistência social e terá importante debate com especialistas sobre o assunto.

Em sua atuação socioassistencial, a LBV possui o diferencial de conduzir suas atividades sob os Pilares do Ecumenismo, isto é, no respeito irrestrito a todas as criaturas para que elas alcancem uma situação de plena cidadania. A Instituição acredita que, quando a comunicação da rede socioassistencial é efetiva, o usuário e sua família são impactados positivamente. Como ensina o educador Paiva Netto, presidente da Entidade: “Assistência social é, acima de tudo, Amor”.

O evento é gratuito e direcionado para profissionais da Assistência Social e de programas de Direitos Humanos, estudantes, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais e comunidade acadêmica e interessados. A inscrição pode ser feita pelo link https://www.lbv.org/congressosocial. Àqueles que desejarem certificação, haverá uma taxa simbólica como contribuição.

Serviço:
Evento: 27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV — edição on-line.
Tema: “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”.
Data e horário: 30 e 31 de agosto, às 19h30.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Brasil

Nível da água não baixa e mais bairros de Porto Alegre ficam alagados

Bombas da prefeitura foram desligadas por causa de inundação.

Publicados

em

Imagem: Frame/ TV Brasil

Apesar de Porto Alegre estar com céu limpo desde domingo, o nível das águas continua alto alagando áreas que não tinham sido atingidas até o momento.

Moradores dos bairros da Cidade Baixa, no centro da capital gaúcha, e do Menino Deus, na zona sul, tiveram de evacuar as regiões depois que bombas de drenagem da prefeitura foram inundadas e acabaram sendo desligadas por questões de segurança.

Anúncio


Essas bombas são responsáveis por tirar a água e jogar de volta ao rio Guaíba, que está com 5,27 metros, acima da cota de inundação.

Com o desligamento, as ruas, carros, casas e comércios dos bairros foram tomados pela água em menos de meia hora.

“Peguei só o principal e vou voltar para o trabalho”, disse uma moradora.

“Foi o tempo de levantar as coisas e sair de dentro de casa”, afirmou outro morador, dentro da casa inundada.

Equipes de segurança foram ao local para ajudar na evacuação, com a recomendação que os moradores busquem locais seguros e abrigos.

Na tarde desta terça-feira, um gerador de energia começou a ser instalado para a retomada do funcionamento das bombas de água. 

Boletim

Até a manhã de hoje (7), cerca de 80% dos municípios do Rio Grande do Sul já tinham sido afetados pelas fortes chuvas, segundo boletim da Defesa Civil estadual. O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação.

>> Assista na TV Brasil 

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Brasil

Giro de Notícias: MG em alerta para febre amarela; greve na BA

Publicados

em

Reprodução/ TV Rede Minas

Feito com o apoio das emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública, no Giro de notícias deste sábado (4), você vê que em Santa Catarina já são 19 municípios afetados por chuvas fortes e inundações. 

Minas Gerais está em estado de alerta para a febre amarela. No Piauí, eleitores correm para regularizar as pendências eleitorais. E na Bahia, professores de universidades federais seguem em greve. 

Anúncio


Da TV Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Brasil

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Total de mortes no estado sobe para 78. O número de feridos é de 175 e há 105 desaparecidos.

Publicados

em

Foto: Concresul /Divulgação

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada.  O boletim mais recente da Defesa Civil – divulgado às 18h deste domingo (5) – indica que há 78 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação. O número de feridos é de 175 e há 105 desaparecidos.

Por causa do mau tempo, 134.331 pessoas tiveram de abandonar as casas em que vivem, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 vivem em abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 341 foram afetados por alguma ocorrência relacionada às chuvas.

Anúncio


A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical.

Agora, o total de mortes está bem acima do anterior e é considerado por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.

Serviços de infraestrutura

No boletim mais recente, também há informações sobre os serviços de infraestrutura estaduais, reunidos pelas Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura, de Logística e Transportes e da Educação.

Pelo menos 261 mil pontos do estado estão sem energia elétrica (27% do total de clientes) e mais de 854 mil estão sem abastecimento de água (27% do total).

As chuvas provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias. São 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes. As informações são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Segundo a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), há um trabalho em curso para desobstruir as estradas o mais rápido possível.

Também foram divulgados dados em relação às escolas afetadas pelas enchentes, o que inclui as que foram danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte e de acesso, entre outras questões. Nessa situação, há 733 escolas em 229 municípios, com 247.228 estudantes impactados.

Alerta

A Defesa Civil informa que – para aumentar o nível de prevenção – as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação vai ser enviada e o número ficará disponível para receber as informações.

Também é possível se cadastrar pelo WhatsApp: número (61) 2034-4611. Um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas